Conheça a história que originou o drama 'No Ritmo do Coração'
No Ritmo do Coração foi o grande vencedor do Oscar 2022, levando as estatuetas de ator coadjuvante (Troy Kotsur), roteiro adaptado e melhor filme.
A produção francesa e americana dirigida por Sian Heder conta a emocionante história de Ruby (Emilia Jones), uma jovem integrante de uma família de deficientes auditivos que é a única a não ter a deficiência. Por isso, ela acaba assumindo o posto de intérprete para seus pais e irmão, ajudando ainda a organizar os negócios da família.
Porém, Ruby sonha em seguir na carreira da música, mas para isso terá de deixar o local onde vive e se vê dividida entre esses dois mundos.
No Ritmo do Coração, que venceu 4 prêmios no Festival de Sundance 2021, é um remake de A Família Bélier, longa francês lançado em 2014 sob a direção de Eric Lartigau que segue a mesma premissa.
Conheça A Família Bélier
Em A Família Bélier conhecemos a jovem Paula (Louane Emera), uma menina de 16 anos que vive em uma fazenda na França ao lado da família. Devido à deficiência auditiva deles, ela acaba tornando-se a intérprete oficial e figura fundamental na administração da fazenda. Mas quando ela decide participar de um concurso da Radio France e descobre um dom para o canto, precisa escolher entre ir atrás de seus sonhos ou permanecer cuidando de sua família.
A comédia dramática somou cerca de US$ 60 milhões de dólares nas bilheterias mundiais e agradou o público com uma trama leve e inclusiva. Louane Emera saiu vencedora do César de Melhor Atriz Revelação, prêmio considerado um Oscar francês, por viver a doce e autêntica Paula.
Confira um trecho da nossa crítica:
"Mas o filme é muito mais do que sobre os conflitos típicos da adolescência ou a descoberta de nossas individualidades. É sobre um crescimento mútuo, que está relacionado com as decisões dessa garota. Ir à Paris, fazer aquilo que gosta, está diretamente ligado ao processo de sua emancipação social - quase como uma versão charmosa de Billy Elliot.
O clímax final desconstrói nossas expectativas e resolve bem a que talvez seja a grande questão do roteiro: como apreciar o talento de sua própria filha sendo fisicamente incapaz de ouvi-lo? Se você não se emocionar com Je Vole, o clássico de Michel Sardou, ao final, certamente não tem um coração dentro do seu peito."
Com 102 minutos de duração, A Família Bélier está disponível no catálogo do Telecine Play. O longa ainda traz no elenco nomes como François Damiens, Karin Viard, Lian Bergala, Eric Elmosnimo e Luca Gelberg.
Trailer oficial
No Ritmo do Coração
Já o remake No Ritmo do Coração tem distribuição assinada pela Diamond Films e chegou aos cinemas brasileiros em de setembro de 2021. O elenco traz nomes como Marlee Matlin, Troy Kotsur, vencedor do Oscar de Ator Coadjuvante, Daniel Durant, John Fiore, Lonnie Farmer e Kevin Chapman.
É uma obra leve e com muitos momentos divertidos, mas ainda traz o peso do drama dessa garota que quer mudar de vida, sem abandonar seus pais, que a essas alturas da vida dela se tornaram dependentes da garota.
O longa emociona em diversos momentos, mas encanta mesmo pelas atuações. É um filme tocante e realmente inspirador. Não é a toa que se tornou o grande vencedor do Oscar 2022.
O longa está disponível na Amazon Prime Video.