cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Conheça a história real do criador de site de drogas ilegais Silk Road

    Silk Road: Mercado Clandestino mostra como jovem ficou milionário com site para venda de drogas
    Por Daniel Reininger
    05/08/2021 - Atualizado há cerca de 1 mês

    Baseado em uma história real, Silk Road: Mercado Clandestino ganhou destaque na internet ao mostrar como um jovem de 29 anos faturou milhões de dólares ao criar e administrar um mercado ilegal online, uma rede de pirataria para traficantes de drogas, conhecido como “Silk Road”. 

    Ele foi caçado internacionamente e, eventualmente, foi preso pelo FBI. Conheça mais do filme e da história real desse intrigante filme que está na Amazon Prime Video.

    Silk Road: Mercado Clandestino

    No fascinante filme de suspense policial, vemos a ascensão e queda de Ross Ulbricht (Nick Robinson), o criador do infame site darknet chamado Silk Road, um mercado não regulamentado para drogas ilegais, que obviamente chama a atenção das autoridades.

    O agente da DEA Rick Bowden (Jason Clarke) está determinado a fazer de tudo para acabar com essa operação e capturar o homem responsável pela sua criação. Assim, o longa mostra uma perseguição implacável a Ross, que fica cada vez mais paranóico com Bowden em seu encalço. Essa história pode soar familiar para muitas pessoas, até porque vimos algo parecido na série da Netflix Como Vender Drogas Online (rápido), mas o caso aqui é outro.

    História real

    Silk Road é mesmo baseado em uma história verdadeira. No entanto, algumas situações foram ficcionalizadas para o filme. Essa é a história Ross Ulbricht, que foi condenado por criar e operar o site Silk Road. Formado pela Universidade Estadual da Pensilvânia, Ulbricht montou o site após vários empreendimentos empresariais fracassados. O escritor e diretor Tiller Russell disse que a história de Ulbricht chamou sua atenção na primeira vez em que leu sobre ele em um artigo chamado "Dead End on Silk Road" na Rolling Stone.

    Quando o filme começou a ser feito, parte da história não havia se tornado pública, mas o diretor  Tiller Russell (Night Stalker: Tortura e Terror) contatou algumas pessoas que conhecia no DEA e no Ministério Público dos EUA para obter informações confidenciais. Com acesso a muitas informações por meio de artigos escritos sobre Ulbricht, processos judiciais, declarações de sentenças, registros de evidências, registros de bate-papo, entradas de diário no laptop e postagens públicas como “Dread Pirate Roberts”, o diretor montou uma história com muitos dados da realidade.

    É importante notar que o verdadeiro Ross Ulbricht não foi consultado para a realização do filme, embora não tenha sido por falta tentativa do cineasta. Ulbricht cumpre prisão perpétua dupla e quarenta anos sem liberdade condicional na Penitenciária dos Estados Unidos em Tucson e se negou a falar.

    Com todas as informações que Russell coletou, ele acrescentou algumas coisas para torar tudo mais cinematográfico. A diferença mais notável entre o filme e a realidade é o policial Rick Bowden, que é um personagem inspirado por várias pessoas da polícia que fizeram parte do caso, incluindo alguns policiais corruptos.

    O site Silk Road entrou no ar em janeiro de 2011 e transformou Ulbricht em um multimilionário em muito pouco tempo. Ele começou o site oferecendo cogumelos com psilocibina que ele mesmo cultivava.

    Assista

    Embora não seja um filme incrível, sua história é interessante e curiosa o suficiente para valer as duas horas investidas. O longa está na Amazon Prime Video. Veja o trailer:

    Veja mais