cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    'La Casa de Papel' foi gravada em sete países, veja fatos dos bastidores

    Série de sucesso da Netflix chega ao seu final épico

    Por Daniel Reininger
    03/12/2021 - Atualizado há 9 meses

    La Casa de Papel é um dos maiores sucessos da Netflix e, como chegou a hora de se despedir do grupo de ladrões mais amados da TV, vamos trazer alguns fatos curiosos sobre a produção espanhola.

    A última temporada já está no streaming, confira essas curiosidades antes de maratonar:

    Curiosidades

    Roteiro em tempo real - Os roteiros eram escritos enquanto a filmagem ainda estava acontecendo, com adaptações conforme o andamento da história.

    Professor - Álvaro Morte precisou fazer cinco audições ao longo de dois meses antes de conseguir o papel do Professor.

    Quase cancelada - A primeira temporada de La Casa de Papel foi ao ar em maio de 2017 no canal espanhol Antena 3. Com a audiência em queda, ela foi cancelada. Porém, a Netflix comprou a trama e a transformou numa das mais populares já feitas.

    300 locações - A primeira temporada de La Casa de Papel foi gravada em Madrid, Espanha, mas os episódios seguintes foram filmados em 300 localizações de países como Dinamarca, Itália, Panamá, Portugal, Tailândia e Reino Unido.

    Muitos macacões - Ao longo de todas as 5 temporadas, os personagens de La Casa de Papel usaram mais de 600 macacões vermelhos.

    Imagem do pôster de La Casa de PapelDivulgação / Netflix

    Nomes de cidades - Alex Pina revelou essa curiosidade: “Tínhamos algumas ideias, entre elas, nomes de planetas. Um dia, alguém apareceu usando uma camiseta com a palavra Tokyo e foi assim que tudo começou. Imagine se tivéssemos ficado com a ideia dos nomes de planetas, os heróis seriam Urano, Mercúrio e Júpiter”, revelou o criador.

    Ideias libertárias - O uniforme era vermelho para que a roupa se destacasse. Enquanto isso, a máscara tem relação aos ideais rebeldes e libertários do Professor, assim como o artista espanhol Salvador Dalí tinha na vida real.

    Dinheiro falso - Um milhão de notas de 50 euros foram fabricadas para a série, impressas em papel jornal.

    Ouro falso - Foram criadas 6000 barras de ouro cenográficas produzidas para a série.

    Inspiração - A aparência de Tokyo foi inspirada em Mathilda, personagem de Natalie Portman no filme O Profissional, de 1994.

    Cena da quinta temporada de La Casa de PapelReprodução

    Antifa - A canção usada várias vezes na série, "Bella Ciao", é um hino partidário, adaptado de uma antiga canção folclórica italiana do final do século XIX. Durante a segunda guerra mundial, representou a resistência italiana contra Benito Mussolini. É usada mundialmente como um hino antifascista de liberdade e sobrevivência em tempos difíceis.

    Risada única - A forma de rir de Denver foi incluída no roteiro antes mesmo de Jaime Lorente ser escalado para o papel. O roteiro simplesmente pedia "risadas inúteis" e cada ator que fez o teste interpretou isso de forma diferente.

    Local criado para série - O Banco da Espanha não permitiu que a equipe de produção visitasse o prédio real para reproduzi-lo no set. Os cenários internos são fictícios. E a parte externa do prédio onde ocorre o assalto não é a real Casa da Moeda da Espanha, mas, na verdade, o Conselho Nacional de Pesquisa da Espanha em Madri.

    Linguista - O ator croata Luka Peros (Marselha) dublou sua própria voz para a distribuição da série em português, alemão, inglês, francês e italiano.

    Desventuras -  Ao entrar em contato com os ladrões, a inspetora Raquel Murillo (Itziar Ituño) costuma amarrar os cabelos com um lápis para se concentrar, assim como faz Violet Baudelaire com sua fita roxa nos livros Desventuras em série, escrito por Lemony Snicket.

    La Casa de Papel

    A série continua a mostrar o assalto ao Banco da Espanha, que se mostoru muito mais complexo do que o experiente bando de ladrões esperava.

    Os cinco primeiros capítulos da parte 5 de La Casa de Papel já estão disponíveis na Netflix.  

    Os cinco episódios seguintes, que encerram a série, foram lançados neste 3 de dezembro. Veja o trailer:

    Veja mais