cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Conheça o brasileiro por trás do capacete do Mandalorian

    Ao todo, três atores vivem o protagonista
    Por Daniel Reininger
    03/12/2020

    The Mandalorian, a série de TV de Star Wars, captura a essência da saga criada por George Lucas em um programa de TV focado na história de um só personagem, sem tratar sobre a salvação da Galáxia. A série foca em um caçador de recompensa e no submundo da galáxia. e o personagem principal da história é interpretado oficialmente por Pedro Pascal, o Oberyn de Game of Thrones, mas na verdade quem está por trás da máscada é um brasileiro!

    Mesmo sem ele mostrar o rosto, é fácil gostar de Mando mesmo e Lateef Crowder é o responsável pelas principais cenas de luta e ação do programa. 

    Lateef Crowder

    Nascido em Salvador, Bahia, Lateef mudou com sua família para San Jose, Califórnia, aos 4 anos de idade. Com grande experiência e treinamento na Capoeira, ensinada por seu pai, o ator de 43 anos se tornou um competidor internacional e eventualmente virou integrante do Zero Gravity Stunt Team, equipe de dublês sediada no sul da Califórnia. 

    Considerado um dos melhores capoeiristas do mundo, ele é responsável pelas cenas de luta corpo a corpo e por sequências perigosas da série. Além disso, trabalhou em filmes como Mulher-maravilha (2017), Velozes E Furiosos 7 (2015) e Jogos Vorazes (2012). Ele aparece também no curta Mortal Kombat: Rebirth (2010), em que viveu Baraka.

    Na série documental Disney Gallery - Star Wars: The Mandalorian, disponível no Disney+, Crowder fala sobre como é interpretar o personagem. "O segredo é estar sempre pronto. Eu estou treinando o tempo todo, seja arte marcial, seja para as cenas de ação, seja levantando peso."

    Veja obrasileiro em ação, lutando capoeira e em um clipe de The Mandalorian:

     

    Continua após o anúncio

    Três atores, um personagem

    A voz de Din Djarin (nome verdadeiro de Mando) é do ator chileno Pedro Pascal, mas o intérprete nem sempre está presente nas gravações. A atriz e diretora Bryce Dallas Howard, que dirigiu o quarto episódio do primeiro ano, afirmou que sequer chegou a trabalhar com ele. "Ele estava ensaiando [a peça] Rei Lear na Broadway na época. Então, enquanto eu dirigia o meu episódio, eu não gravei nem um pouco com ele", revelou ao site Vulture.

    Além dele, outro ator assume o posto do protagonista: Brendan Wayne, neto de John Wayne (1907-1979), famoso por interpretar caubóis no cinema. Brendan é especialista em armas e fica responsável pelas cenas em que Mando se mostra rápido no gatilho. Ele até ajudou a desenvolver a armadura do herói, para colocar as pistolas e blasters em locais que poderiam ser mais acessíveis. 

    No documentário do Disney Gallery, Pedro Pascal faz questão de dividir o sucesso com os dublês. "Eu sou apenas uma parte do tripé que formo com esses caras incríveis. E eu modelo minha performance na fisicalidade deles", explicou.

    A série 

    O Mandaloriano, como é chamada no Brasil, se passa após a queda do Império, conforme retratado em O Retorno De Jedi e antes do surgimento da Primeira Ordem, mostrado em O Despertar Da Força. A história segue um caçador de recompensas mandaloriano trabalhando nos confins da galáxia, longe da autoridade da Nova República, sempre buscando melhorias para sua armadura. Um dia, ele entra em uma missão que o afeta, ao conhecer um misterioso ser que precisa de sua ajuda.

    A série está disponível no Disney+. A segunda temporada de The Mandalorian já está disponível, trazendo novas aventuras para o mandaloriano e Baby Yoda. 

    Trailer