cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Cultuada e inovadora série 'Babylon 5' bomba no streaming

    Programa ajudou a mudar forma como histórias são contadas na TV
    Por Daniel Reininger
    21/06/2022 - Atualizado há 14 dias

    Com uma história intrigante e personagens marcantes, Babylon 5 se tornou uma das séries de ficção científica mais cultuadas de todos os tempos.

    Filmada já com foco nas televiões HD, mesmo nos anos 90, foi pioneira também no uso de computação gráfica.

    Entretanto, é muito lembrada também por ajudar a criar o formato atual das séries de TV com arcos de história que se estendem ao longo de uma temporada ou até da série inteira.

    Babylon 5 e estreou na HBO Max, onde está bombando!

    Babylon 5

    A série gira em torno da estação espacial Babylon 5: um ponto focal para política, diplomacia e conflitos na galáxia durante os anos de 2257 a 2262.  

    O piloto estreou nos Estados Unidos em 22 de fevereiro de 1993. Uma vez aprovado, a série iniciou as transmissões em 26 de janeiro de 1994 e teve cinco temporadas completas. Além disso, a série deu origem a seis filmes para TV e um spin-off, Crusade, que estreou em 1999 e teve apenas treze episódios.

    Cada uma das cinco temporadas da série retrata um ano dessa estaçã. No início da série, a estação Babylon 5 está recepcionando embaixadores das diversas raças da galáxia. 

    A Terra tinha sobrevivido por pouco de uma guerra acidental contra os poderosos Minbari que mesmo com toda a sua superioridade tecnológica, misteriosamente se renderam quando estavam à beira da vitória e da completa destruição da raça humana. 

    Após esse evento traumático, a humanidade decidiu criar a estação a fim de buscar a paz na galáxia. As coisas evoluem aos poucos e a estação se torna mais do que isso.

    Inovadora

    Ao contrário da maioria das séries de TV na época, a série consiste de um arco de história coerente de cinco anos se desenrolando em cinco temporadas de 22 episódios cada. Babylon 5 foi concebida com um começo, meio e fim bem definidos, algo que se tornou comum atualmente.

    O criador e showrunner J. Michael Straczynski escreveu 92 dos 110 episódios de Babylon 5, incluindo todos os 44 episódios da terceira e quarta temporadas, uma façanha nunca antes realizada na televisão americana. 

    Outros escritores que contribuíram para a série incluem Peter David, Neil Gaiman, Kathryn M. Drennan, Lawrence G. DiTillio, D.C. Fontana e David Gerrold. Cada escritor era informado do arco de história geral, permitindo que a séria fosse produzida consistentemente dentro do orçamento. 

    As regras de produção eram estritas: os roteiros eram escritos com antecedência de seis episódios e uma vez que a produção tivesse iniciado, não haveria mais mudanças.

    Prevendo a televisão de alta definição, a série já foi filmada no formato 16:9 ao invés do tradicional 4:3, com a imagem sendo cortada para o padrão 4:3 para a transmissão na TV. 

    Babylon 5 também se destacou como uma das primeiras séries de TV a se utilizar da computação gráfica para criação de efeitos visuais. Um marco para a época.

    Elenco da série Babylon 5Divulgação

    Assista

    Uma das melhores séries de sci-fi já feitas, Babylon 5 estava muito à frente do seu tempo e até hoje é incrível se der vista. Vale cada minuto investido!

    Todas as temporadas da série estão na HBO Max

    Veja mais