cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Anya Taylor-Joy, a jovem atriz que vem ganhando o mundo

    A estrela de O Gambito da Rainha também já estrelou filmes de sucesso como A Bruxa e Fragmentado
    Por Thamires Viana
    24/11/2020 - Atualizado há 5 dias

    Anya Taylor-Joy é o nome do momento. A atriz americana completa 25 anos nesta sexta-feira, dia 16 de abril, e vem conquistando um sucesso estrondoso em frente às câmeras. 

    Por O Gambito da Rainha, atração que quebrou o recorde de minissérie mais assistida da Netflix com 62 milhões de usuários em 28 dias, Taylor-Joy levou quatro prêmios, incluindo o Globo de Ouro de Melhor Atriz, e levou seu nome a ser um dos mais comentados dos últimos meses. 

    Ambientada em um orfanato dos anos 1950, a produção da Netflix baseada no romance homônimo do escritor Walter Tevis segue a jovem Beth Harmon, uma órfã prodígio do xadrez que enfrenta um árduo vício em medicamentos ao mesmo tempo em que se destaca em competições com os maiores enxadristas do mundo.

    Nas telonas, Taylor-Joy já estreou filmes de grande sucesso como A Bruxa, Fragmentado e também o longa Os Novos Mutantes. Ela também já está confirmada para viver a Imperatriz Furiosa no spin-off da franquia Mad Max

    Relembre a carreira da jovem atriz:

    Anya Taylor-Joy no cinema

    Nascida em 1996 na Flórida, Anya Josephine Marie Taylor-Joy se tornou um rostinho conhecido quando tinha apenas 19 anos estrelando A Bruxa, primeiro longa-metragem de sua carreira. 

    Lançado em 2015, o filme de estreia do diretor Robert Eggers se tornou um grande sucesso de público e crítica, considerado um dos melhores filmes de terror da década. Ela rouba a cena como Thomasin, uma adolescente que é acusada pelos membros de sua família de ser uma bruxa. Já em seu primeiro grande trabalho nos cinemas, Anya foi ovacionada pela crítica especializada e apontada como um dos grandes talentos da nova geração de Hollywood.

    Anya Taylor-Joy em A BruxaReprodução
    Continua após o anúncio

    Um ano depois, em 2016, a jovem retornou às telonas com outro grande sucesso de bilheteria: Fragmentado. O segundo filme da trilogia de M.Night Shyamalan chegou conquistando o público com uma trama repleta de mistérios e plot twists que segue Kevin, um homem com 23 personalidades que sequestra um grupo de adolescentes. Na trama, Anya é Casey Cooke, uma das jovens que acaba despertando a empatia do homem. 

    A personagem voltou em Vidro, filme final da trilogia lançado em 2019, e em  entrevista exclusiva ao Cineclick, a atriz falou um pouco sobre o tema. "Casey é uma garota que passou por algo que ninguém deveria passar. Mas ela é resiliente e dá a volta por cima. Neste filme nós a encontramos bem diferente do que a conhecemos em Fragmentado. Sua experiência foi aterrorizante, mas lhe deu a permissão para ser ela mesma e parar de se culpar por muitas coisas".

    E esse rostinho ainda é familiar de Os Novos Mutantes, longa que chegou aos cinemas trazendo a história da equipe mais nova de mutantes X-Men. Ela é Illyana Rasputin, mais conhecida como Magia, a irmã caçula do mutante Colossus que consegue se teletransportar e viajar no tempo. 

    O próximo projeto da atriz nos cinemas é o spin-off da franquia Mad Max, no qual ela irá protagonizar como a personagem Furiosa. Ainda sem título oficial, o longa que também trará Chris Hemsworth no elenco deve focar na história da Imperatriz Furiosa, papel que foi de Charlize Theron em Mad Max: Estrada Da Fúria

    Outros filmes de Anya nas telonas: Morgan: A Evolução, Barry, Puro-Sangue, O Segredo de Marrowbone, Playmobil - O Filme e Emma.

    Anya Taylor-Joy na TV

    Anya Taylor-Joy em Peaky BlindersReprodução

    Antes de se tornar a grande estrela de O Gambito da Rainha, Anya também marcou presença na série Atlantis, de 2015, na qual interpreta a personagem Cassandra. Inspirado na mitologia grega, a atração se tornou um dos maiores sucessos da BCC e mostrou todo o talento da atriz em produções televisivas. 

    Em 2019, Anya também entrou para o elenco de Peaky Blinders, série britânica que conquistou o público recentemente na Netflix. Atuando em alguns episódios como Gina Gray, a atriz ainda deverá participar integralmente da sexta temporada da série que estreia ainda este ano.

    Saiba mais: