Cronologia Halloween; entenda a linha do tempo de Michael Myers

São onze filmes e quatro linhas do tempo separadas

21/10/2020 15h45 (Atualizado em 29/10/2020 18h23)

Por Daniel Reininger

Embora a franquia Halloween tenha começado com uma cronologia específica, após H20, de 1998, a franquia do vilão Michael Myers passou a ter diversas linhas do tempo. Isso sem falar em Halloween 3: A Noite Das Bruxas , que não tem nenhuma relação com o resto da série. Com onze filmes lançados e mais dois a caminho, fica difícil saber por onde começar a assistir. 

Confuso, certo? Mas a gente ajuda você a entender e decidir por onde dar play na franquia! O ideal é começar do clássico Halloween: A Noite Do Terror (1978), é claro. Entretanto, vale iniciar no reboot de 2007 ou direto em H20. Outra boa alternativa é ir ignorar o passado e ver o longa de 2018, Halloween.

São muitas opções, então, eis a ordem dos filmes e as linhas do tempo:

Ordem dos filmes

Halloween: A Noite Do Terror (1978)

O filme que começou tudo se passa na noite do dia das bruxas, no ano de 1963. Michael, um garoto de seis anos, mata sua irmã adolescente. Ele fica internado durante anos, mas o psiquiatra Dr. Loomis (Donald Pleasence) não consegue penetrar na mente do menino. Quinze anos depois, também em um dia das bruxas, Michael foge. O médico sabe que o garoto vai matar de novo e alerta a polícia. Enquanto não conseguem encontrá-lo, Michael segue a adolescente Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) e suas amigas, que começam a desaparecer.

Halloween 2: O Pesadelo Continua! (1981)

Em 1978, Michael Myers (Tony Moran) assassina três estudantes e tenta matar Laurie Strode (Jamie Lee Curtis), mas não consegue porque o psiquiatra dela, Samuel Loomis (Donald Pleasence), atirou seis vezes, afastando o assassino. Laurie foi levada para o hospital, mas logo começa a questionar por qual razão Michael a perseguiu. Enquanto isso, Loomis e a polícia procuram Michael pela cidade. Ele continua fazendo outras vítimas, mas seu objetivo é assassinar Laurie. Há uma razão para esta obsessão, um motivo que Loomis nem desconfia.

Halloween 4: O Retorno De Michael Myers (1988)

Após 10 anos internado em um manicômio, Michael Myers teve todo o corpo deformado pelo fogo, numa explosão provocada por Dr. Loomis (Donald Pleasence). Michael consegue escapar mais uma vez e volta à cidade natal, onde ameaça a vida da sobrinha de 8 anos, Jamie Lloyd (Danielle Harris), filha de Laurie Strode (Jamie Lee Curtis). Agora, Dr. Loomis decide entrar no caminho do maníaco para evitar que ele tire a vida da única sobrevivente da família.

Halloween 5: A Vingança De Michael Myers (1989)

No quinto filme da série, o maníaco Michael Myers (Don Shanks) está de volta a Salt Lake City para assassinar sua sobrinha. Entretanto, o heroico Dr. Loomis (Donald Pleasence) prepara uma armadilha para liquidá-lo de uma vez por todas.

Halloween 6: A Última Vingança (1995)

Em mais um retorno do vilão, ele pretende acabar com o que sobrou da família que tanto persegue. Só que seu principal inimigo, Dr. Loomis (Donald Pleasence), está atento aos seus movimentos e pronto para defender a família contra aquele que considera ser a personificação do Mal.

Nova cronologia

Halloween H20: Vinte Anos Depois (1998)

Passaram-se 20 anos desde que Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) escapou da fúria de seu irmão psicopata, no primeiro filme da série. Ela forjou a própria morte, mudou seu nome para Keri Tatee, reinventou sua vida e agora se esconde na pequena cidade de Summer Glen, onde trabalha como diretora de uma escola particular. Mesmo assim, ainda não superou os acontecimentos do passado. Agora é 31 de outubro outra vez e ela sabe que seu irmão pode aparecer de novo. E desta vez ele vai aterrorizar não apenas Laurie, mas também seu filho adolescente John (Josh Hartnett).

Halloween: Ressurreição (2002)

Um grupo de adolescentes vence uma competição para passar uma noite na casa onde Michael Myers, o famoso assassino local, passou a infância. A estadia será transmitida ao vivo na Internet, fato que representa publicidade e diversão para os jovens. Porém, o que era para ser uma brincadeira torna-se um jogo mortal e os adolescentes passam a lutar pela própria sobrevivência.

Nova cronologia

Halloween: O Início (2007)

Esse filme recomeça a franquia após a morte de Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) no filme de 2002. Nessa trama, conhecemos Michael Myers aos 10 anos de idade como um garoto problemático, excluído por todos. Sua mãe é uma stripper no clube local e vive brigando com o namorado. Para descontar sua raiva do mundo, Michael tem o hábito de maltratar animais, até que um dia o diretor da escola descobre e informa à sua mãe que o garoto possui tendências psicopatas. Numa noite de Halloween, fantasiado com uma de suas máscaras preferidas, ele perde totalmente o controle, assassina todos na casa e vai parar num reformatório para crianças. Depois de ficar recluso por 17 anos, ele foge da instituição mental e retorna à cidade em busca de vingança. Qualquer um que atravessar seu caminho estará correndo um grave perigo de morte.

H2: Halloween 2 (2009) (2009)

Na sequência do remake de 2007, Laurie Strode (Scout Taylor-Compton) é levada ao hospital, para se recuperar do último ataque de seu irmão, Mike Myers (Tyler Mane), horas antes. Mas Myers continua sua busca implacável por vingança. Depois que sua irmã não o aceita como membro da família, ele torna-se ainda mais malvado, já que seu único laço com as emoções foi quebrado. Agora, há duas principais vítimas em seu caminho: a jovem Laurie e o dr. Samuel Loomis.

Nova cronologia

Halloween (2018)

Sequência direta do clássico de 1978 dirigido por John Carpenter, mostra o retorno de um dos personagens mais icônicos da história do cinema: Michael Myers. Quatro década depois de escapar do ataque do maníaco em uma noite de Halloween, Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) precisa confrontar o assassino mascarado mais uma vez após ele escapar de uma instituição. Mas, agora Laurie está preparada.

Independente

Halloween 3: A Noite Das Bruxas (1982)

O único filme da franquia que não tem nada a ver com Michael Myers. Depois que a história terminou com Halloween II, a ideia era manter o nome, mas apresentar filmes autônomos anuais. Não deu certo. Na trama, um médico investiga as mortes de pacientes em seu hospital e descobre o responsável pelas atrocidades- um maníaco decidido a espalhar o terror pelo pais. O pesadelo se torna realidade, o próprio de loja de brinquedos, Conal Cochran, começa a fabricar máscaras, que convertem as almas e os corpos das crianças em seres diabólicos.

Linhas do tempo

A franquia possui quatro cronologias separadas, além de um filme independente. Confira quais filmes ver dentro de cada uma delas:

Original:

Halloween: A Noite Do Terror (1978)

Halloween 2: O Pesadelo Continua! (1981)

Halloween 4: O Retorno De Michael Myers (1988)

Halloween 5: A Vingança De Michael Myers (1989)

Halloween 6: A Última Vingança (1995)

Linha do tempo de H20:

Halloween: A Noite Do Terror (1978)

Halloween 2: O Pesadelo Continua! (1981)

Halloween H20: Vinte Anos Depois (1998)

Halloween: Ressurreição (2002)

Remake de 2007:

Halloween: O Início (2007)

H2: Halloween 2 (2009) (2009)

Linha do tempo atual:

Halloween: A Noite Do Terror (1978)

Halloween (2018)

Halloween Kills - O Terror Continua (2021)

Halloween Ends (2022)

Filme independente:

Halloween 3: A Noite Das Bruxas (1982)

 

É isso. Decidiu por onde começar? E se já conhece todos, qual é seu filme preferido?

  

 

Veja também:

Os filmes de terror que marcaram os anos 80

Os filmes de terror que marcaram os anos 90

Os filmes de terror que marcaram os anos 2000

Os filmes de terror que marcaram os anos 2010

TOP 6: Os clássicos do terror

Filmes de terror inspirados em histórias reais

Terror em família: Filmes em que o mal está dentro de casa

Saiba como estão os pequenos que amedrontaram o público nas telonas


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus