cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Descubra a história real por trás de Crime e Desejo, estrelado por Emilia Clarke

    A trama chamou atenção pela história impactante da informante do FBI
    Por Duda Smilari
    22/02/2021 - Atualizado há 9 meses

    Crime e Desejo é um filme que trouxe questionamentos em relação a história real que envolvia a trama. Para quem não sabe, o longa que conta com Emilia Clarke (Game Of Thrones) como protagonista ao lado de Jack Huston, é baseada no livro de Joe Sharkey sobre a chocante história real do primeiro agente do FBI a ser condenado por assassinato.

    Saiba mais sobre a história verdadeira por trás do longa:

    Imagem do julgamento de Mark Putnam

    Mark PutnamReprodução

    História real

    Em 1987, um agente do FBI chamado Mark Putnam iniciou uma investigação em Pikeville, Kentucky. Seu objetivo era prender um famoso ex-presidiário e assaltante de banco de 32 anos, chamado Carl Edward Lockhart

    O assistente do xerife local, Albert Hartfield, recomendou que sua amiga de longa data Susan Smith, visitasse Putnam para ganhar uma renda extra e ajudá-lo no caso. Smith e Putnam se conheceram na primavera de 1987 e começaram a ter contatos frequentes para a troca de informações sobre os planos criminosos de Lockhart. 

    O criminoso foi detido em dezembro de 1987. Em janeiro de 1988, Lockhart foi condenado a 57 anos de prisão federal sob a acusação de roubo e Susan Smith recebeu US$ 5.000 por sua contribuição no caso.

    De acordo com Mark Putnam, seu contato com a jovem Smith tornou-se menos frequente depois que o caso de Lockhart foi encerrado. No entanto, Smith insistiu em continuar seu relacionamento e, em meados de 1988, eles começaram uma relação sexual ativa. 

    Em dezembro de 1988, ela teria parado de usar anticoncepcionais para engravidar. Putnam, no entanto, estava ciente de que o caso poderia prejudicar sua carreira e sua família e, no início de 1989, ele assinou uma petição para ser transferido de Kentucky para a Flórida, a fim de se concentrar em outros casos. 

    Ainda assim, em meados de 1989, ele teve que retornar para concluir uma investigação não relacionada. Quando ele chegou a Kentucky, Smith o contatou sobre sua gravidez e alegou que o bebê era dele.

    Em 8 de junho de 1989, Putnam levou Smith em seu carro alugado para uma clareira e, após uma breve discussão e ameaças de ambos os lados, eles começaram a brigar. Putnam estrangulou e matou Smith e colocou o corpo dela no porta-malas de seu carro. No dia seguinte, ele jogou o corpo da jovem ao longo de uma antiga estrada de mineração de carvão. Putnam deixou o estado de Kentucky e voltou para sua família na Flórida. Três dias depois, Susan Smith foi dada como desaparecida por sua irmã.

    Em 1990, a investigação sobre a morte de Smith tornou-se assunto do FBI, pois Putnam estava sob suspeita de seu desaparecimento.  O agente do FBI foi submetido a um exame de polígrafo, no qual foi reprovado. Ele posteriormente confessou: se declarou culpado e disse às autoridades onde encontraram o corpo dela. No mesmo ano, ele foi condenado a 16 anos de prisão.

    Cena de Crime e Desejo

    Cena de Crime e DesejoReprodução

    Filme e curiosidade

    A trama é basicamente a mesma do livro real de Joe Sharkey. A história foca mais na vítima do assassino, Susan Smith, que vive numa cidadezinha do interior do Kentucky, nos EUA. Como na história real, a jovem se apaixona pelo agente do FBI, Mark Putnam, em meio a investigação do criminoso local Carl Edward Lockhart.

    Uma curiosidade interessante é que a maior parte deste filme foi filmado nas Montanhas Apalaches do Condado de Harlan, no Kentucky. Harlan também é a famosa cidade da série de sucesso da FX, Justified.

    Direção e elenco

    O filme conta com elenco de Emilia Clarke (Game Of Thrones) como a jovem informante Susan Smith. O ator Jack Huston (Versos de Um Crime) está como o protagonista Mark Putnam, o agente do FBI.

    A direção está por conta do cineasta Phillip Noyce (O Doador de Memórias) e o roteiro por Chris Gerolmo (Mississippi em Chamas).

    Trailer de Crime e Desejo