cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Coppola defende a greve em Hollywood

    Por Da Redação
    09/11/2007

    O diretor Francis Ford Coppola (Apocalypse Now) criticou os grandes estúdios de Hollywood por monopolizar os lucros de seus filmes e outras produções, apoiando assim a greve de roteiristas iniciada na última segunda-feira (5/11).

    Segundo o cineasta, os estúdios precisam reconhecer que a prática atual de distribuição dos lucros não é mais aceitável. "Hoje, os filmes não fazem dinheiro - quantidades impressionantes - só nos cinemas. Há também os DVDs e lucros conexos", disse Coppola, completando que os lucros conexos são gerados a partir da comercialização dos DVDs e filmes em outras mídias. Segundo ele, os altos salários dos executivos e bônus são pagos justamente por lucros exorbitantes nas telas.

    O Sindicato dos Roteiristas (WGA) exige que as emissoras de TV dividam com os roteiristas os lucros obtidos com a venda de DVDs e download das séries pela internet. Com a paralisação, muitas séries estão sendo reprisadas e outras já foram suspensas.

    O ex-presidente da The Walt Disney Company, Michael Eisner, afirmou que a greve é "insana e estúpida". Para ele, a pressão dos roteiristas pela divisão dos ganhos em mídias digitais é prematura e só teria sentido daqui a três anos.