cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Consulado concede visto baseado em Três Homens em Conflito

    Para o ex-cônsul geral dos Estados Unidos em São Paulo, candidatos eram "bons, maus ou feios"
    Por Da Redação
    02/02/2011

    O site WikiLeaks expôs um um despacho interno do consulado norte-americano em São Paulo onde os candidatos a visto, para trabalho temporário nos Estados Unidos, eram classificados como "bom", "mau" e "feio". A classificação faz referência ao filme Três Homens em Conflito, dirigido por Sergio Leone (Era Uma Vez na América) e protagonizado por Clint Eastwood (Gran Torino).

    O responsável pela analogia pejorativa seria Christopher J. McMullen, ex-cônsul geral em São Paulo. Segundo ele, os "bons" seriam os jovens de classe média, boa escolaridade e que buscam a viagem para juntar dinheiro e aprimorar o inglês. Os "maus" seriam os parentes de imigrantes ilegais em busca de empregos menores e que provavelmente não voltariam. Por fim, os "feios" seriam os "desempregados, pobres e desqualificados".

    Os personagens do filme não guardam relação com a classificação feita pelo cônsul. Clint Eastwood é o Bom, um caçador de recompensas que preza por certa ética, não matando sem necessidade. Lee Van Cleef (Por Uns Dólares a Mais) é o Mau, um mercenário, sem piedade ou princípios, que não hesita em matar todos envolvidos em suas empreitadas. Já o Feio, interpretado por Eli Wallach (O Escritor Fantasma) faz um tipo oportunista  e descuidado com a aparência

    O consulado decidiu não se pronunciar a respeito dos termos, mas disse que a discussão apontada no texto não é mais um problema, em função da queda de 95% nos pedidos de visto desde 2005.