cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    'Crimes do Futuro' é retorno triunfal de David Cronenberg à direção

    Longa com Viggo Mortensen e Kristen Stewart já está em cartaz nos cinemas brasileiros

    Por Thamires Viana
    14/07/2022 - Atualizado há 27 dias

    Crimes do Futuro, novo terror de David Cronenberg (A Mosca) estrelado por Kristen Stewart, Viggo Mortensen e Léa Seydoux, já está em cartaz nos cinemas brasileiros e marca como um retorno triunfal do cineasta após um hiato de oito anos. 

    De volta ao horror corporal, algo já explorado em diversos outros trabalhos, Cronenberg consegue, mais uma vez, causar sensações reais em seu público e entregar críticas potentes sobre a nossa sociedade. 

    Sinopse oficial:

    Cena de Crimes do FuturoReprodução

    À medida que a espécie humana se adapta a um ambiente sintético, o corpo sofre novas transformações e mutações gerando novos órgãos. 

    Acompanhado por sua parceira Caprice (Léa Seydoux), o artista performático Saul Tenser (Viggo Mortensen) mostra a metamorfose de seus órgãos em cirurgias realizadas como arte. 

    Ao mesmo tempo, Timlin (Kristen Stewart) e Wippet (Don McKellar), dois integrantes de um grupo misterioso, tentam usar a notoriedade de Saul para jogar alertar sobre a próxima fase da evolução humana.

    Opinião

    Cena de Crimes do FuturoDivulgação

    Com um roteiro escrito no início dos anos 2000, Crimes do Futuro pode ser considerado um longa visionário sobre a sociedade em que vivemos agora. Caprichado de cenas impactantes – que choraram o público em Cannes – o filme marca o retorno de Cronenberg à direção do horror corporal, uma das maiores características de sua carreira.

    Enquanto vemos os personagens Saul Tenser e Caprice usando as mutações e cirurgias como forma de arte, o cineasta critica temas como estética exacerbada e a busca por um padrão de beleza inalcançável que vemos com tanta frequência nos dias atuais. 

    No filme ambientado em um futuro distópico, as cirurgias se tornaram o novo sexo, tamanha é a intimidade com a qual elas são realizadas, os alimentos se tornaram tão industrializados que parte da população se alimenta – literalmente – de plástico. E o corpo humano passou por tantas "evoluções" que as pessoas já não sentem mais dor ao realizar procedimentos.

    Dessa maneira, Cronenberg usa cenas grotescas, mas muito bem executadas, de corpos abertos para mostrar como o futuro da sociedade corre riscos com o uso excessivo de cosméticos, agrotóxicos e procedimentos estéticos em prol da beleza exterior. 

    Com atuações espetaculares do trio Viggo Mortensen, Léa Seydoux e Kristen Stewart, Crimes do Futuro é um filme difícil de digerir, mas com potencial de trazer um alerta importante para a sua audiência. 

    Embora pegue mais "leve" do que clássicos como A Mosca e Videodrome - A Síndrome do Vídeo, esse novo projeto é, de longe, um dos mais triunfantes e surpreendentes da carreira de Cronenberg

    Produção

    Dirigido por David Cronenberg, Crimes do Futuro também roteiro escrito por ele. Além do trio principal de atores, o filme ainda traz no elenco nomes como Scott Speedman, Tanaya Beatty, Lihi Kornowski e Denise Capezza.

    O projeto já está em cartaz nos cinemas brasileiros e chega ao catálogo da MUBI a partir do dia 29 de julho.

    Veja também: