cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Curiosidades sobre o Oscar 2001

    Por Da Redação
    14/02/2001

    A dupla indicação do cineasta Steven Soderbergh na categoria de melhor diretor não acontecia desde 1938, quando Michael Curtiz foi selecionado por Quatro filhas e Anjos de Caras Sujas. Soderbergh foi indicado para concorrer ao Oscar de melhor diretor por Erin Brockovich e por Traffic


    -O poderoso Ang Lee

    As dez indicações de O tigre e o Dragão bate o recorde registrado por um filme de língua não-inglesa, que era do italiano A vida é Bela, que teve sete.

    O Tigre e o Dragão é o terceiro filme a concorrer simultaneamente nas categorias de melhor filme e melhor filme de língua não-inglesa. Os outros dois foram Z, de Costa-Gavras, e o italiano A vida é Bela, de Roberto Benigni. Os dois levaram apenas o Oscar de melhor filme estrangeiro.


    -Campeão em indicações

    O compositor John Williams, candidato a um Oscar pela trilha sonora original de O Patriota, de Roland Emmerich, é a pessoa viva que mais recebeu indicações, com 39 (Walt Disney ostenta o recorde absoluto com 59). Williams já ganhou cinco estatuetas. A mais recente foi pela trilha sonora de A lista de Schindler


    -Filha de peixe...

    Com sua indicação ao Oscar de melhor atriz coadjuvante por Quase Famosos, Kate Hudson, filha da já premiada Goldie Hawn, se une a Diane Ladd e Laura Dern, e Judy Garland e Liza Minnelli, no exclusivo grupo de mães e filhas que foram candidatas a um Oscar de interpretação.