Conheça melhor o Lanterna Verde, herói clássico da DC Comics

Lanterna Verde é um nome compartilhado por diversos super-heróis da DC Comics

14/11/2020 14h00

Por Daniel Reininger

Lanterna Verde voltou a chamar atenção com a possibilidade de Ryan Reynolds (Deadpool) reviver o herói no novo filme da DC Comics, o Snyder Cut de Liga Da Justiça. O filme de 2011 não fez jus ao personagem, um dos mais influentes e amados da editora, mas esse retorno pode redimir essa versão.

Mas você conhece bem o herói. Então não se preocupe, vamos apresentá-lo:

Quem é

Primeira coisa que você precisa saber é que Lanterna Verde é um nome compartilhado por diversos super-heróis da DC Comics.0Criado por Martin Nodell e Bill Finger, ele estreou em All-American Comics nº16, de 1940, na chamada era de ouro dos quadrinhos. Alan Scott foi o Lanterna Verde original e continuou com o manto até uma reformulação da editora.

Apresentando um novo super-herói com o mesmo nome nos anos 60, dessa vez mais voltado para a ficção científica, conhecemos Hal Jordan, a mais famosa versão do herói. Ele é um piloto de caça, membro de uma força policial intergaláctica chamada tropa dos Lanternas Verdes, bem como um membro fundador da Liga da Justiça, ao lado de heróis conhecidos como Batman, Superman e Mulher-Maravilha.

Depois disso, vários outros personagens assumiram o manto, mas o personagem continua como um dos mais importantes da editora.

Era de Prata

O Lanterna Verde atual foi lançado nos quadrinhos da década de 60 e foi membro fundador da Liga da Justiça da América.

Apesar do excelente trabalho do desenhista Gil Kane nesse período, era um super-herói relativamente genérico até que, em 1970, a DC resolveu emparelhá-lo com o Arqueiro Verde (Oliver "Ollie" Queen), em uma série de quadrinhos inovadora de cunho social. Essa época ajudou a consolidar o novo Lanterna Verde como um herói muito popular.

Anel

Os anéis dos Lanternas Verdes foram confeccionados pelos Guardiões do Universo, seres extremamente antigos e poderosos, que têm a missão de zelar pela manutenção da paz intergaláctica. O poder do anel provém da matéria energética do planeta OA, que fica no centro do universo e alimenta a energia vital de todos os seres vivos.

Cada indivíduo que se torna um Lanterna Verde possuiu um anel que garante grande controle sobre o mundo físico e, por isso, já foi considerado a arma mais poderosa da galáxia, por ser capaz de criar objetos complexos de acordo com a mente de seu portador, limitado apenas por duas coisas: a força de vontade do Lanterna Verde e a cor amarela, sob a qual o anel não surte efeito algum, problema causado por uma impureza na fonte original que gerou os anéis, mas essa limitação foi contornada recentemente.

Lanterna Verde: Cavaleiros Esmeralda

O anel dos Lanternas Verdes tem uma limitação: deve ser recarregado de acordo com o período de rotação do planeta natal de seu portador (ou seja na Terra, a cada 24 Horas).

Poderes

Os anéis de energia exibem vários efeitos, como:

- Construção de energia verde-sólido, limitados apenas pela imaginação do portador do anel.

- Geração de campo de força usada para proteger o usuário contra os rigores do vácuo do espaço.

- Geração de tampões mentais para bloquear a comunicação telepática e manipulação.

- Localização de objetos invisíveis.

- Voo, incluindo voo a velocidades incríveis, embora isso crie um gasto enorme de energia.

- Transporte relativamente instantâneo entre as distâncias de galáxias.

- Os anéis podem agir como computadores semiconscientes e acessar informações através de sua conexão com o Livro de Oa.

- Os anéis têm capacidade de resolver problemas, mas não podem tomar decisões.

- Tradução de quase todas as línguas.

- Comunicação entre Lanternas Verdes, independentemente da distância que os separa.

- Cura acelerada de feridas, proteção e tratamento de vírus e ataques biológicos.

Tropa dos Lanternas Verdes

Em um universo tão vasto quanto misterioso, uma pequena e poderosa força existe há séculos como protetora da paz e da justiça, ela é conhecida como a Tropa dos Lanternas Verdes. Uma irmandade de guerreiros designada a manter a ordem intergaláctica, na qual cada Lanterna Verde possui um anel que lhe garante superpoderes.

Para melhor monitorar o Universo, os Guardiões dividiram o universo em 3600 setores espaciais e cada setor foi designado a um membro da tropa dos Lanternas Verdes, cada um com seu próprio Anel. O planeta Terra fica no setor 2814.

O Lanterna Verde da Era de Ouro (Alan Scott), como também é conhecido, nunca fez parte da Tropa dos Lanternas Verdes, pois seu anel não foi forjado pelos Guardiões, mas sim moldado a partir da bateria encontrada por ele mesmo e originada de um meteoro. Os outros fazem parte dessa força policial intergaláctica.

Cinema

O longa metragem dirigido por Martin Campbell (007 Cassino Royale) foi lançado em agosto de 2011 e protagonizado por Ryan Reynolds no papel de Hal Jordan, mas não agradou os fãs do herói, nem a crítica e muito menos quem não conhecia bem o personagem. Do tom, ao desenvolvimento da trama e dos personagens, o longa deixou muito a desejar.

A trama mostra a poderosa força protetora da paz e da justiça: Tropa dos Lanternas Verdes. Quando um novo inimigo chamado Parallax ameaça destruir o equilíbrio das forças do Universo e o destino dos guerreiros e do planeta Terra estará nas mãos do seu mais novo recruta, o primeiro humano a ser selecionado para a Tropa: Hal Jordan (Ryan Reynolds), um piloto de testes talentoso e audacioso.

Veja o trailer:


Veja também:

Ranking DC Comics: Todos os filmes da editora do pior para o melhor

Tudo sobre os super-heróis nos cinemas

A evolução dos filmes de super-heróis no cinema


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus