Cronologia Piratas do Caribe: Entenda a linha do tempo da franquia

Conheça a ordem dos eventos do universo da franquia

22/11/2020 15h00

Por Daniel Reininger

Piratas Do Caribe é uma das franquia de maior sucesso do cinema e possui um dos universos mais desenvolvidos da sétima arte, com muita história para contar. Apesar dos filmes serem sequências diretas um do outro, eles possuem muitos flashbacks e às vezes fica difícil entender todos os acontecimentos. Fizemos, então, essa cronologia para deixar tudo mais claro.

Ordem dos filmes

Piratas Do Caribe - A Maldição Do Pérola Negra

No século 17, o pirata Jack Sparrow (Johnny Depp) tem seu navio - o Pérola Negra (Black Pearl) - roubado pelo também pirata Barbossa (Geoffrey Rush), que usa a navegação para arrasar a cidade de Port Royal e seqüestrar a bela filha do governador, Elizabeth (Keira Knightley). Com a ajuda de um amigo da moça, o leal Will Turner (Orlando Bloom), o capitão Sparrow vai atrás do barco e de Elizabeth. O que os heróis ainda não sabem é que uma terrível maldição recaiu sobre Barbossa e seu bando, fazendo com que eles vaguem eternamente pelos oceanos, transformando-se em esqueletos à noite. A única forma de quebrar a maldição é restaurando um antigo tesouro, há anos saqueado.

 

Piratas Do Caribe - O Baú Da Morte

O capitão Jack Sparrow (Johnny Depp) descobre que tem uma dívida de sangue com o legendário Davy Jones (Bill Nighy), capitão de um navio fantasma. Jack precisa encontrar uma forma de escapar de uma maldição eterna. Não bastando, o pirata ainda tem de lidar com os preparativos para o casamento dos amigos Will Turner (Orlando Bloom) e Elizabeth Swann (Keira Knightley), que são obrigados a acompanhá-lo nesta aventura.

 

Piratas Do Caribe - No Fim Do Mundo

Lorde Cutler Beckett (Tom Hollander) e sua Companhia das Índias Orientais assumiram o controle do navio fantasma Holandês Voador (Flying Dutchman). Sob o comando do almirante James Norrington (Jack Davenport), saem matando piratas. Para salvar a pele dos que restam, Will Turner (Orlando Bloom), Elizabeth Swann (Keira Knightley) e o capitão Barbossa (Geofrey Rush) precisam reunir os Nove Lordes da Corte da Irmandade para tentar derrotar Beckett. O último que falta é Jack Sparrow (Johnny Depp), que está preso no baú de Davy Jones (Bill Nighy). Para salvar Sparrow, eles viajam até Cingapura e enfrentam o pirata Sao Feng (Chow Yun-Fat) para recuperar os mapas que os levarão ao fim do mundo.

 

Piratas Do Caribe - Navegando Em Águas Misteriosas

O Capitão Jack Sparrow (Johnny Depp) cruza com uma mulher do seu passado (Penélope Cruz), mas fica confuso se a relação deles é de amor ou se ela está apenas interessada em saber como chegar até a Fonte da Juventude. A bordo do navio de Barba Negra (Ian McShane), Sparrow não sabe a quem deve temer mais: seu antigo amor ou seu rival declarado.

 

Piratas Do Caribe: A Vingança De Salazar

Jack Sparrow (Johnny Depp) corre perigo de vida novamente depois que O capitão Salazar (Javier Bardem), um antigo inimigo, monta um exército de piratas fantasmas para tentar exterminar todos os piratas do mundo. A única chance de escapatória do herói é encontrar o Tridente de Poseidon e com ele controlar todo o mar.

 

Eventos da franquia

1513 - Juan Ponce de León descobre a Flórida em sua busca pela Fonte da Juventude.

1519 - Hernán Cortés conquista o império Asteca empunhando a Espada de Cortés. Os astecas entregam a Cortés uma arca contendo 882 peças idênticas de ouro para apaziguar a matança. Quando Cortés se recusa a interromper sua conquista, os deuses pagãos colocam uma maldição sobre o tesouro:  qualquer um que tirar uma moeda do baú se tornará um esqueleto morto-vivo. O tesouro acaba indo parar na Isla de Muerta.

1523 - Juan Ponce de León navega com o navio Santiago e descobre a Fonte da Juventude. O Santiago acaba encalhado por uma tempestade no topo de rochas a beira de um penhasco.

1547 - Hernán Cortés morre. No entanto, seu espírito permanece na Espada de Cortés e pode ser liberado por qualquer um que proferisse um encantamento sobre a Espada e sua bainha.

Por volta de 1600 - Em uma data exata desconhecida, um marinheiro chamado Davy Jones e a deusa do mar Calypso se apaixonam. Calypso recompensa esse amor dando a Jones a capitania do navio Holandês Voador (Flying Dutchman) e a sagrada tarefa de transportar as almas dos que morreram no mar para a vida após a morte.

Por volta de 1610 - Davy Jones e outros reis piratas da Corte Pirata prenderam Calypso em forma humana com as relíquias Nove Peças de Oito, para que o os mares pertencesssem aos homens.

Por volta de 1611 - Pouco depois, a culpa de Davy Jones pelo que fez ao seu amor se torna tão grande que ele literalmente arranca seu coração e o tranca no Baú da Morte.

1661 - A Segunda Corte Pirata se reúne, durante a qual os Lordes Piratas Henry Morgan e Bartolomeu redigiram o Código do Pirata.

1673 - A Taverna The Faithful Bride abre em Tortuga.

1690 - Jack Sparrow nasce, a bordo de um navio pirata no meio de um furacão.

1699 - Don Rafael traz sua neta Esmeralda para Baía Naufrágio (Shipwreck Cove), onde ela conhece Jack Sparrow.

1704 - A estalagem The Whale and Waterspout abre em Port Royal.

1706 - O jovem Jack Sparrow começa sua busca pela Espada de Cortés, reunindo sua primeira tripulação. Ele descobre a Cidade dos Mortos, rouba o olho de Sam Olhos de Pedra e derrota Torrents.

1707 - As forças da Marinha Real Britânica e da Companhia de Comércio das Índias Orientais, lideradas pelo Almirante Lawrence Norrington, tentam capturar o infame pirata Capitão Edward Teague.

1708 - O caçador de piratas da Marinha Real Espanhola, Armando Salazar, tenta acabar com a pirataria no Caribe. Jack Sparrow o engana para navegar até o Triângulo do Diabo, onde seu navio afunda com toda a tripulação. As forças das trevas dentro do Triângulo ressuscitam os espanhóis como fantasmas vingativos, mas eles ficam presos no local por décadas.

1708 - Nascem Will Turner e Elizabeth Swann.

1710 - Os piratas renegados destroem o navio de outro pirata, o capitão Hector Barbossa.

1716 - Jack Sparrow, funcionário da East India Trading Company, salva o navio em que está servindo de cair nas mãos dos piratas. Seu superior, Cutler Beckett, o promove a capitão e lhe dá o comando de seu próprio navio mercante.

1718 - Jack Sparrow, capitão do navio pirata Pérola Negra, aparece em Tortuga para recrutar uma tripulação para ir atrás do Tesouro de Cortés. Três dias após o início da viagem, o primeiro imediato, Hector Barbossa, lidera um motim. Ele abandona Jack em uma ilha deserta.

1718 - Capitão Barbossa e sua tripulação navegam no Pérola Negra para a Isla de Muerta, onde encontram o tesouro de Cortés.  Depois de gastar todo o tesouro, a tripulação de Barbossa acaba amaldiçoada e começo a busca para devolver todas as 882 peças do tesouro, mas uma está perdida.

1720 - Will conhece Elizabeth, que pega seu medalhão (uma das moedas do tesouro de Cortés) para garantir que ele não seja confundido com um pirata por seu pai, o governador.

1728 - Eventos de Piratas Do Caribe - A Maldição Do Pérola Negra.

1729 - Eventos de Piratas Do Caribe - O Baú Da Morte.

1730 - Eventos de Piratas Do Caribe - No Fim Do Mundo.

1730 - Nasce Henry Turner.

1732 - Nasce Carina Smyth.

1742 - Henry Turner, de 12 anos, tenta se afogar para encontrar seu pai (membro do Holandês Voador), mas é salvo por seu pai. Ele conta a ele, William Turner, sobre o Tridente de Poseidon e sua habilidade de quebrar maldições, mas William pede para ele não ir atrás do artefato.

1746 - O navio Queen Anne's Revenge ataca o Pérola Negra na costa de Hispaniola. Barba Negra captura o navio e a encolhe magicamente, fazendo do Pérola Negra um de seus navios presos em garrafas.

1750 - Inicia-se a busca pela Fonte da Juventude em Piratas Do Caribe - Navegando Em Águas Misteriosas.

1751 - O caçador de piratas morto-vivo, Armando Salazar, escapa do Triângulo do Diabo e vai atrás do pirata que causou sua morte, Jack Sparrow. Eventos de Piratas Do Caribe: A Vingança De Salazar.

 

Saiba Mais:

Piratas do Caribe: As perguntas sem respostas da franquia

Disney+ chegou; conteúdos que você não pode deixar de ver no catálogo

20 filmes da Disney para assistir em família


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus