cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    'O Homem do Norte' é filme sobre vikings mais realista já feito; veja fatos

    Descubra curiosidades sobre o longa e a mitologia nórdica
    Por Daniel Reininger
    11/05/2022 - Atualizado há 13 dias

    O Homem do Norte, aguardado longa do diretor Robert Eggers (A Bruxa e O Farol), chega aos cinemas brasileiros como um dos melhores filmes do ano

    E o longa está repleto de elementos reais da história viking, além de muitos detalhes curiosos de bastidores. Descubra as principais curiosidades:

    O longa

    A história é simples, o impacto do longa está nas imagens, sons e passagens oníricas da obra. O filme se passa no ano de 914, durante o início da colonização da Islândia. 

    Na trama, depois de testemunhar seu pai, o rei Aurvandill War-Raven (Ethan Hawke), ser traído e assassinado por seu tio Fjölnir (Claes Bang), o príncipe viking Amleth (Alexander Skarsgård) foge e encontra refúgio com outros povos nórdicos. 

    O destino o faz buscar vingança, muitos anos depois, quando após uma batalha descobre que pode se disfarçar de escravo a fim de ser levado diante de seu tio, que se encontra a milhares de quilômetros na Islândia, onde se tornou colono.

    Amleth fará de tudo para saciar sua sede de vingança e resgatar sua mãe, a rainha Gudrún (Nicole Kidman), tomada como esposa pelo implacável Fjölnir.

    Curiosidades

    Shakespeare - O longa tem muito de sua inspiração na lenda escandinava de "Amleth", que mais tarde inspirou diretamente a tragédia de Shakespeare do príncipe dinamarquês Hamlet. Embora seja improvável que Shakespeare tenha lido o texto original diretamente, certamente foi influenciado por ele de alguma forma.

    Realista - O diretor Robert Eggers trabalhou com historiadores e fez uma pesquisa meticulosa sobre o período para tornar os cenários, figurinos e adereços o mais autênticos possível ao mostrar um período anterior ao cristianismo chegar a influenciar a cultura viking. O professor Neil Price, arqueólogo da Universidade de Uppsala, na Suécia, que trabalhou no filme, afirmou mais tarde que "O Homem do Norte pode ser o filme viking mais preciso já feito". Eggers admitiu que havia poucas referências históricas para o ritual de iniciação de Amleth, tornando-o "provavelmente o ritual mais fictício do filme".

    Lendário - Na cena em que os Vikings atacam uma cidade eslava, Amleth pega uma lança no ar e a joga de volta contra os eslavos com um só movimento. Esse momento é tirado da história medieval islandesa da saga de Njáls, na qual Audolf lança uma lança no herói viking Gunnar, mas Gunnar a pega no ar e a joga através de Audolf e seu escudo.

    Cabeça humana - O Feiticeiro mostrado em uma das cenas segura uma cabeça humana preservada. Segundo a mitologia, Odin foi aluno de Mimir. Quando Mimir foi decapitado pelos deuses rivais de Odin, Odin pegou a cabeça decapitada de Mimir e a reanimou com magia para que Mimir pudesse continuar a ensiná-lo.

    Valquíria - A versão do filme usa um capacete com um cisne de bronze como decoração. Na mitologia nórdica, as valquírias assumiriam a forma de cisnes. Uma Valquíria inspirada na mitologia nórdica aparece em Thor: Ragnarok, interpretada por Tessa Thompson.

    Presentes - Após o término das filmagens, vários dos atores levaram algumas coisas do set. Nicole Kidman recebeu uma espada. Willem Dafoe recebeu um navio de tamanho real. Björk recebeu três cavalos. Alexander Skarsgård recebeu a tanga manchada de sangue que ele usou por uma semana seguida para filmar a cena final do filme. A tanga veio emoldurada.

    Magia feminina - O Feiticeiro que aparece no filme usa roupas femininas, afinal, na Idade do Ferro da Escandinávia, a magia era vista como uma atividade feminina e termos para magos masculinos também eram usados ​​como insultos contra homossexuais. Segundo a lenda, Odin, o principal deus nórdico, disfarçou-se de mulher para poder aprender magia com as deusas.

    Sem controle - Embora o diretor Robert Eggers não tenha feito o corte final e tenha tido que aceitar várias alterações no filme por ordem do estúdio, ele ainda expressou sua satisfação com o longa. No entanto, ele admitiu que essa foi a experiência mais dolorosa de sua vida e possivelmente não irá aceitar isso novamente. "Francamente, eu não acho que vou fazer isso de novo. Mesmo que isso signifique, tipo, não fazer um filme tão grande novamente. E, a propósito, eu gostaria de fazer um filme tão grande. Gostaria de fazer um ainda maior. Mas, sem controle, não sei. É muito difícil para mim.", disse Eggers.

    Nudez na batalha - Eggers queria que alguns dos berserkers, guerreiros nórdicos ferozes, que estão relacionados a um culto específico ao deus Odin, que despertavam uma fúria incontrolável antes de qualquer batalha, ficassem completamente nus em uma das batalhas do filme, mas desistiu porque temia que seria muito alienante para o público e daria ao longa uma restrição de idade muito alta.

    Expansão Viking - A recente descoberta na Ucrânia de presas de morsa da Groenlândia que datam do período Viking ilustra o corredor comercial de mais de 4.000 quilômetros do Mar Negro ao Atlântico Norte, o mesmo caminho que Amleth viajou da terra da Rus até a Islândia.

    Cena de O Homem do NorteReprodução

    Corvos de Odin - Uma das primeiras cenas do trailer mostra um par de corvos voando em direção à ilha onde a história deveria acontecer. Os corvos são uma referência aos dois corvos Hugin e Munin que foram usados ​​por Odin como familiares em muitas lendas vikings/nórdicas.

    Cantora Björk - Esse é o primeiro papel da cantora islandesa Björk no cinema desde 2005. Ela vive uma xamã que aparece para Amleth no começo do filme.

    Era de verdade - Na cena em que Heimir, o Louco, interpretado por Willem Dafoe, faz uma piada com a Rainha Gudrún (Nicole Kidman) durante a cerimônia de retorno do Rei Aurvandil (Ethan Hawke), o pênis comicamente grande mostrado pelo bobo da corte na cena era, de fato, o pênis verdadeiro do ator. Egger decidiu preservar a cena no longa, afinal não parece ser algo real.

    Marvel - O pai do ator Alexander Skarsgård, Stellan Skarsgård, apareceu como personagem coadjuvante nos filmes Thor e Vingadores da Marvel, que também usam elementos da mitologia nórdica como base para sua trama.

    Valhalla - Os Vikings comentam constantemente sobre quererem ir para Valhalla, que é o local para onde os guerreiros mais nobres e destemidos são levados pelas valquírias após a morte para viverem com o deus Odin.  

    O Homem do Norte

    O Homem do Norte tem roteiro assinado por Eggers em parceria com o poeta islandês Sjón, o filme traz no elenco nomes como Alexander Skarsgård, Björk, Nicole Kidman, Ethan Hawke, Anya Taylor-Joy e Willem Dafoe. 

    Eggers é um cineasta novo no ramo e dirigiu apenas dois longas-metragem — A Bruxa e O Farol — ambos com ampla de aprovação da crítica e público. O americano de 38 anos é um dos maiores nomes desse chamado "novo terror" que inclui ainda nomes como Jordan Peele (Corra!) e Ari Aster (Hereditário). 

    Esse grande épico têm recebido muitos elogios. No Rotten Tomatoes, site agregador de críticas, o índice de aprovação do longa já chega aos 89% baseado em mais de 300 análises liberadas. 

    Veja mais