cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Conheça a terrível história real que inspirou 'A Hora do Pesadelo'

    Clássico do terror foi baseado em fatos
    Por Redação
    07/05/2022 - Atualizado há cerca de 2 meses

    O clássico A Hora Do Pesadelo foi escrito e dirigido por Wes Craven e se tornou sucesso de público somando mais de US$ 57 milhões ao redor do mundo.

    Freddy Krueger, o cruel mestre dos sonhos, apareceu em mais nove outros filmes dessa saga do horror garantindo um lugar entre os vilões mais emblemáticos do gênero. 

    Na trama, quatro amigos começam a ter pesadelos com uma estranha criatura com lâminas nos dedos e acreditam que ela é capaz de matar as pessoas em seus sonhos e também na vida real. Eles precisam então desvendar o segredo por trás de Freddy Krueger e de toda a sua matança. 

    E você sabia que essa apavorante trama de A Hora Do Pesadelo foi inspirada em uma história real ocorrida no Camboja?

    Saiba mais:

    Cena de 'A Hora do Pesadelo'Reprodução

    Depois de lançar O Monstro do Pântano (1982) e Quadrilha de Sádicos 2 (1984), Wes Craven estava em busca de uma história para os cinemas que fosse realmente assustadora, mas ele não contava que encontraria algo além do esperava! 

    O saudoso cineasta teve a ideia para A Hora Do Pesadelo depois de ler um artigo do Los Angeles Times sobre uma família que sobreviveu a uma série de assassinatos no Camboja e fugiu para os Estados Unidos. Porém, um dos filhos afirmava que era atormentado por pesadelos terríveis enquanto dormia. 

    "Esse menino disse aos pais que temia que, se dormisse, a coisa que o perseguia o pegaria, então tentava ficar acordado por vários dias. Quando ele finalmente adormeceu, seus pais pensaram que a crise havia acabado. Porém, eles ouviram gritos no meio da noite e no momento em que o pegaram, ele estava morto. A criança faleceu no meio de um pesadelo. Aqui estava um jovem tendo uma visão de um horror que todos os mais velhos estavam negando. Essa se tornou a linha central da história do filme", disse Craven ao site Vulture.

    Cena de A Hora do PesadeloReprodução

    Os resultados da autópsia revelaram que o jovem não havia morrido de insuficiência cardíaca como se acreditava e foi esse mistério em torno da causa de morte que intrigou tanto o diretor. Desde então, as autoridades médicas chamaram o fenômeno de "Síndrome da Morte Asiática".

    Com a ideia em mente, veio a hora de Craven pensar em como iria construir essa criatura para ainda mais apavorante nas telas. "Muitos dos assassinos usavam máscaras: Leatherface, Michael Myers, Jason... Eu queria que meu vilão tivesse uma “máscara”, mas fosse capaz de falar, insultar e ameaçar. Então pensei nele sendo queimado e com cicatrizes", pontuou o cineasta. 

    Deu certo, não é?

    Produção

    Com roteiro e direção de Wes Craven, A Hora do Pedadelo trouxe no elenco nomes como Heather Langenkamp, Johnny Depp, Robert Englund, John Saxon, Ronee Blakley, Amanda Wyss e Charles Fleischer.

    Atualmente, o longa está disponível no catálogo de streaming HBO Max

    Veja também: