cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Criador de Viagem de Chihiro explica aposentadoria e fala do futuro

    Miyazaki confirma que não voltará à direção, porém continuará ligado ao estúdio Ghibli
    Por Daniel Reininger
    06/09/2013

    A triste notícia de que Hayao Miyazaki, criador de clássicos como A Viagem De Chihiro e Princesa Mononoke, estaria se aposentando pegou muitos fãs de surpresa. Agora, o renomado diretor explica sua decisão.

    Miyazaki confirma que não voltará à direção, porém continuará ligado ao estúdio Ghibli, trabalhando principalmente junto ao museu dos animes.

    "Eu estarei livre. Ao mesmo tempo, enquanto puder dirigir meu carro até o estúdio, vou dirigir. Se existirem coisas que quero fazer, vou fazer", comentou.

    "Havia toneladas de coisas (anime) que eu não fui capaz de levar adiante, mas havia razões para isso. Havia tantas ideias em minha mente, mas não é algo que eu deveria mencionar publicamente."

    O diretor comentou também sobre seus problemas de visão e como isso torna difícil para ele trabalhar com animações.

    Segundo o diretor de 72 anos, O Vento Leva, seu último filme, demorou cinco anos para ser feito e uma nova animação demoraria seis ou sete anos para ficar pronta: "Começarei com 73 anos e terminarei com 80", explica.

    Entre seus clássicos, estão: O Castelo Animado, Meu Amigo Totoro, Nausicaa - A Princesa do Vale dos Ventos e Ponyo - Uma Amizade Que Veio Do Mar.