Dia do Orgulho Nerd é hoje, comemore
Hoje (25/5) é um dia importante para a cultura geek. Além de aniversário do lançamento de Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança, é comemorado também o Orgulho Nerd e o dia da Toalha. É isso mesmo e é hora de você saber mais sobre essa importante data, comemorada por pessoas de todo o mundo (e talvez de outros).
Não entre em pânico e carregue uma toalha
O Dia da toalha é celebrada todo ano no dia 25 de Maio como uma homenagem dos fãs do autor Douglas Adams, autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias, que ganhou um divertido filme em 2005.
Neste dia, os fãs devem levar uma toalha consigo para demonstrar o seu carinho pela série. A comemoração foi realizada pela primeira vez em 2001, duas semanas após a morte de Adams em 11 de maio de 2001.
E o que a toalha tem a ver? Bem, em sua viagem pelo espaço, este é o objeto mais útil que o mochileiro pode levar, como descrito pelo autor: “A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; (…) Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. (…) se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito.”
Orgulho Nerd
A iniciativa teve origem na Espanha em 2006 e se espalhou pelo mundo por meio da internet. A data escolhida para o Orgulho Nerd é exatamente a do dia do lançamento do filme que se tornou ícone da cultura: Star Wars - franquia que mudou o cinema, os efeitos especiais e a ficção e os transformaram no que conhecemos hoje.
A estreia do filme aconteceu no famoso Teatro Chinês, em Los Angeles, e surpreendeu o elenco pela dimensão que tomou. “Jamais havíamos visto algo assim”, disse Carrie Fisher (Princesa Léia). “Foi revolucionário, algo de gênio”, completou Mark Hamill (Luke Skywalker). “As pessoas aplaudiram de pé e nos pediram autógrafo.”
Além disso, hoje também marca aniversário de Alien - O Oitavo Passageiro, Star Wars: Episódio VI - O Retorno De Jedi, De Volta Para O Futuro III.
Star Wars
O lançamento aconteceu em 25 de maio de 1977. Na época, em seis dias de exibição, o filme rendeu US$ 2,5 milhões somente nos EUA e rapidamente virou febre. Star Wars ganhou então seis continuações e um spin-off que sustentaram o fenômeno, angariando não apenas dez Oscars e reconhecimento, mas bilhões de dólares com a venda de produtos, como brinquedos, livros, cadernos, pôsteres, roupas, games, CDs, DVDs, etc. Uma prática comum para quase todos os longa-metragens atuais.
Bem, seja você um geek ou nerd assumido, ou um fã tímido de uma ou outra obra de ficção: Feliz Dia da Toalha e do Orgulho Nerd!