Confira os vencedores do 61º Festival de Edimburgo
O 61º Festival Internacional de Cinema de Edimburgo, que teve início no dia 15 de agosto, terminou no último domingo (26), com a reapresentacao dos melhores filmes exibidos. Entre eles, destacaram-se Death Proof, de Quentin Tarantino, e Lynch, documentário sobre o diretor norte-americano David Lynch.
A entrega dos prêmios ocorreu no sábado (25) e o principal vencedor foi Control, de Anton Corbijn. Ele recebeu o prêmio das mãos do diretor britânico Stephen Frears e da atriz escocesa Kate Dickie, demostrando surpresa e perplexidade por ser este seu primeiro trabalho como diretor. Control foi premiado também com a performance de Sam Riley, ao interpretar o lendário Ian Curtis, líder da banda Joy Division, que, após sua morte, transformou-se no New Order.
O prêmio do público foi para o documentário We Are Together (Thina Simunye), de Paul Taylor, que retrata a dramática situação dos órfãos sul-africanos. O Melhor Documentário ficou com Billy The Kid, da diretora Jennifer Venditti.
A argentina Lucia Puenzo foi contemplada com o prêmio de Melhor Diretor Estreante, com o drama XXY, sobre uma hermafrodita de 15 anos.
O Festival de Edimburgo é realizado anualmente na capital escocesa e, neste ano, contou com a presença de atores e diretores prestigiados, como o vencedor do Oscar Chris Cooper, da atriz francesa Julie Delpy e dos diretores britânicos Stephen Frears e Mike Leigh.
Confira a lista dos principais premiados:
- Prêmio Michael Powell Para Melhor Filme Britânico, apoiado pelo Conselho do Reino Unido: Control, de Anton Corbijn
- Melhor Performance em Filme Britânico: Sam Riley, em Control
- Prêmio do Público: We Are Together, de Paul Taylor
- Melhor Documentário: Billy The Kid, de Jennifer Venditti
- Prêmio Especial do Júri: The Monastery: Mr. Vig and the Nun, de Pernille Rose Gronkjaer
- Diretor Estreante: Lucia Puenzo, por XXY
- Prêmio McLaren para Melhor Filme Britânico de Animação em parceria com a BBC: Over the Hill, de Peter Baynton (os outros prêmios são para curtas)