cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Conheça a próxima série que vai bombar na Amazon: 'Roda do Tempo'

    Roda do Tempo é adaptação de uma das séries de livros mais aclamadas
    Por Daniel Reininger
    13/10/2021 - Atualizado há 6 dias

    O Amazon Prime Video e a Sony Pictures Television vão lançar uma série de fantasia que promete bombar! A Roda do Tempo, uma das séries de fantasia mais populares e duradouras de todos os tempos, com mais de 90 milhões de livros vendidos. 

    Situada em um mundo épico, onde principalmente as mulheres conseguem usar a magia, a história segue Moiraine (Rosamund Pike), membro da incrivelmente poderosa organização feminina chamada Aes Sedai, que embarca em uma perigosa jornada ao lado de cinco jovens, um dos quais foi profetizado como o Dragão Renascido, que salvará ou destruirá a humanidade.

    Arte de A Roda do TempoReprodução

    O Universo

    Nesse mundo, uma divindade conhecida apenas como o Criador criou o universo e a Roda do Tempo. A Roda não tem fim nem começo, ela apenas existe e tece os dias na Terra e roda graças ao Poder Único, obtido da Fonte Verdadeira, composta da energia de metades masculinas e femininas (saidin e saidar, respectivamente).

    Humanos que conseguem manipular essa força são chamados de canalizadores, e a principal organização mencionada nos livros capaz disso são as Aes Sedai, composta exclusivamente por mulheres.

    O principal antagonista da franquia é Shai'ta, uma força maligna poderosa aprisionada no momento da criação, mas libertada no mundo após um experimento mal-sucedido de Aes Sedai.

    Esse ser traz seguidores para o seu lado ao prometer poder e imortalidade para aqueles que aceitam se juntar a ele. Um século depois da libertação do mal. As coisas se desenrolaram a partir dessa premissa.

    A série é notável pelo detalhamento do mundo por seu sistema mágico bem trabalhado e um grandioso número de personagens.

    A Roda do Tempo apresenta vários elementos de mitologias asiáticas e europeias. Além do conceito presente no hinduísmo e no budismo da "roda do tempo", que dá nome à série, tem inspiração também nos conceitos metafísicos de balanço. Além de, obviamente, também referências claras ao cristianismo e outras religiões monoteístas.

    Arte de A Roda do TempoReprodução

    Livros

    De certa forma, é surpreendente que tenha demorado tanto para ver a franquia de Robert Jordan na TV. Depois do sucesso de Game of Thrones, parecia que todos estavam procurando pela próxima série de fantasia para adaptar, ainda mais por ser tão amada e famosa.

    A Editora Intrínseca é a atual responsável por traduzir o mundo de Robert Jordan para o português brasileiro, em livros extremamente interessantes e criativos, que merecem a atenção do público.

    Os títulos lançados por aqui são:

    • O Olho do Mundo (original: The Eye of The World)
    • A Grande Caçada (original: The Great Hunt)
    • O Dragão Renascido (original: The Dragon Reborn)
    • A Ascensão da Sombra (original:The Shadow Rising)
    • As Chamas do Paraíso (original:The Fires of Heaven)
    • O Senhor do Caos (original: Lord of Chaos)
    • Uma Coroa de Espadas (original: A Crown of Swords)
    Arte de divulgação da série A Roda do TempoReprodução

    A série

    Baseada nos romances de fantasia mais vendidos de Robert Jordan, A Roda do Tempo foi adaptada para a televisão pelo produtor executivo e showrunner Rafe Judkins, que trabalha também na adaptação do filme de Uncharted.

    A protagonista Rosamund Pike atua como produtora e Harriet McDougal e Brandon Sanderson como produtores consultores. A Roda do Tempo é co-produzida pelo Amazon Studios e pela Sony Pictures Television.

    Cena da série A Roda do TempoReprodução

    O que esperar

    A Roda do Tempo é muito diferente de Game of Thrones. A história é centrada em Rand Al Thor, um simples garoto de fazenda cujo mundo muda quando ele descobre que é o Dragão Renascido; a reencarnação de um poderoso portador de magia destinado a trazer paz. 

    O problema? Neste mundo, a magia é extraída de uma 'Fonte' com uma metade masculina e uma metade feminina e, antecipando o perigo representado por um portador masculino, o antagonista corrompeu a metade masculina para garantir que qualquer um que a canalizasse a magia enlouqueceria e morreria. Como tal, Rand, e quaisquer homens como ele, capazes de canalizar a partir da fonte, são tratados como grandes perigos.

    É uma reviravolta inteligente da ideia básica de um ‘escolhido’ - Rand deve salvar o mundo, mas se não for controlado, ele irá destruí-lo. Conforme o poder e a loucura de Rand aumentam, aqueles ao seu redor procuram ajudar, influenciar ou detê-lo antes da suposta batalha final, profetizada pelos estudiosos.

    Mas, para falar a verdade, é aí que termina qualquer subversão. Essa franquia de alta fantasia se baseia nas obras de Tolkien para contar um épico longo e profundo, com algumas inovações inteligentes, mas que, no fim do dia, é mais um exemplo da jornada de um herói.

    Fazer a Roda do Tempo funcionar na tela é difícil, sem falar em caro, mas nas mãos certas poderia ser brilhante. Afinal, há uma razão para os livros serem tão apreciados. Os personagens são profundos e cativantes, os temas relevantes e a trama estimulante e inspiradora.

    O potencial de visuais impressionantes é abundante na história, enquanto algumas das reviravoltas podem ser até mais intrigantes do que as que vimos em Game of Thrones. 

    Se a Amazon conseguir fazer direito, essa poderá ser uma série para ficar na história e superar até mesmo outras obras icônicas.

    Estreia

    A série de fantasia da Sony Pictures Television estreia globalmente em 19 de novembro no Prime Video em mais de 240 países e territórios. Veja o trailer:

    Veja mais