Conheça Lovecraft Country, série de terror e fantasia da HBO

Série tratará principalmente o racismo nos EUA dos anos 1950

08/09/2020 19h00

Por Daniel Reininger

Lovecraft Country é a nova série da HBO com produção de J. J. Abrams (Star Wars: A Ascensão Skywalker) e Jordan Peele (Corra!), focada no terror do racismo dos EUA nos anos 50, mas com elementos sobrenaturais, que está fazendo muito sucesso.

O que é

Baseado no livro Território Lovecraft, de 2016, escrito por Matt Ruff, o projeto foi anunciado em 2017 e une a habilidade de Abrams trabalhar fantasia e ficção científica e Peele de lidar com filmes de terror e questões raciais.

Na trama, o veterano de guerra Atticus Freeman (Jonathan Majors) embarca em uma viagem pelos EUA em busca de seu pai desaparecido (Michael Kenneth Williams). Mas ele não está sozinho e tem ao seu lado a sua amiga Letitia (Jurnee Smollett-Bell) e seu tio George (Courtney B. Vance). Só que na década de 1950, os EUA sofrem com forte segregação racial e a viagem se torna uma luta por sobrevivência.

Escrito por Matt Ruff, Lovecraft Country não trata tanto sobre a iminente vinda de seres cósmicos através de rituais cultistas que anseiam pelo retorno dos Antigos, como nos contos de H.P. Lovecraft, e sim uma história sobre os terrores do racismo nos EUA, com alguns elementos sobrenaturais e de fantasia.

A obra de Matt Ruff é considerada um retrato do racismo que assola o mundo até hoje e une ficção histórica, atmosfera noir, horror e fantasia inspirada na obra de Lovecraft, tudo isso para explorar os terrores da época de segregação racial nos Estados Unidos.

Lovecraft

Howard Phillips Lovecraft criou as histórias conhecidas até hoje como Mitos de Cthulhu. Ele nasceu em Providence, Rhode Island, em 20 de agosto de 1890 e é mais conhecido por H. P. Lovecraft. Ele revolucionou o gênero de terror ao misturar elementos fantásticos e de ficção científica.

Durante sua vida, Lovecraft teve um número relativamente pequeno de leitores. No entanto, com o passar das décadas, sua reputação foi crescendo e atualmente é considerado um dos escritores de terror mais influentes do século XX.

Apesar de sua escrita, Lovecraft era assumidamente conservador e anglófilo. E, como boa parte dos norte-americanos da época, era racista e algumas de suas obras deixam transparecer isso, infelizmente. No geral, o autor considerava os povos ingleses ou de descendência inglesa como superiores. O racismo do autor foi um dos motivos que levou a premiação World Fantasy Award a modificar o design de seu trófeu, que até 2014 trazia um busto de Lovecraft.

Dessa questão vem o nome da série.

Mitos de Cthulhu

"Os Mitos de Cthulhu" é o termo usado pelo escritor August Derleth como referência ao panteão de monstros e seres fantásticos dos contos criador por H.P. Lovecraft. O mais famoso desses seres é Cthulhu, que apareceu pela primeira vez no conto O Chamado de Cthulhu na forma de uma estatueta de argila, representando uma mistura de octópode, ser humano e dragão.

Ele é um dos Grandes Antigos. Segundo os Mitos, há bilhões de anos a Terra teria sido habitada por criaturas vindas do cosmos. São seres poderosos e capazes destruir ou criar vida.  Os Grandes Antigos teriam Cthulhu como um de seus líderes.

Arte de  Cthulhu

Na verdade, Lovecraft chegou a escrever que eles, e não Deus, teriam criado a humanidade para um único propósito: servidão. Em contos posteriores, fica implícito que os Grandes Antigos seriam criadores do próprio universo, além de todos os seres nele presentes. Por isso, seus escritos foram vistos como blasfemia na época.

Na realidade, os Mitos são uma metáfora para a insignificância da humanidade diante da magnitude do Universo, por isso os monstros são indiferentes à existência e sofrimento humanos.

Personagens e elenco

A série de terror da HBO conta com Jonathan Majors como Atticus Black. Jurnee Smollett-Bell como Letitia "Leti" Dandridge. Wunmi Mosaku como Ruby Dandridge, meia-irmã de Letitia. Aunjanue Ellis como Hippolyta Black, tia de Atticus. Michael K. Williams como Montrose Freeman, pai de Atticus. Abbey Lee como Christina Braithwhite, a filha de um líder religioso.

O programa é uma co-produção da Monkeypaw Productions (Corra!), Bad Robot Productions (Star Wars: O Despertar Da Força) e a Warner Bros. Television (Supernatural).

Onde ver

Lovecraft Country é exibida na HBO. Veja o trailer:


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus