cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Como foi feita a Mãozinha de A Família Addams

    O ator Christopher Hart foi quem deu uma mãozinha ao longa (literalmente!)
    Por Thamires Viana
    20/12/2020 - Atualizado há 27 dias

    A Família Addams é uma das histórias mais queridas pelo público. Sombrios e ao mesmo tempo hilários, os integrantes dessa família ocupam um lugar no coração daqueles que adoram uma boa comédia macabra.

    Lançado em 1991, o primeiro longa completou 29 anos em 2020 e ainda continua arrancado risadas do público. Na história, caos e assassinato se misturam na mansão da excêntrica família quando dois advogados trapaceiros tentam infiltrar um falso tio Chico (Christopher Lloyd) na família de Morticia (Anjelica Huston) e Gomez (Raul Julia).

    Entre vários personagens amados, um sempre se destacou por não verbalizar uma palavra, mas ser extremamente carismático: Mãozinha. Ela rastejava, fazia acrobacias e, claro, atuava muito bem nas cenas! Mas você sabe como eram realizadas as gravações e quem era o ator por trás do papel?

    A gente te conta, mas antes, relembre a criação dessa família.

    A Família Addams

    Criada pelo cartunista americano Charles Addams em 1938, a família formada por Morticia, Gomez, Vandinha, Tio Chico, Mãozinha, Primo Coisa, e outros personagens marcantes ganhou diversas adaptações ao longo dos anos, incluindo uma série de televisão exibida originalmente entre 1964 e 1966, uma franquia de filmes - A Família Addams e A Família Addams 2 - que se tornou um grande sucesso na década de 90, e mais recentemente, o filme de animação A Família Addams que já tem sequência confirmada para 2021.

    A Família Addams

    É claro que essa não é uma família típica. O criador tinha uma quedinha pelo bizarro e trouxe em seus personagens o mais estranho comportamento para satirizar as tradições das familias tradicionais americanas e seus bons costumes. A fórmula deu certo e os hábitos mórbidos e incomuns desse grupo os tornaram amados pelo público. 

    Mãozinha

    O ator Christopher Hart foi o responsável por dar - literalmente - uma mãozinha no longa de 1991. Além de atuar, ele é um mágico habilidoso e chamou a atenção da produção por ter mãos grandes e bonitas. "No roteiro, Mãozinha foi criada como um animal de estimação da família. Não tanto um cachorro fiel quanto um hamster, que simplesmente corre pela casa. Para mim, ela precisava ser muito mais, precisava ser mágica, ser Fred Astaire", disse Alan Munro, supervisor de efeitos visuais, referindo-se ao grande ator de musicais dos anos 30. 

    Atualmente, com o avanço da tecnologia, um personagem assim poderia muito ser ser recriado em CGI, mas estamos falando dos anos 90, quando essa técnica ainda não estava tão avançada assim. Embora o personagem não apareça em todas as cenas, a produção levou quatro meses para realizar todas as aparições dela nas telonas. Para a preparação, o ator passava por um trabalho de duas horas na maquiagem da mão e filmava todas as suas cenas duas vezes: uma com o resto do elenco e outra sozinho.

    Continua após o anúncio
    Mãozinha - A Familia Adams

    Os efeitos eram realizados usando uma impressora óptica. Munro conta em um artigo no site Before and Afters, como eram os processos de gravações com Hart. "Ele usaria vários pulsos protéticos. Para cenas de frente, de topo e de perfil, Chris ficava deitado de bruços com o braço estendido, vestindo uma manga preta. A falsa prótese de pulso seria adicionada, virada para cima, dando a ilusão de que seu corpo estava em pé. Para cenas por trás, ou quando Mãozinha tivesse que se virar, Chris seria posicionado acima da câmera, com uma prótese colocada em torno de seu pulso real para criar uma borda".

    Complexo, não é?

    "Na pós-produção, o corpo dele era removido por meio de rotoscopia, um processo meticuloso de animação quadro a quadro. Essas tomadas ópticas usando uma mão real eram intercaladas com filmagens feitas com mãos mecânicas cobertas por látex natural, projetadas para realizar tarefas específicas. Dessa forma, poderíamos manter o público adivinhando, de cena em cena, exatamente como o efeito estava sendo feito", finaliza ele.

    Produção

    Lançado no Brasil em 20 de dezembro de 1991, A Família Addams tem direção assinada por Barry Sonnenfeld e roteiro escrito por Caroline Thompson e Larry Wilson. Além de Anjelica Huston, Raúl Juliá e Chistopher Lloyd, o elenco trazia nomes como Dan Hedaya, Christina Ricci, Paul Benedict, Jimmy Workman e John Franklin.

    O filme teve um orçamento estimado em US$ 30 milhões e somou mais de US$ 114 nas bilheterias mundiais. 

    A Família Addams está disponível no catálogo do Amazon Prime Video.

    Veja também: