cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Curta Cinema começa hoje no Rio de Janeiro

    Por Da Redação
    26/10/2007

    Começa hoje (26), no Rio de Janeiro, Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro - Curta Cinema 2007. Sua 17ª edição é realizada até o dia 4 de novembro no Cine Odeon BR, Cine Santa, Cine Glória, Ponto Cine, Circuito Ascine RJ e em lonas culturais.

    Além da exibição de filmes em escolas de Ensino Fundamental e Médio desde o mês de setembro, o festival passa a contar a partir desta edição com um Júri Jovem, composto por dez estudantes, selecionados a partir de concurso realizado entre alunos do Ensino Médio da rede escolar pública e privada da cidade, que ajudarão a eleger os melhores curtas-metragens de 2007. O Júri Oficial também premiará os trabalhos de maior destaque.

    Além de debates, serão realizadas oficinas com renomados nomes do cinema brasileiro. Beto Grant (Cão sem Dono) dará workshop de direção; Philipe Barcinski (Não Por Acaso, Juliana Reis e Kleber Mendonça Filho participarão de evento relacionado a roteiros.

    Os filmes selecionados serão divididos em dois programas: Competição e Especial, com produções nacionais e internacionais. Dos 3.444 filmes inscritos neste ano (2.582 internacionais, de 83 países, e 862 nacionais, de 21 Estados), 207 foram selecionados para as competições e programas especiais. Somados aos filmes das retrospectivas e sessões especiais, são 285 filmes exibidos ao todo durante os dez dias de festival.

    Já os programas especiais de 2007 são nove: Retrospectiva Antonio Carlos da Fontoura - uma década de preciosos personagens da arte; Retrospectiva Jan Svankmajer - animação surrealista do Leste Europeu; Especial Michel Gondry - curtas e clipes; Foco Argentina; 10 anos de Cinéfondation; Lançamentos Cariocas; Mostra Informativa Carioca; Outros programas especiais; Programas especiais do Circuito de Cineclubes (ASCINE-RJ).

    A seleção de trabalhos, programação e outras informações podem ser acessadas no site do evento.