cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Cronologia Hannibal: a linha do tempo do serial killer

    Saiba a ordem certa para ver a franquia do personagem
    Por Thamires Viana
    17/02/2021 - Atualizado há 1 dia

    Hannibal Lecter já foi interpretado por três diferentes atores que deram o melhor de si para viverem o famoso serial killer que tem como características o sadismo, a manipulação e o canibalismo. E sempre que falamos de Hannibal, surge aquela dúvida sobre a cronologia, até um pouco confusa de entender, ainda mais com a chegada da série estrelada por Mads Mikkelsen entre 2013 e 2015.

    Um dos maiores sucessos dessa saga assustadora é O Silêncio Dos Inocentes, longa de 1991 brilhantemente estrelado por Anthony Hopkins (que ganhou um Oscar de Melhor Ator pelo filme) e Jodie Foster que somou a bagatela de US$ 272 milhões nas bilheterias mundiais e é um dos mais lembrados pelo público. Mas não, ele não é o início de tudo na ordem cronológica!

    Quer saber como se iniciou essa linha do tempo? Prepare a pipoca e confira abaixo a cronologia completa do universo de Hannibal Lecter.

    Hannibal - A Origem Do Mal (2007)

    Cena de Hannibal: A Origem do Mal

    O filme que inicia essa história foi lançado em 2007 e conta a juventude de Hannibal Lecter, aqui vivido por Gaspard Ulliel. Tudo começa em um castelo na Lituânia, durante a Segunda Guerra Mundial, onde a família Lecter vive. No entanto, por causa do conflito, fogem para uma casa nos arredores, mas isso não faz com que a família escape da violência da guerra. Anos depois, Hannibal encontra refúgio na França, onde conhece a Lady Murasaki Shikibu, persongem de Gong Li, viúva de seu tio que o ajuda a esquecer alguns pesadelos da guerra. Na medida em que conhece melhor sua própria natureza, Lecter procura alguns assassinos de guerra responsáveis pela morte de seus familiares.

    Continua após o anúncio

    Hannibal - Série (2013 - 2015)

    Cena de Hannibal: Série

    Seguindo a linha do tempo, a série desenvolvida para a NBC e estrelada por Mads Mikkelsen conta a história de quando Hannibal é um renomado psiquiatra. Na trama, acompanhamos a conturbada relação entre o investigador do FBI Will Grahan (Hugh Dancy) e o Dr. Hannibal Lecter (Mikkelsen), que a essa altura é considerado um brilhante profissional, mas esconde o terrível segredo de ser um serial killer canibal, que desenvolve uma fixação pelo investigador com quem trabalha.

    Dragão Vermelho (2002)

    Cena de Dragão Vermelho

    Lancado em 2002, o longa retrata o médico antes de O Silêncio Dos Inocentes, por isso é o terceiro na sequência. Nele, o agente do FBI William Graham, vivido por Edward Norton, recorre à ajuda de Hannibal, interpretado por Anthony Hopkins, para capturar um serial killer (Francis Dollarhyde, personagem de Ralph Fiennes), que está pondo a cidade em pânico. O único problema é que, além de Graham considerar o psiquiatra um de seus piores inimigos, Hannibal está dando preciosas informações ao criminoso a respeito da família do policial. 

    Continua após o anúncio

    O Silêncio Dos Inocentes (1991)

    Cena de O Silêncio Dos Inocentes

    Chegamos ao filme mais popular da franquia do assassino! Na trama de um dos clássicos do cinema, a agente novata do FBI Clarice Starling (Jodie Foster), procura por um assassino que ataca mulheres jovens e depois retira suas peles. Para construir o perfil psicológico deste psicopata, ela recorre à ajuda do assassino, que agora está preso, que agia de forma semelhante. Lecter, de fato, pode ajudar na investigação, mas quer em troca um local mais confortável para ficar preso. E quer também se aproximar da durona Clarice, para que ela fale de seus traumas e revele seu lado vulnerável. 

    Hannibal (2001)

    Cena de Hannibal (2001)

    A franquia se encerra no longa de 2001 que contou com a direção de Ridley Scott. Após ter enganado as autoridades por vários anos, Lecter agora vive tranquilamente na Itália. No entanto, ele é descoberto e volta para os Estados Unidos, onde procura a agente especial Clarice Starling, que aqui é vivida pela atriz Julianne Moore devido à saída de Foster da sequência. O que ele não sabe é que Mason Verger, peesonagem de Gary Oldman, um antigo paciente que o Dr. Lecter desfigurou, está a sua procura para se vingar e usará Clarice para pegá-lo.

    Continua após o anúncio

    Manhunter

    Cena de Manhunter (1986)

    Antes da franquia atual se iniciar em 1991, o personagem teve um primeiro filme lançado em 1986. Essa foi a primeira vez que o assassino foi levado às telas. Em Manhunter: Caçador de Assassinos, ele se chama Lecktor e é interpretado pelo ator escocês Brian Cox. Ao contrário dos filmes posteriores, aqui o personagem é secundário e aparece em apenas duas cenas do longa. Embora seja baseado no romance Dragão Vermelho (1981), de Thomas Harris, que também inspirou o longa de 2002, Manhunter pode ser visto de forma independente já que não interfere a linha do tempo do personagem.

    Lançamentos

    Embora a ordem cronológica da franquia seja a melhor forma de compreender a história de Hannibal, tem quem escolha ver a saga seguindo a ordem de lançamento dos longas, conhecendo primeiro as consequências da mente pertubada do personagem e depois seguindo para a sua origem.

    Sendo assim, confira a ordem de lançamento dos longas:

    O Silêncio Dos Inocentes (1991)
    Hannibal (2001)
    Dragão Vermelho (2002)
    Hannibal - A Origem Do Mal (2007)
    Bônus: Série - Hannibal (2013)

    Livros

    O autor norte-americano Thomas Harris se tornou um dos autores mais conhecidos mundialmente após lançar dar início à série de romances sobre Hannibal Lecter, em 1981. Todos os filmes sobre o personagem foram baseados nos livros de Harris, incluindo Manhunter e a série de TV.

    Ordem 

    Dragão Vermelho (1981)
    O Silêncio dos Inocentes (1998)
    Hannibal (1999)
    Hannibal: A Origem do Mal (2006)

    Continua após o anúncio

    Veja mais