cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Com 6 filmes, 'Jurassic World' aposta em fórmula da Marvel

    Entenda como a franquia de Dinossauros voltou a ser uma febre
    Por Daniel Reininger
    18/05/2022 - Atualizado há cerca de 2 meses

    Jurassic World: Domínio, terceiro filme da nova trilogia dos dinossauros, chega aos cinemas no dia 02 de junho e promete ganhar o público pela nostalgia e diversão, com cenas incríveis de muita ação e retornos aguardados pelos fãs, incluindo personagens icônicos e dinossauros que marcaram a saga desde 1993, quando Jurassic Park foi lançado.

    Todo esse sucesso em cima de uma franquia iniciada em 1993 pode parecer uma surpresa para muitos, mas fica mais fácil de entender quando analisamos que a nova trilogia simplesmente pegou a fórmula Marvel, comprovadamente vencedora, e aplicou para os dinossauros.

    Explicamos melhor abaixo:

    Fórmula

    A popularidade dos filmes da Marvel pode ser atribuída a uma série de elementos chamados atualmente de “fórmula Marvel”, uma receita que consiste em histórias cheias de ação, piadas leves, nostalgia, continuidade, orçamentos de milhões de dólares e muitos efeitos.

    Os filmes da Marvel são amplamente estruturados em torno do mesmo enredo do herói fácil de gostar que enfrenta um vilão que visa trazer destruição ao mundo. 

    Essa tem sido a fórmula que muitas outras franquias tem tentado seguir e que Jurassic World tem conseguido, até agora. 

    Retorno

    Sem dúvidas, o retorno dos personagens de Alan Grant, Laura Dern e Jeff Goldblum é um dos elementos mais esperados de Jurassic World: Domínio. O paleontólogo interpretado pelo ator Sam Neill foi protagonista de Jurassic Park: O Parque Dos Dinossauros, primeiro longa da franquia, e voltando a aparecer em Jurassic Park 3

    Laura Dern volta a viver a paleobotânica Ellie Sattler, uma das principais personagens da primeira trilogia de filmes. Fechando o trio principal de astros que retornam à trama temos Jeff Goldblum, único ator da trilogia original que já apareceu nessa nova leva de filmes. O seu personagem é o matemático Ian Malcolm, que em Jurassic World: Reino Ameaçado pontuou os perigos sobre a interação entre humanos e dinossauros. 

    Essa reunião de grandes personagens icônicos e fáceis de se relacionar lembra muito o que é feito na franquia dos Vingadores. Todos esses personagens tinham suas próprias histórias e acabam se unindo para um final épico. 

    Até Chris Pratt, que está tanto na Marvel quanto na franquia dos Dinossauros, vê a semelhança:

    "Eu acho que talvez Vingadores: Guerra Infinita e Ultimato seja uma composição semelhante. Todos esses personagens tinham suas próprias histórias, suas próprias trilogias, se unindo. E você fica tipo, ‘Isso é selvagem’. Você viu esses mundos colidirem. Parece a mesma coisa. Você tem a trilogia Jurassic Park. Você tem a trilogia Jurassic World, e agora essa grande conclusão épica. Agora, no final de Vingadores. Eles continuaram a fazer esses filmes da Marvel, mas isso parece uma fase que acabou. Ele rolou para uma nova fase, sabe? E, claro, a Marvel continua a fazer grandes coisas. Parece que faz sentido que Jurassic continue a contar ótimas histórias”, disse Chris Pratt em uma entrevista para o ComicBook.

    Time que está ganhando...

    E se dá certo  para uma franquia mexer com a nostalgia das pessoas, unir personagens icônicos, criar uma sequência de filmes que terminam numa conclusão épica cheia de efeitos, porque não daria para outra? 

    Jurassic World entendeu o que é preciso fazer para conseguir números expressivos nas bilheterias atuais e faz isso com maestria, dando aos fãs o que eles querem, 'sem poupar gastos', como diria o fundador do Jurassic Park nos filmes, John Hammond.

    Fórmulas em Hollywood sempre foram comuns, a diferença é que a Marvel conseguiu identificar um padrão que atinge públicos diversos ao mesmo tempo. E não pode ser mal vista por isso e nem quem tenta seguir a sua lógica.

    Jurassic World: Domínio

    Com direção de Colin Trevorrow e o retorno do elenco original do clássico Jurassic Park, a produção trará também a volta de Chris Pratt e Bryce Dallas Howard, dupla protagonista da nova trilogia.

    O terceiro filme fechará a trama iniciada em Jurassic World: O Mundo Dos Dinossauros e a história deverá focar no salvamento dos dinossauros sobreviventes espalhados pelo mundo. Além disso, Jurassic World: Domínio será o capítulo que define a história entre Owen e Blue, a Velociraptor que passou a viver na selva já no primeiro longa.

    O longa tem previsão de estreia para o dia 02 de junho aqui no Brasil.

    Veja mais