cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Conheça a história real por trás de exército de Viola Davis

    Atriz estrela o aguardado 'The Woman King' que estreia em setembro
    Por Thamires Viana
    19/05/2022 - Atualizado há cerca de 2 meses

    The Woman King, novo drama épico estrelado por Viola Davis, é um dos filmes mais aguardados de 2022. 

    Previsto para estrear nos cinemas em setembro, o projeto dirigido por Gina Prince-Bythewood é baseado em uma história real que já inspirou diversas outras produções hollywoodianas.

    Embora a sinopse oficial ainda não tenha sido divulgada, o que sabemos é que o roteiro foi inspirado em uma história da atriz Maria Bello sobre as guerreiras amazonas do Reino de Daomé, na África Ocidental.

    Além de The Woman King, a existência do exército também serviu como inspiração para a guarda real feminina Dora Milaje em Pantera Negra, e para o episódio 7 da série Lovecraft Country, sucesso da HBO.

    Conheça a história real das Amazonas do Daomé

    Dahomey AmazonsReprodução / Wikimedia Commons

    As Amazonas do Daomé, também chamadas de Minon, existiram entre os séculos XVII e XIX formando um regimento feminino no Reino de Daomé, atual Benim, localizado na África Ocidental. 

    Segundo à História, o surgimento de um exército de mulheres aconteceu devido às mortes da população masculina pelas guerras com estados vizinhos e também pelo fato de o rei de Daomé ser forçado a entregar os homens como escravos ao Império de Oyo, um dos mais importantes do continente em meados do século XVII. 

    Por isso, com a ausência de homens, Houegbadj, o terceiro rei de Daomé que governou entre os anos de 1645 a 1685, iniciou o grupo que se tornaria as Amazonas, nome dado em homenagem às guerreiras impiedosas da mitologia grega. Historiadores afirmam que haviam entre 1.000 e 6.000 mulheres soldados que eram rigorosamente treinadas com as mais variadas habilidades, incluindo caçadoras, fuzileiras e arqueiras. 

    No século XIX, depois da invasão européia ao continente africano, as Amazonas de Daomé foram recrutadas para lutar contra o exército francês na Primeira Guerra Franco-Damomeana. Embora esta tenha sido uma das batalhas mais marcantes do exército feminino, centenas dessas mulheres foram mortas a tiros e em combates corporais pela tropa francesa.

    O exército foi dissolvido no século XX após a colonização européia na África. As diversas amazonas sobreviventes seguiram com suas vidas, algumas se casando e se tornando mães. Entretanto, diversos historiadores apontam que muitas dessas mulheres tiveram dificuldades em se adaptar à vida fora das batalhas e mantinham a busca em assumir papéis em suas comunidades que lhe remetessem às experiências vividas anteriormente. 

    (via African American Registry)

    The Woman King

    Em The Woman King, trará Viola Davis como Nanisca, general que lidera o regimento feminino. O longa tem direção assinada por Gina Prince-Bythewood, que escreveu o roteiro em parceria com Dana Stevens. 

    O elenco ainda conta com nomes como Lashana Lynch, John Boyega, Sheila Atim, Adrienne Warren e Hero Fiennes Tiffin. A estreia está marcada para o dia 15 de setembro nos cinemas. 

    Veja também: