Conheça os grandes musicais teatrais e suas ligações com o cinema

O Cineclick selecionou alguns dos musicais mais queridos do público

30/08/2020 16h02

Ame ou odeie, os musicais estão sempre em pauta e na boca dos amantes do teatro – e também dos cinéfilos, já que muitas versões ganham versões para o cinema. Repletas de romances, coreografias e canções que ficam na nossa cabeça, as produções cantadas fazem parte da formação de nossa cultura e nos divertem, ao mesmo tempo em que nos ensinam algo.

O Cineclick selecionou alguns dos musicais mais queridos do público e da crítica com pontos de contato com o mundo do cinema.

MUSICAIS QUE VIRARAM FILMES

"West Side Story"

O musical escrito para os palcos pelo compositor americano Leonard Benstein é o mais premiado da história do cinema, depois que sua adaptação para as telas venceu dez prêmios no Oscar de 1962 (incluindo Melhor Filme). A peça, que O chama a atenção por reimaginar o clássico "Romeu e Julieta", de William Shakespeare, com foco na diversidade cultural, em breve ganhará nova versão cinematográfica, dirigida por ninguém menos que Steven Spielberg. Uma curiosidade extra: o texto de "West Side Story" leva a assinatura de Stephen Sondheim – também compositor e criador de obras como "Sweeney Todd", "Company" e "Into The Woods".

"A Noviça Rebelde"

O musical, que estreou em 1959, tem uma trajetória de sucesso sem precedentes. Enquanto a peça ganhou oito prêmios Tony, sua adaptação para os cinemas, de 1965, levou cinco prêmios Oscar, inclusive a estatueta de Melhor Filme. Com base no livro de Maria von Trapp, o filme foi estrelado por Julie Andrews, a queridinha dos musicais norte-americanos. As canções de "A Noniça Rebelde" (que em inglês se chama "The Sound of Music", ou "O Som da Música") foram escritas pela bem-sucedida dupla Rodgers & Hammerstein – que reúne 34 Tony Awards e 15 estatuetas do Oscar em seu currículo. O Brasil já recebeu duas montagens do musical no teatro.

"O Fantasma da Ópera"

Considerado por muitos como o maior musical de todos os tempos, "O Fantasma da Ópera" está em cartaz há 30 anos na Broadway, já foi traduzido para 15 idiomas e assistido por mais de 140 milhões de pessoas. Só aqui no Brasil, o espetáculo já esteve em cartaz duas vezes. A história do fantasma que se esconde nos subterrâneos da Ópera de Paris já foi levada inúmeras vezes no cinema, desde 1925. Mas, a versão de 2004, com direção de Joel Schumacher, foi a primeira a usar as músicas compostas por Andrew Lloyd Weber para os palcos. Vale lembrar que o musical ganhou uma sequência nos teatros intitulada "Love Never Dies", criada também por Lloyd Webber, que não fez tanto sucesso quanto a história original.

"Os Miseráveis"

Adaptação do clássico romance escrito pelo autor francês Victor Hugo, o musical mais antigo do mundo já ganhou mais de 125 prêmios internacionais. Existem mais de 50 adaptações cinematográficas da história original, mas a última, lançada em 2013 – com direção de Tom Hopper, de "O Discurso do Rei" – é a que conta com as músicas escritas para os palcos. Na época do lançamento, o filme gerou buzz na imprensa, já que todas as músicas foram gravadas ao vivo, para proporcionar aos espectadores uma experiência parecida com a do teatro. A produção está em cartaz na West End, a "Broadway" de Londres, desde 1985, e já passou pelo Brasil duas vezes.

PEÇA TEATRAL FILMADA

"Hamilton"

Apesar de ter estreado na Broadway só em 2015, a obra de Lin-Manuel Miranda já entrou para a história. Aclamado pela crítica e público, o musical conta a vida de um dos fundadores dos Estados Unidos, Alexander Hamilton – primeiro Secretário do Tesouro dos EUA. As músicas, todas dos gêneros hip hop e R&B, acompanham a chegada de Hamilton à cidade de Nova York, durante a Guerra Revolucionária, até o duelo que lhe custou a sua vida, em 1804. A produção teatral venceu em 2016 onze categorias no prêmio mais importante do teatro norte-americano, o Tony Awards. O sucesso não se limitou apenas aos EUA, e o musical foi levado para diversos países, como Inglaterra e Porto Rico (para 2021, já foi anunciada uma temporada de apresentações na Austrália). A Disney+, serviço de streaming ainda inédito no Brasil, tem em seu catálogo uma filmagem da versão teatral de "Hamilton".

EM BREVE NOS CINEMAS

"Wicked"

Inspirada em um dos maiores filmes da história, "O Mágico de Oz", a trama de "Wicked" foca em Elphaba e Glinda, a bruxa má e a bruxa boa, e a história delas em Oz. Descrito pela Variety como um "fenômeno cultural", o musical venceu mais de 30 prêmios internacionais, incluindo o Tony Awards. A peça, sempre com assentos lotados, está em cartaz há 17 anos na Broadway, em Nova York, e já passou por Londres, Irlanda e Brasil. Com tanto sucesso, nada mais natural do que a chegada de "Wicked" aos cinemas: a Universal Pictures anunciou que irá lançar a versão cinematográfica, ainda sem previsão de data.

Gosta desse estilo desse filme? Comenta com a gente o que achou da lista!

 


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus