cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Para fazer 'Top Gun: Maverick', Tom Cruise exigiu caças reais; veja fatos

    Descubra curiosidades do aguardado filme
    Por Daniel Reininger
    22/05/2022 - Atualizado há cerca de 1 mês

    Tom Cruise está de volta a um dos papéis icônicos de sua carreira: o piloto Pete "Maverick" Mitchell de Top Gun - Ases Indomáveis, filme lançado em 1986 que ganhou milhares de fãs e se tornou um clássico da época.

    A sequência, Top Gun: Maverick chega aos cinemas brasileiros com muita ação e nostalgia, além de muitas curiosidades dos bastidores.

    Confira fatos do filme:

    Curiosidades

    • Piloto - O P-51 Mustang da Segunda Guerra Mundial visto neste filme é do próprio Tom Cruise e ele é um piloto talentoso na vida real.
       
    • Real - O envolvimento de Tom Cruise neste filme aconteceu com a condição de que aeronaves reais fossem usadas nas sequências aéreas e não efeitos por computação gráfica (CGI). Ele, entretanto, foi impedido de pilotar os caças F-18.
       
    • Retorno - Não se sabia se Val Kilmer estaria neste filme devido à sua batalha contra o câncer de garganta. No entanto, em janeiro de 2020, ele confirmou sua presença para reprisar o papel de Tom "Iceman" Kazansky.
       
    • Drones? - Havia rumores de que o enredo seria centrado na guerra de drones, mas Tom Cruise confirmou que esta sequência voltaria aos caças. Os drones ainda aparecem na trama, porém.
       
    • Pouco CGI - Por insistência de Tom Cruise, não há tela verde e poucas tomadas aéreas foram feitas por computação gráfica. Até mesmo as cenas de close-up do cockpit foram feitas durante sequências reais de voo. Isso significa que grande parte do elenco teve que passar por extensas sessões de treinamento para suportar as demandas físicas dos voos.
       
    • Avião clássico - Este filme, como o primeiro filme, apresenta o caça F-14 Tomcat. No entanto, como todos os F-14 americanos foram desativados após 2006, suas cenas são filmadas em CGI.
    • Sem camisa - A cena de futebol de praia sem camisa teve que ser filmada duas vezes porque Tom Cruise não achou a primeira versão boa o suficiente. A refilmagem deixou os atores ansioso para mostrarem seus corpos torneados. O membro do elenco Glen Powell contou: "Nós filmamos e naquela noite todos saímos para tomar milkshakes e todo mundo pegou uma cerveja. E uma semana depois, Tom disse: "Temos que filmar novamente. Não estava bom o suficiente. Nós vamos filmar de novo. E então todo mundo voltou à academia dia e noite." A sequência tem sido usada para promover o filme depois que uma cena semelhante no filme original se tornou icônica e favorita do público.
       
    • Romance - Jennifer Connelly foi escalada como Penny Benjamin. Em Top Gun: Ases Indomáveis ​​(1986), essa personagem é referenciada por Goose como a filha de um almirante que Maverick namorou. Vale apontar que em 1986 Connelly teria apenas 16 anos, afinal é 8 anos mais nova que Tom Cruise.
       
    • Cortada - Durante uma entrevista de julho de 2019 feita ao Entertainment Tonight, Kelly McGillis, interesse romântico de Maverick no filme original, disse que não foi convidada para aparecer neste filme. Quando perguntada por que ela achava que não foi contatada, ela disse que provavelmente porque: "sou velha e gorda e pareço apropriada para a minha idade e não é disso que se trata toda essa cena. Prefiro me sentir absolutamente segura em minha pele e quem e o que sou na minha idade, em vez de colocar um valor em todas as outras coisas."
       
    • Ousado - O piloto de caça mais velho da Marinha se aposentou aos 54 anos. Calculando o nascimento de Maverick em 1962, ele tem 58 anos em Top Gun Maverick e bateu esse recorde.
       
    • Mudança - A jaqueta do Maverick em Top Gun: Ases Indomáveis ​​(1986) apresentava as bandeira do Japão e de Taiwan (República da China), no trailer filme, a jaqueta continua a mesma, mas essas duas bandeiras foram substituídas por símbolos aleatórios. Um dos rumores é de que isso ocorre porque a empresa chinesa Tencent financiou este filme.

    Top Gun: Maverick

    Na trama, após anos servindo a marinha como um dos maiores pilotos de caça, Pete "Maverick" Mitchell continua na ativa e agora treina um grupo de pilotos em formação para uma missão especial. Porém, ele se recusa a subir de patente e deixar de fazer o que mais gosta: voar. 

    Top Gun: Maverick tem direção assinada por Joseph Kosinski, cineasta que já trabalhou com Cruise em Oblivion, e trará o retorno de Val Kilmer como o Iceman. 

    O elenco ainda conta com nomes como  Miles Teller (Whiplash - Em Busca Da Perfeição) Jon Hamm (Mad Men) e Jennifer Connelly (Uma Mente Brilhante).

    Top Gun: Maverick já está nos cinemas.

    Veja mais