cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Conheça o 'Viper Room', ícone de Hollywood marcado por trágicas histórias

    Icônico bar foi administrado por Johnny Depp e cenário da morte do ator River Phoenix
    Por Thamires Viana
    06/03/2022 - Atualizado há 3 meses

    Localizado na Sunset Strip em West Hollywood, na Califórnia, o Viper Room se tornou um dos maiores ícones do início da década de 90. O bar e discoteca foi inaugurado em abril de 1993 sob o comando de Johnny Depp (Piratas do Caribe) e virou o ponto encontro de grandes nomes do entretenimento.

    Cercado de talentos underground, incluindo ícones do rock que se apresentavam no local, o Viper Room se consolidou como um dos bares mais populares da região. 

    Entretanto, seis meses após sua inauguração, o Viper Room foi cenário da morte de um jovem ator em ascensão e de outras situações desagradáveis. 

    O local passou a ser conhecido por festas regadas a drogas, brigas, jogos ilegais e dizem até que ele é assombrado, o que fez sua reputação decair ainda mais no fim da década de 90. 

    Conheça algumas das histórias trágicas e polêmicas que marcaram o Viper Room:

    A morte de River Phoenix em pleno Halloween de 1993

    O ator River PhoenixReprodução

    River Phoenix, irmão de Joaquin Phoenix (Coringa), tinha apenas 23 anos e já era um dos grandes nomes em ascensão de Hollywood. Astro de filmes como Conta Comigo e Garotos de Programa — estrelado ao lado do grande amigo Keanu Reeves — ele chamava a atenção por sua inconfundível beleza e talento para a atuação.

    Na noite do dia 31 de outubro de 1993, River foi até o Viper Room para curtir o Halloween com os amigos, incluindo John Frusciante, guitarrista da banda Red Hot Chilli Peppers, e do músico Bob Forrest.

    River Phoenix e Keanu Reeves em cena de 'Garotos de Programa', filme de 1991Reprodução

    Naquela mesma noite, após tomar alguns drinks no bar, o ator sofreu uma overdose depois de consumir uma mistura de heroína e cocaína dissolvida em bebida alcoólica, além de um comprimido de Valium. De acordo com amigos íntimos de River, o uso excessivo de drogas era comum entre o grupo, incluindo crack e cocaína injetada na veia.

    Algumas fontes afirmam que River começou a ficar com a pele cinza e teria dito para Forrest algo como: "Eu não me sinto tão bem. Acho que estou tendo uma overdose". Já fora do bar, o ator desmaiou na frente de seu irmão e irmã, Joaquin e Rain Phoenix, e acabou sofrendo uma convulsão. Mesmo socorrido às pressas, River faleceu horas depois no hospital. 

    Em setembro de 2020, Joaquin teve um filho, fruto do casamento com a atriz Rooney Mara, ao qual deu o nome de River em homenagem ao irmão. 

    Desvio de dinheiro e desaparecimento misterioso

    Johnny Depp como Jack Sparrow em 'Piratas do Caribe'Reprodução

    Em 1999, Anthony Fox, o co-proprietário do bar ao lado de Depp, foi à justiça alegando que o ator de Edward Mãos de Tesoura havia conspirado com outros quatro indivíduos para cometer fraudes e desviar milhões do Viper Room. 

    O processo multimilionário tinha uma audiência marcada para o final de 2001, mas Fox, que testemunharia contra Depp, desapareceu misteriosamente dias antes de ir ao tribunal. Sua caminhonete foi encontrada em 6 de janeiro de 2002, abandonada em Santa Clara, Califórnia. Porém, seu corpo nunca foi encontrado e o desaparecimento permanece um mistério. 

    Em 2004, Depp finalmente resolveu o processo e entregou sua parte do Viper Room para a filha de Anthony Fox. 

    A festa desastrosa de Kate Moss

    Kate Moss e Johnny Depp namoraram entre 1994 e 1997Crédito: Barry King | WireImage

    Kate Moss, uma das maiores estrelas do mundo da moda, era namorada de Depp e também uma frequentadora assídua do Viper Room. Em 1995, pouco mais de um ano depois da morte de River, o ator presenteou a amada com uma festa de aniversário no local.

    Na lista de convidados recheada de grandes astros do cinema, da música e, claro, da moda, estava o ator australiano Jason Donovan. Após usar cocaína, ele acabou sofrendo uma convulsão induzida pela droga e precisou sair de maca do bar. 

    Anos mais tarde, Donovan revelou que esse episódio foi o estopim para que ele mudasse sua vida e parasse de frequentar o lugar. 

    Grandes atores e perdas milionárias

    Tobey Maguire como Homem-AranhaDivulgação

    No início dos anos 2000, o Viper Room era conhecido também por reunir diversos apostadores em mesas ilegais de pôquer. Entre eles estavam astros de Hollywood como Ben Affleck, Leonardo DiCaprio, Matt Damon e Tobey Maguire

    De acordo com uma fonte que trabalhava no local, os jogadores tiveram perdas homéricas na casa dos seis dígitos, principalmente Maguire, um dos clientes mais frequentes, mas também muitas vitórias nas apostas. A fonte ainda revela que na época os astros usavam o nome de DiCaprio para atrair jogadores ainda maiores.

    Hoje em dia

    Apesar das diversas alterações na administração nas últimas três décadas, o Viper Room continua funcionando atualmente como uma casa de shows, recebendo apresentações musicais dos mais variados gêneros.

    Leia também: