Conheça Blade, o Caçador de Vampiros, vivido por Mahershala Ali

Personagem já teve uma trilogia nos cinemas e agora será interpretado por ganhador do Oscar

22/09/2020 13h33

Por Daniel Reininger

O anúncio de Mahershala Ali como Blade na vindoura Fase 5 do MCU supreendeu a todos positivamente, afinal, o personagem da Marvel não ganhava um filme desde 2004 e ninguém esperava ver o Caçador de Vampiros como parte do universo dos Vingadores. 

Chegou, então, a hora de apresentar melhor esse personagem que estará no universo cinematográfico da Marvel:

Origem

A primeira aparição de Blade nos quadrinhos foi em 1973, época em que poucos personagens afro-americanos tinham espaço na mídia. Marv Wolfman e Gene Colan foram os seus criadores e eles aproveitaram a adição de vampiros no Universo da Marvel para garantir destaque ao herói.

O personagem chegou a ter uma série de HQs durante os anos 80, mas foi cancelada quando as vendas caíram. Com o sucesso do primeiro filme, a Marvel retirou o personagem da aposentadoria, mas somente com aparições em outras revistas, como a do Homem-Aranha e Wolverine.

Blade e Wolverine

Nascido em Londres, Eric Brooks perdeu sua mãe no parto ao ser atacada por um dos médicos, que era um vampiro. Só que o bebê sobreviveu e recebeu algumas enzimas dos seres da noite, o que explica suas habilidades sobre-humanas e a ausência das fraquezas. Só que sua origem violenta o fez ter um ódio intenso contra os sugadores de sangue.

Quando Blade era um jovem garoto andando pelas ruas do bairro Soho, em Nova York, acaba por ajudar Abraham Whistler a se salvar do ataque de um vampiro. O homem percebe a origem do adolescente e decide adotá-lo e treiná-lo. Blade, então, passa a perseguir e executar esses seres para vingar a morte de sua mãe. 

O herói possui poderes como força, imunidade e velocidade sobre-humanas, mas também precisa de sangue para sobreviver, por isso, invade hospitais na madrugada para roubar sangue e se alimentar, sem ferir humanos.

O fato de possuir os poderes, mas poucas das fraquezas dos vampiros, caracteriza Blade como um Daywalker (andarilho do dia), nome que os vampiros costumam usar para descrevê-lo. Existem outros seres nascidos na mesma situação, ou seja, o protagonista não é único como os filmes dos anos 90/2000 dão a entender.

Blade conta com um arsenal para sua guerra contra os vampiros:

- Punhais de madeira teca em forma de cruz

- Estacas de mogno

- Facas para combates corpo a corpo

- Uma espada longa feita de prata com o cabo em forma de cruz

- Katanas em titânio gravadas com ácido e banhadas a prata - forjadas por ele

- Armas de fogo com balas em prata de ponta oca e cheias de alho liquefeito

- Granadas que explodem luz ultravioleta e liberam fragmentos de prata

- Bumerangue de lâminas cortantes em prata

Trilogia anterior

Em 1998, o herói ganhou um filme de origem estrelando por Wesley Snipes (O Demolidor) como Blade e Kris Kristofferson (O Troco) como Abraham Whistler. A produção foi dirigida por Stephen Norrington (A Liga Extraordinária) com roteiro de David S. Goyer, conhecido pelo seu trabalho no DCEU, em filmes como O Homem De Aço.

Cena de Blade 2

O sucesso do longa gerou três sequências: Blade 2 - O Caçador De Vampiros, lançado em 2002, e Blade: Trinity, lançado em dezembro de 2004. Além disso, a franquia ganhou até uma série de televisão chamada Blade: The Series, de 2006, cujo episódio piloto tinha o nome de Blade: A Nova Geração.

Blade - Caçador De Vampiros foi gravado em Los Angeles e as cenas em estúdio em Vancouver. Além de Snipes, o elenco conta com:

Stephen Dorff – Deacon Frost
Kris Kristofferson – Abraham Whistler
N´Bushe Wright – Dra. Karen Jenson
Donal Logue – Quinn
Udo Kier – Dragonetti
Arly Jover – Mercury
Traci Lords – Racquel
Kevin Patrick Walls – policial Krieger
Tim Guinee – Dr. Curtis Webb
Sanaa Lathan – Vanessa Brooks, mãe de Blade

O novo filme

Blade foi anunciado na San Diego Comic-Con de 2019, quando a Marvel revelou os projetos para suas Fases 4 e 5 nos cinemas. Ainda sem detalhes a respeito de seu enredo, o novo filme tem estreia agendada para 2022, mas ainda sem data definida. Com os adiamento causados pelo Coronavírus, é possível que fique para 2023 ou além.

A ideia da adaptação tem uma origem curiosa. O presidente da Marvel, Kevin Feige, comentou que foi procurado pelo ator vencedor de 2 Oscars sobre a ideia do longa. Diante disso, o executivo achou impossível recusar.

E Mahershala Ali revelou uma imagem, que mostra seu possível visual no filme:

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

•?? •

Uma publicação compartilhada por Mahershala Ali (@mahershalaali) em15 de Mai, 2020 às 8:10 PDT

Estamos ansiosos para vê-lo em ação.

E o mais legal é que Wesley Snipes aprovou a novidade. Durante uma entrevista ao ComicBook, o ex-Caçador de Vampiros elogiou a escolha. "Para todos os Daywalkers que estão perdendo a cabeça neste momento, relaxem. Por mais que a notícia tenha sido uma surpresa, está TUDO BEM. É assim que funciona o negócio do entretenimento! Muita paz para a equipe do MCU. Sempre serei um fã. Honra e respeito ao grande mestre Stan [Lee]", comentou Snipes.

O ator ainda aproveitou para parabenizar os novos envolvidos: "Parabéns e Salaam para Mahershala Ali, um artista bonito e talentoso, cujas expressões mal posso esperar para conferir nos próximos anos. Mais importante, aos meus leais fãs, a manifestação de amor é incrível e esmagadora. Sou grato pelo apoio interminável. Então relaxem e não se preocupem, este não é o fim da história".

Blade no MCU

E vale apontar que, embora Blade faça parte do MCU, certamente ele não se encontrará com os Vingadores tão cedo. Entretanto, uma vez no universo cinematográfico da Marvel, essa possibilidade é bem real e pode acontecer num filme futuro. Quem sabe, certo? 

Ainda é cedo para especular, afinal ainda não vimos o que a Marvel guarda para sua Fase 4, tudo deve ficar mais claro com o lançamento de Os Eternos, que prometem se tornar a nova equipe principal do estúdio. Veremos em 2021. 

 

Veja também:

The Boys, série do Amazon Prime, será exibida pelo SBT

Saiba tudo sobre Os Eternos, novos heróis da Marvel Studios

Atores que gostaríamos de ver como Wolverine no MCU

Vingadores: Conheça Thanos, vilão que levará Marvel à Guerra Infinita

Todas as participações de Stan Lee nos filmes da Marvel

Como Deadpool e Wolverine mudaram o cinema

A evolução dos filmes de super-herói no cinema


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus