cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Conheça o novo filme que pode ser o favorito ao Oscar 2022

    Produção é do diretor de Sangue Negro, Boogie Nights e outros títulos adorados pelos cinéfilos
    Por Flávio Pinto
    05/10/2021 - Atualizado há 17 dias

    Os últimos meses do ano são um pouco apertados na agenda do cinema. Há uma infinitude de lançamentos programados, a conclusão de todos os maiores festivais europeus de cinema e — principalmente — o início de uma nova temporada de prêmios. 

    Mais especificamente, esse é o período em que há muita falação e bate boca sobre quem chegará em primeiro lugar no Oscar. 

    Em setembro, publicamos sobre como Belfast, novo filme de Kenneth Branagh (Tenet), tinha cara que ia gabaritar os principais prêmios do ano que vem. 

    Hoje, o cenário acaba de mudar mais um pouco graças ao lançamento do trailer de Licorice Pizza, produção de Paul Thomas Anderson (Sangue Negro e Trama Fantasma) que tem tudo para chacoalhar mais ainda essa corrida pelo ouro. 

    Venha conhecer mais sobre o possível novo favorito da noite mais prestigiada de Hollywood.  

    Cartaz oficial de Licorice PizzaDivulgação (Universal Pictures)

    A trama do filme

    Licorice Pizza gira em torno da história de amor de dois jovens, Alana Kane (Alana Haim) e Gary Valentine (Cooper Hoffman), que vivem em San Fernando Valley durante os anos 1970. Não há muitos detalhes revelados para a imprensa sobre o título em questão, além da sinopse supracitada — que é bem resumida. 

    Anteriormente, o filme tinha o nome de Soggy Bottom (algo como "bermuda encharcada"). Essencialmente, Licorice Pizza está sendo vendido internacionalmente como um romance adolescente com todas as idas e reviravoltas tradicionais de uma primeira história de amor. 

    Também é importante atentar ao fato de que o personagem de Hoffman, Valentine, é um aspirante ator rumo ao estrelato. Isso o colocará a frente de diversas personalidades da época, incluindo o produtor da vida real Jon Peters.

    Peters foi responsável pela produção de longas setentistas famosos como Os Olhos de Laura Mars (1978), de Irvin Kershner, Meu Lutador Favorito (1979), de Howard Zieff, e Nasce uma Estrela (1976), de Frank Pierson — e o fato de estar sendo interpretado por Bradley Cooper no filme é simplesmente a cereja do bolo.

    Elenco recheado

    Além dos estrelantes Alana Haim (da banda Haim, cujos videoclipes são, com frequência, dirigidos por Paul Thomas Anderso) e Cooper Hoffman (filho do oscarzido Philip Seymour Hoffman — outro colaborador frequente do diretor), e o galã do primeiro escalão, Bradley Cooper, o elenco de Licorice Pizza é um desfile de nomes famosos. 

    O cantor Tom Waits vai interpretar um diretor; o ator e diretor Benny Safdie (Uncut Gems) dará vida ao político da vida real Joel Wachs; já Ben Stiller, John C. Reilly, Maya Rudolph e o oscarizado Sean Penn também têm presenças confirmadas no filme — embora seus papéis ainda não tenham sido informados.

    Em Licorice Pizza, Bradley Cooper dará vida à produtor da versão setentista de Nasce Uma Estrela — coincidência?Reprodução

    Tem potencial para chegar ao Oscar?

    Pode parecer ingenuidade afirmar que título X ou título Y deve ser o favorito do Oscar ano que vem, considerando que ainda há muita coisa para rolar. No entanto, Licorice Pizza tem todos os elementos com um filme que pode sair vitorioso na grande noite. 

    Primeiro que se trata com uma produção de época. Com o pomposo orçamento de 40 milhões de dólares — e pela prévia do trailer — é possível notar que há muito refinamento nos detalhes técnicos do filme. 

    Sem contar que a Academia vem acenando positivamente sobre filmes que giram sobre história de amor (em 2017, ambos La La Land e Moonlight foram os maiores campões da noite). A presença de figuras da vida real como o produtor Jon Peters e o político enrustido Joel Wachs também fazem com que a produção toque em certos tabus e na contracultura da época, que podem ajudar a elevar o status do título.

    Mas o grande trunfo sobre a produção no maior prêmio do cinema americano se deve ao fato do seu diretor e roteirista, Paul Thomas Anderson, ter sido deixado de lado pelo prêmio anteriormente.

    Atualmente, Anderson coleciona oito indicações — e derrotas — na premiação, tanto como roteirista, produtor e diretor. Suas nomeações foram por Boogie Nights - Prazer sem Limites (1998), Magnolia (1999), Sangue Negro (2008), Vício Inerente (2014) e Trama Fantasma (2018), muitos dos quais foram alçados ao status de obra-prima incompreendida nos últimos anos. 

    Vale a pena ressaltar que a distribuição de Licorice Pizza será da United Artists, que conseguiu levar muitos dos seus títulos ao ouro, como Vice (2018) e Se a Rua Beale Falasse (2018). 

    Agora resta esperar as cenas dos próximos episódios.

    Trailer de Licorice Pizza

    Licorice Pizza estreia em 3 de fevereiro de 2022 nos cinemas brasileiros.

    Leia também