De Twister a De Volta para o Futuro; saiba como Van Halen marcou o cinema

Eddie Van Halen morreu aos 65 anos e foi responsável pela trilha sonora de muitos filmes clássicos

07/10/2020 15h31

Por Daniel Reininger

Eddie Van Halen morreu aos 65 anos na última terça-feira. O lendário músico (e sua banda) foi responsável pela trilha sonora clássica de muitos filmes, alguns deles icônicos. A música Jump, por exemplo, é visto em diversos longas, mas não só isso, suas músicas marcaram obras como Twister e até ajudaram a resolver a trama em De Volta Para O Futuro.

Confira como Van Halen marcou o cinema:

Jump 

Antes de mais nada, vamos começar por Jump, um dos hinos do Van Halen. A música marcou seu lugar na cultura pop de diversas maneiras, principalmente com filmes. Segundo o IMDB, a música aparece em filmes como: O Paizão, Voando Alto, Sing - Quem Canta Seus Males Espanta, Meu Malvado Favorito 3, Jogador Nº1. Sem contar os documentários e episódios de TV de séries diversas. Veja uma cena de Meu Malvado Favorito 3 (começa aos 2:22):

De Volta para o Futuro

Eddie Van Halen salva o dia em De Volta Para O Futuro, um dos filmes mais marcantes dos anos 80. O longa foi um dos primeiros filmes a apresentar a música de Eddie Van Halen ao mundo, mas de uma forma que pouca gente reparou. Quando Marty McFly (Michael J. Fox) precisa convencer seu pai, George (Crispin Glover), a convidar Lorraine (Lea Thompson) para o baile, garantindo assim sua existência, ele o acorda com uma fita do futuro. Em 1955, não existia Walkman, mas Marty carrega um com uma fita rotulada "Edward Van Halen", então George acorda com um riff de guitarra impactante, que salva o dia. Eddie confirmou que participou da cena. Veja:

Falcão - O Campeão dos Campeões

Em 1987, Sylvester Stallone conquistou mundo como Rocky. A Cannon Films teve então a grande ideia de fazer ele ser um vencedor também da queda de braço. Sly interpretou Lincoln Hawk, um motorista de caminhão competindo no esporte e lutando pela custódia de seu filho. A banda forneceu a empolgante música tema, “Winner Takes It All”. Uma clássico e um longa que os fãs do ator gostam muito.

Power Rangers

Power Rangers - O Filme, de 1995, termina com uma celebração com fogos de artifício ao som de Dreams. Nos anos 90, havia toda uma geração de crianças que ainda não conhecia Van Halen e assim foi a introdução da banda para muitos deles. Mandaram bem, Rangers!

Twister

Alex e Eddie Van Halen escreveram uma música original para Twister. Em 1996, Twisteo longa foi um grande sucesso do verão, com efeitos visuais inovadores que podiam dar vida aos tornados. Eddie e seu irmão Alex contribuíram com uma nova canção original para a trilha sonora, Humans Being (Seres Humanos, em tradução livre) e outra apropriadamente intitulada "Respect the Wind" (Respeito o vento, em tradução livre). Veja o clipe da primeira:

Argo

A maioria dos filmes usou canções de Eddie Van Halen muito depois deles se estabelecerem como uma banda clássica de hard rock. Entretanto, o filme Argo, ganhador do Oscar de Melhor Filme em 2013, foi ambientado durante a crise de reféns no Irã em 1979, quando “Dance the Night Away” estava tocando no rádio. Então foi realmente a hora certa. Veja:

Zumbilândia

O que você deseja ao sobreviver ao apocalipse zumbi? Um lugar seguro para viver? Muita comida e água para se manter vivo? Ou armas e um carro enorme? Se você escolheu a terceira opção, sabe como os protagonistas de Zumbilândia se sentiram na cena abaixo, ao som de Everybody Wants Some:


Veja também:

Escola de Rock: relembre a comédia musical e veja como estão os atores

Veja os melhores filmes sobre bandas de rock fictícias e reais


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus