cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Como 'Coringa' definiu o tom do novo 'Batman'

    Entenda como o longa do vilão influenciou o filme do herói
    Por Daniel Reininger
    03/03/2022 - Atualizado há cerca de 1 mês

    Batman é o melhor filme do homem-morcego desde Cavaleiro das Trevas, mas se não fosse por outro filme da DC, talvez o longa de Matt Reeves (Planeta dos Macacos: O Confronto) não fosse o sucesso que é.

    Influência de Coringa

    Este é o Batman mais assustador do cinema, um filme visceral. É um thriller psicológico assustador, incômodo e com grande inspiração em tramas noir. É um conto independente ambientado nesse mundo escuro, sujo e politicamente decadente.

    É óbvia a inspiração em Coringa de 2019, tanto no realismo, quanto no tom, embora mais próximas dos quadrinhos do que o filme com Joaquin Phoenix. Os dois longas não tem medo de mostrar como depressão e outras doenças afetam uma pessoa e nem de mostrar o tamanho do preconceito da sociedade a respeito desses temas, embora em Coringa seja mais explícito.

    A falta de empatia e compreensão são pontos óbvios das duas tramas, que mostram uma cidade dominada por pessoas egoístas, interessadas apenas em seus próprios benefícios, tudo isso com tom realista impactante.

    Batman melancólico

    Bruce é um personagem tomado pela depressão. Ele nunca teve apoio de Alfred, que não sabe ser sua figura paterna, então essa versão de Bruce não é tão acessível emocionalmente. As próprias questões emocionais de Alfred influenciaram Bruce em seu processo de para se tornar um vigilante. 

    À sua volta, uma cidade decadente, corrupta, onde só os ricos tem chance de prosperar se torna cada vez mais cínica e violenta, retrato de Gotham que cabe tanto para Coringa quanto para Batman.

    Ou seja, essas emoções e questões mentais estão no centro de ambas as histórias, enquanto o ambiente realista e decadente ajuda a definir os personagens apresentados na trama.

    Realismo

    Assim como Coringa busca inspiração em filmes realistas como Taxi Driver, o novo Batman traz referências de longas como Zodíaco ou Se7en. 

    Realismo, aprofundamento dos personagens e temas deixa claro como Coringa influenciou no novo filme, que é um dos melhores já feitos sobre o Batman.

    Com isso, as cenas de luta ficam ainda mais interessantes, com coreográficas realmente impressionantes, mas sem exageros. Em Coringa, esse realismo dava ainda mais impacto para os abusos sofridos pelo protagonista, enquanto em Batman mostra a violência do vigilante, uma pessoa reclusa e cheia de ódio em busca de algo que, nesse ponto de sua vida, ainda não sabe o que é.

    Novo Batman

    Batman é o primeiro filme solo do herói desde a conclusão da aclamada trilogia dirigida por Christopher Nolan

    Estrelado por Robert Pattinson, o filme mostra uma versão mais jovem de Bruce Wayne, ainda no início de carreira e com foco em seu lado detetive.

    O elenco traz ainda nomes como Paul Dano (Charada), Andy Serkis (Alfred), Zoë Kravitz (Mulher-Gato) e Colin Farrell (Pinguim).

    O longa já está na HBO Max. 

    Veja mais