cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Conheça os Deviantes, vilões de 'Os Eternos' da Marvel

    Novo filme do MCU apresenta heróis e vilões inéditos no cinema
    Por Daniel Reininger
    10/09/2021 - Atualizado há 8 dias

    Os Eternos é a nova aposta do Marvel Studios para a Fase 4 do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) ao levar aos cinemas uma das criações mais fora da caixa de Jack Kirby, idealizador do Capitão América e outros personagens icônicos da Casa das Ideias

    O longa vai mostrar a guerra entre os Eternos, seres ancestrais que vivem na Terra em segredo por milhares de anos, e os Deviantes, suas contrapartes sombrias.

    Mas você sabe quem são esses antagonistas da Marvel? Nós explicamos!

    Origem

    Os Eternos e seus rivais, os Deviantes, foram criados a partir da ideia dos astronautas ancestrais, popularizada pelo livro 'Eram os Deuses Astronautas?', lançado em 1968, por Erich von Däniken. 

    Jack Kirby usou essa base para criar os Celestiais, criaturas incríveis e misteriosas da Marvel, donos de poder incomensurável e responsáveis por cultivar a vida em boa parte do universo.

    Eternos e Deviantes fizeram sua primeira aparição em The Eternals #1 (julho de 1976).

    Nas histórias em quadrinhos, os Celestiais vieram à Terra milhões de anos atrás e fizeram experimentos genéticos com os humanos do planeta. O resultado foram três espécies distintas: os monstruosos Deviantes, os perfeitos imortais Eternos e os Humanos comuns, sem poderes.

    Os Celestiais pretendiam que os Eternos fossem os defensores da Terra, o que os leva à guerra contra os Deviantes, interessados em dominar o planeta e subjulgar a humanidade.

    Thena, líder dos Eternos, interpretada por Angelina Jolie no longa da MarvelReprodução

    Deviantes

    Durante sua Primeira Expedição à Terra, um dos Celestiais capturou uma tribo de Homo erectus, uma espécie de hominídeo que surgiu há 1,8 milhões de anos, e realizou experimentos neles, criando os Deviantes, uma raça instável que serviu como "protótipo" para as criações posteriores dessas entidades.

    Enquanto os Eternos possuem poderes divinos e são fisicamente belos, os Deviantes são, em sua maioria, hediondos. Cada membro possui alguma mutação física aleatória, nunca repetida dentro da subespécie.

    Deviantes extremamente deformados são chamados de "mutantes" e alguns dos monstros das mitologias e lendas antigas eram, de fato, inspiradas por esses seres.

    Algumas dessas mutações podem fornecer habilidades sobre-humanas, mas seus poderes geralmente não são tão grandes quanto os dos Eternos.

    Os Deviantes são extremamente religiosos e reverenciam o Celestial Sonhador (Aquele que Dorme nas Trevas). Eles acreditam que esse ser os criou e lhes concedeu domínio sobre a Terra, um acordo que eles acreditam ter sido quebrado pela traição dos outros Celestiais.

    Os Deviantes já haviam desenvolvido tecnologia avançada, como engenharia genética, enquanto os humanos comuns ainda viviam em cavernas.

    Violentos

    Os Deviantes (Homo descendus) são criaturas amorfas e instáveis, cujo DNA desestabilizado provoca diversas mutações, por isso, cada criatura difere da outra por conta de seu DNA instável.

    Os Deviantes são uma raça extremamente violenta, interessada apenas na conquista e em massacrar seus inimigos. Eles são extremamente impulsivos e subjugam completamente os indivíduos e raças que consideram "mais fracas". Isso os colocou em uma rota de colisão direta com os Eternos. 

    Arte dos Deviantes nos quadrinhos da MarvelReprodução

    Poderes e habilidades

    Assim como os mutantes dos X-Men, os Deviantes não seguem um padrão de poderes, exatamente por serem propensos a diversos tipos de mutação genética, o que faz com que todos eles desenvolvam várias habilidades diferentes.

    Eles diferem bastante dos Eternos, que possuem poderes básicos, comuns a todos os membros. Alguns Deviantes possuem grande inteligência, longevidade, super-força. Depende muito de indivíduo para  indivíduo.

    Relação entre Eternos e Deviantes

    Eternos e Deviantes sempre foram rivais. Os seres monstruosos sempre tiveram inveja dos perfeitos Eternos, enquanto os seres imortais pretendiam exterminar seus adversários, afinal os consideram uma "mancha" na história da humanidade. 

    Obviamente, isso levou a diversos conflitos. Entretanto, pelo menos alguns membros das duas espécies perceberam que havia formas de estabelecer uma coexistência pacífica. Algo que não ainda acabou com essa guerra milenar.

    Os Deviantes nos quadrinhosReprodução

    Humanidade sob ataque

    Eventualmente, os humanos comuns foram escravizados pelos Deviantes e assim permaneceram por muito tempo.

    Tudo mudou quando os Eternos entraram em guerra contra os seres monstruosos, libertaram a humanidade e passaram a agir como guias, ensinando o cultivo de terras, técnicas de construção e outras habilidades importantes para se criar uma civilização desenvolvida.

    Líder

    Kro, líder dos Deviantes da TerraReprodução

    O trailer final de Os Eternos revelou alguns Deviantes, o mais notável deles é Kro, um metamorfo que também atua como o líder da raça.

    Kro é um dos mais antigos membros da raça e nasceu, pelo menos, 100.000 anos antes dos eventos do novo filme. Sua imortalidade o diferencia de outros de sua espécie, tornando-o o mais sábio dos Deviantes.

    Kro é capaz de alterar a estrutura de seu corpo à vontade, o que lhe permite assumir muitas formas. Ele utiliza principalmente sua mudança de forma para esconder sua imortalidade dos outros Deviantes, fingindo ser o descendente de uma longa linha de senhores da guerra com o direito de liderar a raça.

    Kro também é conhecido por assumir a forma de um demônio para assustar os humanos e imitar a aparência de outros Eternos a fim de enganá-los.

    Como todos os Deviantes da Terra, Kro reside na cidade submersa de Lemuria, que no cânone da Marvel, fica no fundo do Oceano Pacífico.

    Thanos

    Cena Thanos Filme Vingadores - Guerra InfinitaReprodução

    Outra curiosidade é a relação de Thanos com os Eternos e Deviantes.

    Nos quadrinhos, Thanos na verdade é um Eterno, filho de Mentor. Parte do passado de Thanos já foi explorada em Vingadores: Guerra Infinita, mas o novo filme poderia mergulhar ainda mais em sua história, mesmo com o personagem morto no presente.

    Thanos nasceu com a Síndrome do Desviante, uma mutação no DNA que causa aparência medonha, com algumas semelhanças físicas com os Deviantes (mas ainda é um Eterno) e garante habilidades aumentadas. 

    Curiosamente, Thanos é também parente de sangue de Thena (interpretada por Angelina Jolie), já que ela é filha de Zuras, irmão de Mentor (A'lars), isso significa que os dois personagens são, na verdade, primos de primeiro grau.

    O filme

    Os Eternos do Marvel Studios apresenta um empolgante time inédito de super-heróis no MCU, alienígenas ancestrais que vivem na Terra em segredo por milhares de anos.

    Seguindo os eventos de Vingadores: Ultimato, uma tragédia inesperada força-os a sair das sombras para se reunir contra os mais antigos inimigos da humanidade: os Deviantes.

    Chloé Zhao, cineasta que foi a grande vencedora Oscar 2021 com Nomadland, assume a direção do longa que integra a fase 4 do Universo Cinematográfico da Marvel.

    Embora Nomadland tenha marcado como sua porta de entrada para grandes premiações, a chinesa tem um currículo de filmes notáveis em sua carreira.

    O elenco do filme conta com Richard Madden (Ikaris), Kumail Nanjiani (Kingo), Lauren Ridloff (Makkari), Brian Tyree Henry (Phastos), Salma Hayek (Ajak), Lia Mchugh (Sprite), Angelina Jolie (Thena), Barry Keoghan (Druig) e Gemma Chan (Sersi).

    Estreia

    A estreia de Os Eternos está prevista para 04 de novembro de 2021. Veja o trailer final:

    Veja mais