cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Entenda a cronologia de 'O Senhor dos Anéis' e 'O Hobbit'

    Explicamos a ordem dos filmes e a linha do tempo do mundo criado por Tolkien
    Por Daniel Reininger
    31/08/2021 - Atualizado há 17 dias

    O Senhor dos Anéis é uma das franquias de maior sucesso da cultura pop. Tanto que esse universo dará vida à série mais cara já feita na história, produzida pela Amazon Prime Video!

    Entretanto, com tanta história para contar e filmes lançados fora da ordem cronológica, pode ser difícil entender tudo que se passa nesse mundo. Por isso, vamos explicar a ordem dos filmes e a cronologia da franquia criada por J.R.R. Tolkien:

    Duas trilogias

    Vale lembrar que os seis filmes são divididos em duas trilogias: a de O Senhor do Anéis, lançada entre 2001 e 2003, e a de O Hobbit, lançada entre 2012 e 2014. 

    As duas foram comandadas pelo diretor Peter Jackson e a mais recente funciona como o prólogo das histórias vistas em O Senhor dos Anéis.

    A primeira mostra como Bilbo encontrou o Um Anel em meio a uma aventura inesperada. A segunda, mostra o retorno de Sauron e a necessidade de destruir o Um Anel, agora passado para Frodo, sobrinho de Bilbo.

    Ordem dos filmes

    Inspirados pelos livros de J.R.R. Tolkien, os filmes do universo de O Senhor dos Anéis devem ser vistos na ordem abaixo:

    1. O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012)
    2. Hobbit: A Desolação de Smaug (2013)
    3. Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014)
    4. O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2002)
    5. O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2003)
    6. O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2004)

    O Hobbit: Uma Jornada Inesperada

    É o inicio da aventura do hobbit Bilbo Bolseiro, que é convencido pelo mago Gandalf a ajudar um grupo de anões a recuperar suas terras e tesouros, dominadas por um terrível Dragão. É quando Bilbo encontra Sméagol, o Gollum, e o Um Anel.

    O Hobbit: A Desolação de Smaug

    No segundo capítulo da aventura, Bilbo, o anão Thorin Escudo de Carvalho e seus 13 companheiros finalmente chegam à Montanha Solitária, onde têm de enfrentar o dragão Smaug. É quando Gandalf descobre sobre o Necromante de Dol Guldur.

    O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos

    Agora, Bilbo e os anões têm de lidar com as consequências da luta com Smaug e se veem obrigados a guerrear com outros povos da Terra-Média pela riqueza de Erebor. Além disso, o agora Rei Thorin Escudo de Carvalho está ensandecido pela ganância e quer tudo para si. Além disso, o conselho branco descobriu que o Necromante é na verdade Sauron, que voltou após sua queda na batalha da Última Aliança.

    O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel

    O primeiro filme da trilogia se passa 60 anos depois dos eventos da Batalha dos Cinco Exércitos. Frodo recebe de Bilbo Um Anel e é incubido de destruí-lo. Mas ele não está sozinho e recebe a ajuda três hobbits, um elfo, um anão, dois humanos e do mago Gandalf. 

    O Senhor dos Anéis: As Duas Torres

    A Sociedade do Anel é dividida. Gandalf cai nas Minas de Moria e a traição de Saruman, antes líder do conselho branco, resulta na morte de Boromir. Frodo segue à Montanha da Perdição, em Mordor, a fim de destruir o Um Anel e evitar que ele caia nas mãos de Sauron, que deseja dominar a Terra-Média. Frodo e Sam se unem a Golllum nessa jornada. Enquanto isso, Aragorn, Gimli e Legolas tentam resgatar Merry e Pippin, dois Hobbits capturados por Orcs.

    O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei

    No último filme da trilogia, acontece o confronto final entre as forças de Sauron e o exército de aliados de Frodo, que tenta tenta chegar à Montanha da Perdição à todo custo para destruir o anel. Porém, ele já sofre com a obsessão causada pelo anel e Sam e Gollum terão um papel importante para o cumprimento da missão. 

    Antes de tudo

    Primeira Era

    Tudo começa quando os Valar, membros dos Ainur, uma raça de espíritos imortais criados antes da Terra pelo pensamento do Criador do universo, fizeram o Sol e a Lua a partir dos restos das Árvores sagradas que iluminavam a terra sagrada, mas que foram mortas por Morgoth, dando início às guerras elficas e à fuga dos elfos de volta à Terra-média

    A Primeira Era vê exatamente o surgimento de Morgoth, o mais poderoso dos Ainur, que traiu os Valar e criou todo o mal da Terra Média. 

    Sauron, o antagonista de O Senhor dos Anéis, se tornou seu servo e tenente-general de seus exércitos.

    Essa história é contada no livro O Silmarillion, que mostra as guerras épicas dos Elfos contra Lorde das Trevas Morgoth. Após séculos de derramamento de sangue, Morgoth é finalmente derrotado numa guerra que destrói grande parte do planeta.

    Um por um, os reinados élficos tombaram. Homens e Elfos quase foram extintos. A maioria dos Elfos vai para o oeste, para a mesma terra que Frodo e Bilbo navegam ao final de O Retorno do Rei.

    Cena de O Senhor dos Anéis da AmazonReprodução

    Segunda Era

    A série da Amazon Prime Video se passa nesse momento da história da Terra Média, embora ainda não esteja claro quais eventos serão mostrados na TV.

    Quando começa a Segunda Era na Terra Média, os Homens e Elfos que ficaram na Terra Média procuram novos lares.  Os Homens que tinham se mantido fiéis aos Valar foi concedida a ilha de Númenor, enquanto que aos Elfos foi permitido o regresso ao Ocidente. 

    Assim nasceu Númenor, lar de grandes guerreiros e marinheiros, que se tornavam cada vez mais invejosos dos Elfos devido à sua imortalidade.

    Enquanto isso, Sauron, principal servo de Morgoth, voltava a agir na Terra Média. Ele trabalhou com os ferreiros élficos em Eregion para forjou os Anéis do Poder e o Um Anel para a todos dominar.  

    Já em Númenor, o último rei, Ar-Pharazôn venceu Sauron e trouxe-o para Númenor como refém. Só que Sauron é manipulador e, com a ajuda do Um Anel, enganou o monarca e o convenceu a invadir as as Terras Imortais de Valinor, prometendo imortalidade aos Homens. Eles foram impedidos pelos Valar e pelo próprio Ilúvatar, o Ser Supremo.

    Amandil, chefe dos que se mantiveram fiéis aos Valar, tentou rumar a ocidente para procurar a sua ajuda. O seu filho, Elendil, e os seus netos, Isildur e Anárion, prepararam-se para fugir para a Terra Média. Esses nomes você já viu em O Senhor dos Anéis.

    Depois dessa traição aos Valar, Númenor foi completamente destruída, assim como o corpo legítimo de Sauron, embora seu espírito tenha resistido no Um Anel e voltado para a Terra Média. 

    Elendil e seus filhos fugiram para a Terra Média a fundaram os reinos de Gondor e Arnor. Sauron ergueu-se de novo, mas os Elfos aliaram-se aos Homens para formar a Última Aliança e derrotá-lo. 

    O Um Anel foi capturado por Isildur, que não o destruiu, dando origem à trama vista nos filmes de O Senhor dos Anéis, eventos que se passaram na Terceira Era.

    A Terceira Era se desenrola até os eventos de O Hobbit e O Senhor dos Anéis e termina após a ida de Bilbo e Frodo para Valinor, após a derrota de Sauron e da destruição do Um Anel. Os detalhes são revelados melhor abaixo:

    Linha do Tempo

    • Eru Ilúvatar, o Ser Supremo, cria os Salões Atemporais e a raça dos Ainur.
    • Ilúvatar ensina os Ainur a fazer música linda e divina, que é o propósito deles
    • Melkor, o mais poderoso dos Ainur, fica frustrado com Ilúvatar e tem o desejo de criar sozinho. Ele compõe sua própria música e quer se tornar o criador. Ele interrompeu propositalmente a música dos Ainur e forçou Eru Ilúvatar a conter sua desarmonia. Melkor foi repreendido publicamente e escondeu sua raiva.
    • O mundo é criado
      O mundo é criado e os Ainur que decidem entrar neste mundo tornam-se os Valar (mais poderosos) e os Maiar (menos poderosos). Eles concordam com a condição de que viverão suas vidas eternas neste lugar e não podem deixá-lo até o fim do universo.
    • A Primeira Guerra
      Melkor ataca seus irmãos, e a "simetria de Arda (continente único do mundo) é arruinada".
    • Começam os Anos das Lâmpadas
    • Criação das lâmpadas
      Arda é uma terra escura e sem vida, mas os Valar querem um único continente iluminado simetricamente por duas lâmpadas, uma ao norte e outra ao sul.
    • Enquanto os Valar estão distraídos com sua criação, Melkor começa a deformar os animais e criaturas da Terra-Média, colocando neles toda sua maldade.
    • Melkor destrói as lâmpadas
    • Criação das árvores de Valinor
      Os Valar criam duas árvores que iluminam apenas Valinor. A Terra-média é deixada na penumbra
    • Começam os Anos das Árvores
      Os Elfos são os primeiros a despertar.
    • Anões e Ents surgem
      Os ancestrais dos Anões e Ents despertam na Terra-média.
    • Os Elfos são encontrados
      Oromë, um Valar, descobre os Elfos, que despertaram recentemente na Terra-média. Ele os chama de Eldar.
    • Criação dos Orcs e Trolls
      Melkor começa a capturar Elfos e os usa para criar Orcs e Trolls.
    • Guerra!
      Para proteger os Elfos, os Valar embarcam na Guerra contra Melkor.
    • Melkor vencido
      Melkor é finalmente derrotado e capturado.
    • O tenente-general de Melkor, Sauron, consegue escapar dos Valar e permanece na Terra-média. Ele continua o trabalho de criar mais Trolls e Orcs em Angband, uma fortaleza nas Montanhas de Ferro.
    • Elfos em Valinor
      Os Valar convidam os Elfos a deixar a escuridão da Terra-média e se juntar a eles em Valinor.
    • A Grande Jornada dos Elfos
      Muitos Elfos partem para Valinor, mas alguns optam por permanecer na Terra-média. Esta é a primeira divisão dos Elfos.
    • Nasce Galadriel
    • Melkor é libertado da prisão em Valinor
    • Melkor começa a fazer amizade com alguns dos Elfos Noldor, que vivem em Eldamar, em Valinor.
    • Silmarils
      Fëanor, filho de Finwë, Grande Rei dos Noldor, completa as Silmarils, grandes joias feitas da luz das Duas Árvores. Eles são inestimáveis ​​e Melkor começa a corromper Fëanor, conforme ele passa a suspeitar de seus companheiros Eldar e dos Valar, pensando que eles querem possuir os artefatos.
    • Melkor destrói as Duas Árvores de Valinor
      Melkor destrói as árvores de Valinor, mata o Finwë e rouba as Silmarils
    • Criação do Sol e da Lua
      Os Valar criam o Sol e a Lua a partir dos restos das Duas Árvores; A Terra Média não está mais na escuridão.
    • Melkor foi renomeado Morgoth
    • Começo da Primeira Era
    • Os homens despertam em Hildórien, no extremo leste da Terra-média
    • Longa Paz
      Depois que os Noldor derrotaram o dragão de Morgoth, Glaurung, durante o Cerco de Angbad, a Longa Paz começa.
    • Amor proibido
      Beren, um homem, conhece Lúthien, uma princesa élfica, em uma clareira e eles se apaixonam.
    • Teste para ficar com Lúthien
      O pai de luthien, o Rei Thingol, estabeleceu a missão impossível que Beren precisaria cumprir para poder casar com a princesa: Beren deveria trazer uma silmaril da coroa de Morgoth.
    • Sauron é derrotado
      Beren é capturado durante sua busca, mas Lúthien o segue. Ela derrota Sauron e o força a libertar Beren. Sauron foge.
    • Elrond nasce
      Os gêmeos meio-elfos Elrond e Elros são filhos de Eärendil e sua esposa, Elwing.
    • Guerra da Ira
      O início da Guerra da Ira, na qual os Valar enfrentam Morgoth. A guerra dura 42 anos.
    • Morgoth é derrotado
      Os Valar finalmente derrotam Morgoth. Os Valar lançam Morgoth no Vazio.
    • Surge Mordor
      Ela levanta do mar.
    • Muitos Elfos retornam a Valinor, mas alguns permanecem na Terra-média.
    • Começa a Segunda Era
    • Criação de Númenor
      Homens que escaparam da destruição de Beliarand chegam a Númenor, uma ilha no mar entre a Terra-média e Valinor.
    • Sauron retorna
      Sauron se torna ativo novamente na Terra-média depois de se abater após a derrota de Morgoth.
    • Fortaleza de Barad-dûr
      Sauron começa a construir a fortaleza de Barad-dûr na terra de Mordor, no sudeste da Terra-média.
    • Reinado élfico
      Celeborn e Galadriel se tornam os líderes do reino élfico de Lórien.
    • Surgem os Anéis do Poder
      Disfarçado de um aliado chamado Annatar, Sauron engana os Elfos para que criem os Anéis de Poder.
    • O Um Anel
      Com a criação do Um Anel de Poder, todos os anéis estão completos. Sauron se revela como a força por trás desses artefatos. Sauron completa a torre de Barad-dûr.
    • Guerra dos Elfos contra Sauron
      Os Elfos escondem os Três Anéis de Sauron. A Guerra dos Elfos e Sauron começa.
    • Valfenda é criada
      Elrond sobrevive e lidera seu exército restante e refugiados a um vale ao norte. Elrond estabelece Valfenda, que é sitiada por Sauron.
    • Nova derrota de Sauron
      Uma aliança de Elfos e Homens Númenoreanos derrota Sauron. Sauron recua.
    • Isildur nasce em Númenor
    • Sauron, o enganador
      Sauron chega a Númenor como prisioneiro, mas usa seus poderes para começar a corromper os Númenoreanos.
    • Corrupção
      Sauron se torna conselheiro de Ar-Pharazôn, o Dourado.
    • Homens invadem Valinor
      Instigados por Sauron, Ar-Pharazôn, o Dourado, começa a construir uma grande armada para desafiar os Valar.
    • Fim de Númenor
      Ar-Pharazôn chega a Valinor. Em resposta, os Valar removem qualquer caminho da Terra-média para Valinor. Eles afogam Númenor. Sobreviventes de Númenor que permaneceram leais aos Valar chegam à Terra-média sob o comando de Elendil e seus filhos Isildur e Anárion.
    • Nasce Gondor
      Elendil, Isildur e Anárion fundam Arnor e Gondor. Sauron retorna a Barad-dûr em Mordor.
    • Guerra da Última Aliança
      Sauron ataca Gondor e conquista a cidade de Minas Ithil. A Guerra da Última Aliança começa.
    • A Última Aliança
      A Última Aliança de Homens e Elfos se forma para enfrentar Sauron.
    • Sauron é derrotado
      Sauron sai de Barad-dûr e vai ao campo de batlha, mata Gil-galad e Elendil. Isildur, filho de Elendil, usa os fragmentos da espada de seu pai, Narsil, para cortar o Um Anel do dedo de Sauron. Sauron é derrotado.
    • Começa a Terceira Era
    • Isildur se torna o rei de Gondor e Arnor
    • Isildur planta a Árvore Branca em Minas Tirith
    • O Um Anel é perdido
      Um bando de Orcs avança sobre Isildur e seus homens durante uma viagem. Isildur decide usar o Um Anel para escapar. Ele escorrega quando estava no rio Anduin e é atingido por flechas envenenadas.
    • Nasce Arwen Undómiel
    • Floresta das Trevas
      O espírito de Sauron chega à floresta da Floresta das Trevas, em uma área chamada Dol Guldur
    • Hobbits chegam ao Condado
    • Balrog em Moria
      Os Anões de Moria despertam um Balrog nas profundezas das Minas de Moria.
    • Nazgûl retornam a Mordor
      Sob a liderança do Rei-bruxo de Angmar, os Nazgûl retornam a Mordor.
    • Minas Morgul
      Minas Ithil cai nas mãos dos Nazgûl após um cerco de dois anos. Ela foi renomeada como Minas Morgul.
    Cena do Rei Bruxo de Angmar em O Senhor dos AnéisReprodução
    • Gondor sem Rei
      O Rei-bruxo de Angmar desafia o rei Eärnur de Gondor para um combate individual. O rei aceita, cavalga até Minas Morgul e nunca mais é visto.
    • Gandalf investiga
      Gandalf, o Cinzento, viaja para Dol Guldur para investigar o mal que se esconde lá, chamado de "O Necromante". Sauron se retira de Dol Guldur para evitar levantar suspeitas em Gandalf, começando a era conhecida como "A Paz Vigilante".
    • Thorin I conduz os Durin para longe da Montanha Solitária de Erebor para viver nas Montanhas Cinzentas.
    • Nasce Sméagol
    • Fim da Paz Vigilante
      Sauron retorna a Dol Guldur, encerrando a Paz Vigilante.
    • Novo portador do Um Anel
      Sméagol mata seu primo Déagol por causa do Um Anel depois de encontrá-lo no Rio Anduin.
    • Thorin Escudo de Carvalho nasce
    • Saruman em Isengard
      Saruman se torna o guardião de Isengard com permissão do Regente de Gondor.
    • Smaug invade
      O dragão Smaug ataca a cidade de Dale e passa a residir na Montanha Solitária. Os Anões restantes são exilados de Erebor.
    • Sauron retorna
      Gandalf mais uma vez viaja para Dol Guldur e confirma que Sauron voltou.
    • Bilbo Bolseiro nasce no Condado
    • Nasce Aragorn
      Aragorn, filho de Arathorn II, herdeiro do trono de Gondor.
    • Gandalf incentiva tomada da Montanha Solitária
      Gandalf encontra Thorin Escudo de Carvalho na cidade de Bri. Ele percebe que este anão é filho de Thráin II e dá a Thorin o mapa secreto de Erebor.
    • Eventos da trilogia O Hobbit
    • Bilbo Bolseiro retorna ao Condado
    • Barad-dûr
      Sauron chega a Mordor, onde os Nazgûl estavam esperando por ele. Ele começa a reconstruir Barad-dûr.
    • Gandalf, o Cinzento, encontra Aragorn pela primeira vez.
    • Frodo Bolseiro nasce no Condado
    • Os anões em Moria são destruídos
    • 111 anos
      Bilbo Bolseiro completa 111 anos e dá uma festa de aniversário. Gandalf está presente.
    • Eventos da trilogia O Senhor dos Anéis
    • Final feliz
      Samwise Gamgee, fiel companheiro de Frodo, se casa com Rosie Cotton.
    • Bilbo, Frodo, Galadriel, Gandalf e Elrond partem da Terra-média para sempre, indo para Valinor.
    • Começa a Quarta Era
    • Sam segue Frodo
      O último portador do anel, Samwise Gamgee, parte da Terra-média para Valinor.
    • Novo lar
      Merry e Pippin deixam o Condado para viver seus dias finais em Gondor.
    • Adeus ao Rei
      Aragorn morre e é enterrado em Gondor ao lado de Merry e Pippin.
    • Fim da Sociedade do Anel
      Legolas e Gimli partem para Valinor, pondo fim à Sociedade do Anel.
    • O fim
      Arwen Undómiel morre, encerrando a história até onde foi contada por Tolkien e seu filho.

    Veja mais