cineclick-logo
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • Fale Conosco|Política de Privacidade
    © 2010-2020 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Conheça Cable, mutante vivido por Josh Brolin em Deadpool 2

    Nathan Summers é filho biológico de Ciclope com clone de Jean Grey
    Por Daniel Reininger
    25/02/2016

    Deadpool é um sucesso e a atenção do público se volta para a sequência, que chega agora em 2018, e apresenta outro mutante amado pelos fãs: Cable. O personagem vivido por Josh Brolin faz parte dos quadrinhos há muito tempo, mas só agora deve ganhar uma versão cinematográfica. A demora, provavelmente, se deve à sua complicada história.

    Na cronologia maluca e confusa de X-Men, a história de Cable é uma das mais loucas e paradoxais que podemos encontrar. Então, vamos tentar explicar um pouco sobre esse personagem para você.

    Origem

    Cable, ou melhor Nathan Summers, é filho biológico de Ciclope (Scott Summers) e de Madelyne Pryor, clone de Jean Grey. Ele fez sua primeira aparição como Cable em Novos Mutantes #87 (Março 1990), mas apareceu antes como Nathan Christopher Summer em Uncanny X-Men #201 (Janeiro 1986).

    Seu nascimento é cercado de drama: O vilão Senhor Sinistro, geneticista mutante que tem um passado turbulento com Apocalipse, vilão nascido no antigo Egito e extremamente poderoso, havia secretamente manipulando as linhagens de Summers e Grey ao longo de gerações, a fim de produzir um mutante poderoso o suficiente para derrotar Apocalipse.

    Só que pra deixar tudo mais confuso, ele é filho do clone de Jean: Madelyne, criado por Sr. Sinistro após a morte da telepata em uma missão no espaço (Evento que funde Jean com a entidade cósmica em Fênix). Madelyne aparece após a morte de Jean, e Ciclope se apaixona por ela, como Sr. Sinistro esperava; eles se casam e Nathan nasce desse casamento.

    X-Men - Surgem novos candidatos à Jean Grey e Ciclope

    Cable Vs Apocalipse

    Nathan é tão poderoso, que seu nascimento faz Apocalipse acordar de seu sono de séculos. O vilão sequestra o ainda bebê Nathan Summers e injeta nele um vírus tecno-orgânico que lentamente consome a carne de sua vítima e a transforma em elementos tecnológicos até que o individuo acaba morrendo.

    É aí que uma entidade do futuro chamada Askani, que era de um grupo comandado pela irmã de Cable no futuro, Rachel Summers, chega e explica a Scott e Jean (que ressucitou e cuida do filho como seu, afinal, é também seu filho biológico) que é possível salvar a criança do vírus, mas ele precisaria ser levado dois mil anos no futuro. Como não há opção, Scott e Jean permitem que ela o leve.

    + Conheça o vilão Apocalipse, novo vilão dos X-Men no cinema

    Adulto, destruir Apocalipse se torna o principal objetivo de Cable. Ele chega ao ponto de viajar de volta no tempo para infectar o jovem vilão com um vírus tecno – orgânico semelhante ao que o vilão usou contra ele. As viagens do personagem se tornam constantes, mas, eventualmente, ele acaba vivendo no presente (Século XX).

    É uma pena que o herói não apareça em X-Men: Apocalipse, que conta com seu maior rival.

    Viagem no tempo

    Cable é um viajante do tempo graças a um equipamento futurista. Na primeira vez que ele volta ao século 20, já adulto, é para rastrear o seu clone e arquirrival, Stryfe. Após um tempo sozinho, Cable se torna líder dos jovens mutantes de Charles Xavier, criador dos X-Men. 

    Eventualmente Nathan cria um Grupo mais combatente, a X- Force. É bom lembrar que os estúdios Fox planejam tanto um filme dos Novos Mutantes quanto do X-Force, sem falar da sequência de Deadpool. Então, teremos muitas chances de ver Cable no cinema nos próximos anos.

    Continua após o anúncio
    Cable

    Poderes

    Cable é um dos mutantes mais poderosos no universo X-Men, considerado nível ômega. Possui poderes de Telecinese e Telepatia, mas, infelizmente, a maior parte dessas habilidades é perdida na luta contra o vírus tecno-orgânico injetado por Apocalipse. Porém, isso não é de todo ruim, afinal o vírus lhe proporciona superforça com seu braço biônico, além de permitir interface direta com máquinas e outros aparelhos eletrônicos. E como ele é do futuro, tem um arsenal poderoso de armas e gadgets high- tech, que lhe permitem, inclusive, teletransportar-se e viajar no tempo.

    Alguns dos heróis da Marvel ficaram preocupados após presenciar o total poder de Cable que, em um determinado momento, tenta criar um mundo utópico com seu poder. Eventualmente, o mutante bate de frente com o Surfista Prateado, um dos personagens mais poderosos do universo Marvel. Durante a luta, Cable reparava simultaneamente todos os danos colaterais causados pela batalha – tamanho seu poder. Eventualmente, ele é superado, mas consegue destruir a prancha do ser galáctico.

    Após esta derrota, Cable pede a seu amigo Deadpool que o lobotomize, diminuindo sua capacidade telepática. Eventualmente, essa operação é revertida por meio de tecnologia, mas isso não vem ao caso agora.

    Cable e Deadpool

    Os dois tem uma longa história nos quadrinhos, então faz sentido vê-los juntos na sequência do filme da Fox. A série das HQs de Cable e Deadpool foi publicada por quatro anos, e os dois aparecem entre as 10 melhores duplas da Marvel.

    Embora Cable esteja normalmente focado na sua luta contra Stryfe e em seus esforços para salvar o mundo de Apocalipse, Cable & Deadpool funciona mais como uma série de dois amigos em busca de um objetivo comum, sem histórias grandiosas ou necessidade de salvar o mundo o tempo todo. Basicamente os dois viajam juntos e precisam lidar com uma falha na estrutura do espaço-tempo criada pelas viagens constantes do personagem.

    Cable e Deadpool

    Não há dúvidas de que Nathan Summers é uma grande adição ao universo mutante da Fox, ainda mais com longas de X-Force e Novos mutantes a caminho. Além disso, Cable e Deadpool tem suas diferenças com Wolverine, então esse é mais um aspecto que pode ser aproveitado no cinema.

    E a disputa pelo papel foi dura. O ator Stephen Lang, famoso por viver o vilão de Avatar, foi ao Twitter fazer campanha para viver o mutante. "Vamos espalhar um pouco de Cable. Você sabe que eu quero. Já estou treinando para o papel. Obrigado por espalhar a palavra", escreveu Lang. Mas a Fox escolheu Josh Brolin para o papel e a escolha foi acertada!

    Cable e Deadpool

    Veja o vídeo que apresenta o personagem no filme:

    Continua após o anúncio