cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Confira os vencedores do Festival de Cinema Universitário

    Por Da Redação
    10/06/2002

    Foram entregues os prêmios da Mostra Competitiva de Curtas da sétima edição do Festival Brasileiro de Cinema Universitário. Durante seis dias, no Centro Cultural Banco do Brasil e no Centro de Artes da UFF, foram exibidos 48 curtas de nove universidades de seis Estados brasileiros, com a presença de vários realizadores e sessões seguidas de debates sobre a produção universitária e o cinema brasileiro como um todo.

    Dividiram o prêmio da categoria principal os filmes Lilith, de Marina Weis (SP), e Duralex Sedlex, de Marília Rocha, Luciana Tanure e Henrique Silveira (MG).

    O filme mais votado pelo público ao longo da Mostra Competitiva de Curtas foi Um Sol Alaranjado, de Eduardo Valente (UFF), recentemente laureado no Festival de Cannes.

    O júri oficial concedeu três Menções Honrosas aos filmes: Made in China, de Rodrigo Reis (ECA-USP), pela tematização do ilusionismo e capacidade de brincar com o falso; Lilith, de Marina Weis, pelo olhar poético com que trata os ritos de passagem da vida; e à Mariah da Penha, atriz do filme Âmago, de Ana Paula Nunes (UFF-RJ), pela construção do personagem e brilhante atuação.

    Confira os premiados de outras categorias:

    Contribuição Artística: Duralex Sedlex, de Marília Rocha, Luciana Tanure e Henrique Silveira (MG)

    Contribuição Técnica: Nervos de Aço, de Ed Andrade (FAAP-SP)

    Expressão Poética: O Tempo dos Objetos, de Bruno Carneiro (ECA-USP)

    Expressão Cultural: Colombina, de Diana Iliescu (UFF-RJ)

    Pesquisa de Linguagem: A Leiteira de Vermeer, de Christian Buratto (UFF-RJ)

    Retrato da Realidade Nacional: o júri optou por não premiar esta categoria, em protesto por entender que os filmes "não conseguiram penetrar criticamente em questões relevantes que traduzam os aspectos sociais da nação brasileira."