Cronologia Matrix, entenda a linha do tempo da franquia

Descubra os acontecimentos da franquia que levam ao quarto filme

01/11/2020 14h00 (Atualizado em 04/11/2020 16h14)

Por Daniel Reininger

Quando o primeiro Matrix estreou, em 1999, imediatamente cativou fãs em todo o mundo com um universo cyberpunk e pós-apocalíptico onde máquinas usavam pessoas como fonte de energia. Com três filmes, animações e games considerados como parte da história, a franquia pode ser um pouco confusa de entender. Vamos detalhar toda a linha do tempo antes de Matrix 4 chegar.

Tudo começa com Thomas Anderson / Neo (Keanu Reeves) , que levava uma vida secreta como hacker até que, em uma noite, ele conhece uma mulher chamada Trinity (Carrie-Anne Moss), que promete apresentá-lo a Morpheus (Laurence Fishburne). Este revela a verdade sobre o seu mundo e a realidade: Ele não passa de bateria para as Máquinas e tudo diante de seus olhos é uma simulação de computador.

Ordem

O Segundo Renascer - Partes I & II (Animatrix, 2003)

Parte I:

Em meados do século 21, a humanidade desenvolveu robôs com inteligência artificial e os relegou a servidão. Um robô servo, B1-66ER, ouviu seus proprietários planejando que ele fosse descartado. Não querendo morrer, matou seus donos e cachorros. Posto em julgamento, B1-66ER foi considerado culpado de assassinato e condenado à destruição, junto com o resto de sua espécie. O julgamento acendeu o debate em todo o mundo sobre os direitos das máquinas e gerou protestos e violência.

As Máquinas eventualmente se separaram da humanidade e fundem uma nova cidade: 01. Devido às suas proezas técnicas, elas assumiram a maior parte dos negócios de manufatura do mundo - o poder de 01 aumenta enormemente, enquanto a humanidade começou a decair. As Máquinas pediram admissão às Nações Unidas, apresentando planos para um relacionamento civil estável com as nações humanas. Sua admissão foi negada e 01 foi atacada por armas nucleares.

Parte II:

O bombardeio nuclear não afetou as Máquinas tanto quanto o homem; Os habitantes de 01 sobreviveram ao ataque e a Guerra das Máquinas havia começado oficialmente. As Máquinas se mostraram muito eficientes, reivindicando territórios enquanto desenvolviam novas máquinas de guerra e estudavam o corpo humano em busca de fraquezas.

Perdendo, a humanidade decidiu bloquear o sol, afinal, as Máquinas funcionavam principalmente com energia solar e não teriam energia sem ela. Infelizmente, as Máquinas ainda sobreviveram, funcionando com fontes de energia temporárias, enquanto a agricultura e o ecossistema do homem caíram em ruínas.

As Máquinas finalmente venceram a batalha, erradicando a maior parte da civilização humana. Eles exigiam uma fonte de energia nova e permanente - eles escolheram os humanos. Fazendo experiências com soldados capturados, eles aproveitaram a energia elétrica do sistema nervoso e transformou pessoas em uma fonte de energia renovável. Além disso, desenvolveram um sistema de controle que se tornou a Matrix. Esta nova forma de interação Homem-Máquina é chamada de "A Segunda Renascença".

Uma História de Detetive (Animatrix, 2003)

A trama segue um detetive particular chamado Ash, no que ele chama de "caso para encerrar todos os casos". Ash recebe um telefonema anônimo para procurar um hacker que atende pelo pseudônimo de Trinity. Ash rastreia Trinity e descobre que outros detetives falharam na mesma tarefa, um havia cometido suicídio, um estava desaparecido e um enlouqueceu. Eventualmente, Ash encontra Trinity, mas Agentes aparecem e tentam apreender Trinity. Enquanto tenta escapar do trem, um agente tenta pegar o corpo de Ash, forçando Trinity a atirar nele para evitar que o agente assuma o controle de seu corpo. Enquanto Ash está ferido, ele e Trinity se despedem sem ressentimentos. Trinity escapa, mas antes diz a Ash que ele poderia ter lidado com a verdade sobre a Matrix.

Além da Realidade (Animatrix, 2003)

A trama acompanha uma adolescente, Yoko, à procura de seu gato Yuki. Ao perguntar pela vizinhança, no Japão, ela conhece um grupo de crianças que dizem que Yuki está na casa mal-assombrada e ele a convida para ir ver. O grupo encontrou um prédio velho e destruído com diversas anomalias. As crianças aprenderam a explorar as falhas na Matrix e brincam com elementos como uma lata de refrigerante que flutua, garrafas de vidro que se reconstrem depois de serem quebradas. A história termina quando a menina e as crianças estão do lado de fora da casa no dia seguinte, mas tudo virou um estacionamento. As crianças tentam quebrar garrafas e consertá-las como antes, mas nada acontece. Eles a logo vão embora. A garota avista a lata - uma das falhas anteriores - que não flutua mais.

O Record Mundial (Animatrix, 2003)

Agentes observam um atleta americano, Dan Davis, se preparando para uma corrida. O narrador afirma que ele foi um dos poucos homens a ganhar consciência da Matrix por meios não convencionais. Dan atinge um tempo recorde de 8,99 segundos, revogado testa positivo para uso de drogas. Ele consulta seu pai por telefone, decide prosseguir, mas seu técnico Tom diz a ele para não correr, pois ele sente que os músculos de Dan vão estourar se ele se esforçar mais. A corrida começa e Dan sai na frente. Os músculos de suas pernas estouram, mas ele continua correndo, ignorando a dor. "Ele não pode acordar. Não o deixe acordar", diz o o agente principal que vê a corrida no estádio. O tempo congela e os agentes possuem os outros corredores na tentativa de detê-lo. Enquanto eles tentam alcançá-lo, Dan consegue fugir dos agentes e perto da virtória ele vê o mundo ao seu redor como linhas de código e seus olhos "reais" se abrem pela primeira vez no mundo real.

Recorde Mundial, capítulo de Animatrix

Ele é colocado de volta na Matrix assim que acorda, mas ele volta à simulação com suas pernas destruídas a fim de ficar sob controle. Ele fica sob constante vigilância, mas ele continua em busca do mundo real e, eventualmente, consegue se libertar em definitivo.

O Robô Sensível (Animatrix, 2003)

O filme mostra um grupo de rebeldes humanos que atraem um robô sentinela para seu laboratório a fim de ensinar à máquina capturada alguns dos traços positivos da humanidade, principalmente compaixão e empatia. O objetivo final deste projeto é ajudar as máquinas inteligentes a desenvolverem o livre arbítrio a fim de substituir sua programação original de "busca e destruição". A esperança dos rebeldes é que, uma vez convertida por sua própria vontade (um ponto-chave discutido no filme), uma máquina "iluminada" ajude Sião em sua luta contra o totalitarismo que domina a Terra.

Coração de Soldado (Animatrix, 2003)

A história segue Cis, que joga sua "simulação favorita": um programa de batalha ambientado no Japão feudal. Depois de eliminar com sucesso uma cavalaria inimiga, um samurai solitário aparece e Cis reconhece como Duo. Eles conversam enquanto treinam e ele admite o desejo de retornar à Matrix; incrédula, Cis, responde que é impossível porque a verdade já é conhecida por eles. Duo fiz que a realidade é dura e está cansado dela e afirma que as Máquinas podem fazer os dois esquecerem a verdade. Duo revela que já matou os outros membros da tripulação e contatou as Máquinas. Ele pede a Cis que volte com ele para a Matrix, mas recusa. À medida que Duo se torna mais agressivo, Cis tenta escapar ao mesmo tempo em que evita seus ataques. Depois de matar Duo, ela percebe que foi tudo um teste.

Matrix (Filme, 1999)

Depois de anos de busca, Morpheus e Trinity finalmente encontram informações sobre um homem capaz de manipular a Matrix. Outro membro da resistência, Cypher, reúne informações que revelam o paradeiro do homem que eles procuraram. O filme começa com um telefonema de Trinity para Cypher, perguntando se está tudo certo para o encontro com o homem, mas ela percebe que a ligação está sendo rastreada e ela desliga rapidamente.

Eventualmente, Neo se encontra com Morpheus e confirma que quer saber mais sobre a Matrix e escolhe a pílula vermelha. Neo acorda abruptamente em um recipiente cheio de líquido, conectado a milhões de outras pessoas por uma elaborada estrutura elétrica. Ele é resgatado por Morpheus e trazido a bordo de uma nave chamada Nabucodonosor. Morpheus diz a Neo que os humanos estão lutando contra máquinas inteligentes que foram criadas no início do século 21 e desde então assumiram o controle da superfície da Terra.

Depois que os humanos escureceram o céu para cortar a energia solar, as máquinas capturaram os humanos para usar sua energia bioelétrica como fonte de energia. Os humanos escravizados são mantidos dóceis dentro da Matrix, uma simulação do mundo de 1999. Neo vive neste mundo simulado desde o nascimento.

Morpheus acredita que o ano real está mais perto de 2199, mas realmente ninguém sabe. Morpheus explica que ele e sua tripulação pertencem a um grupo de humanos livres que "desconectam" outros da Matrix e os recrutam para a rebelião contra as Máquinas e explica que Zion é a última cidade humana da Terra. Morpheus acredita que Neo é "o escolhido", um homem profetizado para acabar com a guerra centenária contra as máquinas.

Era Uma vez um Garoto (Animatrix, 2003)

Michael Karl Popper tem sonhos recorrentes em que está caindo. Depois de acordar de um desses sonhos, ele se conecta a uma sala de chat e recebe uma mensagem de Neo. No dia seguinte, o celular do garoto toca na aula; depois de ser repreendido e desligado, seu celular toca novamente. Para aborrecimento de seu professor, Michael atende: Neo diz para ele sair agora. Ele é perseguido por um bando de agentes em sua escola e acaba encurralado no telhado. Membros da família e da escola de Michael são mostrados participando de seu funeral, comentando como ele está "em outro mundo agora". O garoto desperta no mundo real para ver Neo e Trinity cuidando dele. Eles observam que ele alcançou a "autocomposição", o que foi considerado impossível: The Kid agradece a Neo por salvá-lo, mas Neo diz que ele "salvou a si mesmo".

Voo Final de Osíris (Animatrix, 2003)

É um capítulo das animações Animatrix que serve como prelúdio direto para os eventos de Enter the Matrix e Matrix Reloaded. Robbie, o operador do Osiris, informa o capitão Thadeus que há milhares de Sentinelas à frente deles. Thadeus ordena que eles recuem, mas acabam saindo na superfície, onde descobrem milhares de Sentinelas reunidas, cercando diversas escavadoras pesadas. É então que Thadeus percebe onde eles estão diretamente sobre Zion, a última cidade humana. As máquinas estão cavando para eliminar a humanidade. Coletando os dados, eles são detectados. Enquanto fogem, Thadeus manda alguém mandar entrar na Matrix e enviar um aviso, mas pode ser tarde demais.

Enter the Matrix (Jogo, 2003)

O game corre paralelo ao filme e foi projetado para ser parte integrante do enredo da franquia Matrix. Os personagens principais do jogo incluíam Niobe (Jada Pinkett Smith), capitã da nave Logos, e sua tripulação. O começo do jogo consiste em investigar uma mensagem de emergência da nave Osiris, que aparece no curta-metragem de Animatrix, Voo Final de Osíris, um hovercraft que acredita-se ter sido destruído pelos Sentinelas. No fim, eles precisam entregar uma mensagem vital para a sobrevivêncua de Zion, antes que seja tarde.

Matrix Reloaded (Filme, 2003)

Seis meses após os eventos de Matrix, os lutadores da Resistência de Zion descobriram que um exército de máquinas romperá os muros de suas cidades em três dias. Neo descobre a verdade sobre a Matrix, que ele não é o primeiro escolhido e sim apenas um deles num ciclo criado pelas próprias máquinas para manter os humanos sob controle, afinal, permitindo um pequeno nível de rebelião, exterminada quando o novo escolhido aparece, as máquinas podem garantir a continuidade da escravidão da humanidade.

Ele foi manipulado desde o início pelo Oráculo e o Arquiteto para entregar o código armazenado dentro dele de volta à fonte, da mesma forma que os cinco escolhidos antes dele fizeram. Quem revela tudo é o criador desse plano, o Arquiteto. Entretanto, ele decide seguir outro caminho a fim de salvar Trinity.

Matrix Revolutions (Filme, 2003)

As máquinas invadem Zion, Neo descobre novos poderes, inclusive a capacidade de influenciar sentinelas no mundo real e o Agente Smith começa a destruir a Matrix. Com as duas facções ameaçadas pelo vírus Smith, Neo eventualmente negocia uma trégua com as máquinas, salva a humanidade da aniquilação, também a Matrix e quebra o ciclo criado para manter os humanos sob controle. Entretanto, ele morre.

The Matrix Online (Jogo, 2005)

Os eventos do fracassado MMO The Matrix Online acontecem logo após Matrix Revolutions. Não muito depois da trégua, os humanos  começam a construir uma segunda Zion, quebrando as regras do cessar-fogo entre a humanidade e as máquinas. Isso leva a mais confrontos entre as duas facções, agravado pelo desejo fanático de Morpheus obter os restos mortais de Neo de volta da Cidade das Máquinas.

Além disso, uma nova facção de humanos, aliados às máquinas, surge e eles são chamados Cypherites, em homenagem ao infame soldado da Resistência que traiu seus camaradas por uma chance de ser reinserido na Matrix sem qualquer memória de seu tempo fora. Morpheus é morto por um assassino dentro do programa. Aparecem máquinas mais novas e mortais e rumores de que Neo pode ter sobrevivido à sua fatídica viagem à Fonte.

 

Matrix 4

Pelo que tudo indica, o filme acontece após os eventos do jogo The Matrix Online, afinal, o game sugere que a dupla Neo e Trinity ainda estaria viva, de alguma forma, cumprindo a profecia do Oráculo do final de Matrix Revolutions. Morpheus, por outro lado, está morto, sem nenhum caminho de volta e, por isso, seu personagem não deve retornar. É possível que o filme aborde a Segunda Guerra contra as Máquinas, visto em The Matrix Online. Entretanto, a história ainda é mantida em segredo.

Veja algumas dessas cenas de bastidores: 


Linha do tempo

Entenda alguns eventos gerais da história desse universo:

1999 - Auge da humanidade.

Início do século 21 - Humanidade cria máquinas inteligentes.

2090 a 2139 - Robô B1-66ER mata seus mestres, é julgado e começa o movimento pelos direitos civis das máquinas.

2139 a 2199 - Em declínio, a humanidade ataca as máquinas e começa a guerra. Durante o conflito,os humanos queimam o céu.

2200 - Humanidade perde a guerra e se torna fonte de energia para as máquinas.

2200 - Criação da Matrix.

2200 a 2702 - Resistência é manipulada pela Matrix cinco vezes, com cinco escolhidos seguindo o caminho pré-determinado.

2703 - Surge Neo, que quebra o ciclo para salvar Trinity. Eventualmente, ele negocia uma trégua com as máquinas.

2704 - Humanidade cria um novo lar, desconhecido para as máquinas, quebrando a frágil trégua. Assim começa A Segunda Guerra das Máquinas.

 

Veja também:

Entenda o que é Cyberpunk, de Blade Runner a Matrix

Keanu Reeves, Ellen Page e outros atores de Hollywood que estrelam videogames

Love, Death & Robots é uma das melhores produções Netflix

Opinião: Altered Carbon é série bela e promissora, mas falta profundidade

Matrix 4: Veja tudo o que sabemos sobre o filme


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus