Destruição Final, com Gerard Butler, garante realismo e foco nos personagens

Filme surprende com boas atuações, trama consistente e realismo

17/11/2020 15h50

Por Daniel Reininger

Destruição Final - O Último Refúgio, filme-catástrofe sobre uma chuva de meteoros capaz de causar o apocalipse, conta com Gerard Butler, o Rei Leônidas de 300, e a brasileira Morena Baccarin, a Vanessa de Deadpool, e promete muita diversão e reflexão. Confira o que achamos do longa e saiba mais sobre a produção:

Opinião

"Destruição Final - O Último Refúgio é perfeito para servir de catarse de fim do mundo para esse momento. Sua premissa básica não é nova, afinal mostra um homem em busca de salvar sua família de um cometa que ameaça destruir a humanidade, mas o realismo que o diretor Ric Roman Waugh (Invasão Ao Serviço Secreto) traz para as telonas faz dessa obra uma ótima pedida, com potencial de se tornar um cult.

O longa lembra muito os filmes-catástrofe de Roland Emmerich (Independence Day, O Dia Depois De Amanhã), mas com orçamento menor e ainda mais foco nos personagens, o que faz dele uma experiência mais sombria e pessoal. Lembra um pouco Guerra Mundial Z pela história mais intimista e não tanto clássicos, como Armageddon ou Impacto Profundo, com foco no realismo mesmo nas situações mais improváveis.

Na trama, John Garrity (Butler) é um engenheiro expulso de casa por sua esposa, Allison (Morena Baccarin), após uma traição. A única coisa que impede John de ir para o fundo do poço é seu filho, Nathan (Roger Dale Floyd), que está prestes a ganhar uma festa de aniversário.

A comemoração chega a um fim amargo com a chegada de Clarke, um cometa capaz de destruir a Terra. Ao receber um aviso de evacuação militar, após ser escolhido pelo governo dos Estados Unidos para sobreviver por ser especialista em construir arranha-céus, John segue com sua família para a segurança, mas eles enfrentam muitos obstáculos no caminho, num verdadeiro road movie repleto de tensão e urgência.

Waugh e o roteirista Chris Sparling (Enterrado Vivo) fazem um trabalho excelente capitalizando o aumento da tensão e a pressão sobre os personagens. Tudo começa relativamente pequeno e devagar, com os especialistas e governos ignorando o perigo, mas as coisas fogem ao controle, até que é tarde demais e as pessoas mergulham no caos. Ao longo da narrativa, a cobertura das notícias, reportagens de rádio, TV e mensagens oficiais criam uma atmosfera assustadora e realista."

Confira a crítica completa

Trama

A trama é focada em John Garrity (Butler), que tenta sobreviver com a esposa e o filho durante a destruição da Terra. O motivo do apocalipse é a chegada de um cometa. O pânico do desastre natural afeta a moral dos humanos. 

Gerard Butler

O eterno Leônidas de 300 já lidou com catástrofes naturais em Tempestade: Planeta Em Fúria, mas em Destruição Final - O Último Refúgio ele vive um pai de família como qualquer outro e não pretende salvar o mundo.

Além de Butler, o elenco do longa ainda conta com nomes como Morena Baccarin, a Vanessa de Deadpool, e Scott Glenn, o Stick da série do Demolidor. 

O diretor do filme é Ric Roman Waugh. O cineasta já trabalhou com Butler no último longa de uma das principais franquias do ator: Invasão Ao Serviço Secreto

Estreia

Destruição Final - O Último Refúgio está programado para chegar oficialmente aos cinemas nesta quinta, dia 19 de novembro.
 

Trailer

 

 

Veja também: Relembre os maiores desastres naturais do cinema


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus