Confira os vencedores do Festival de Cinema Universitário
Foram entregues os prêmios da Mostra Competitiva de Curtas da sétima edição do Festival Brasileiro de Cinema Universitário. Durante seis dias, no Centro Cultural Banco do Brasil e no Centro de Artes da UFF, foram exibidos 48 curtas de nove universidades de seis Estados brasileiros, com a presença de vários realizadores e sessões seguidas de debates sobre a produção universitária e o cinema brasileiro como um todo.
Dividiram o prêmio da categoria principal os filmes Lilith, de Marina Weis (SP), e Duralex Sedlex, de Marília Rocha, Luciana Tanure e Henrique Silveira (MG).
O filme mais votado pelo público ao longo da Mostra Competitiva de Curtas foi Um Sol Alaranjado, de Eduardo Valente (UFF), recentemente laureado no Festival de Cannes.
O júri oficial concedeu três Menções Honrosas aos filmes: Made in China, de Rodrigo Reis (ECA-USP), pela tematização do ilusionismo e capacidade de brincar com o falso; Lilith, de Marina Weis, pelo olhar poético com que trata os ritos de passagem da vida; e à Mariah da Penha, atriz do filme Âmago, de Ana Paula Nunes (UFF-RJ), pela construção do personagem e brilhante atuação.
Confira os premiados de outras categorias:
Contribuição Artística: Duralex Sedlex, de Marília Rocha, Luciana Tanure e Henrique Silveira (MG)
Contribuição Técnica: Nervos de Aço, de Ed Andrade (FAAP-SP)
Expressão Poética: O Tempo dos Objetos, de Bruno Carneiro (ECA-USP)
Expressão Cultural: Colombina, de Diana Iliescu (UFF-RJ)
Pesquisa de Linguagem: A Leiteira de Vermeer, de Christian Buratto (UFF-RJ)
Retrato da Realidade Nacional: o júri optou por não premiar esta categoria, em protesto por entender que os filmes "não conseguiram penetrar criticamente em questões relevantes que traduzam os aspectos sociais da nação brasileira."