cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Qual a diferença entre o Hércules que conhecemos e o da Marvel?

    Personagem da mitologia apareceu em cena pós-créditos de 'Thor: Amor e Trovão'

    Por Thamires Viana
    19/07/2022 - Atualizado há 29 dias

    Thor: Amor e Trovão, novo longa da Marvel, está em cartaz nos cinemas trazendo muito humor e, claro, muitas surpresas aos fãs do estúdio. Com direção de Taika Waititi, o filme estrelado por Chris Hemsworth também apresentou um novo personagem que surpreendeu completamente o público.

    Foi a chegada de Hércules, personagem encabeçado pelo ator Brett Goldstein (Ted Lasso), que apareceu na primeira cena pós-crédito do longa e gerou burburinhos por significar uma nova ameaça ao nosso querido Deus do Trovão.

    Mas, calma, esse não é o Hércules que conhecemos nos longas da Disney, não. A origem do personagem é, sim, da mitologia, mas seus propósitos dentro da Marvel Studios são bem diferentes!

    A gente te apresenta melhor abaixo as diferenças entre eles: 

    Hércules | Disney

    Cena de HérculesReprodução

    Lançado em 1997, o filme animado da Disney apresentou Hércules, um personagem divertido que tinha como principal objetivo provar à família que era um verdadeiro herói. 

    No filme, o jovem é filho de Zeus e Hera, mas na mitologia grega, seu nome é Heracles e ele é fruto de uma relação de Zeus com Alcmena, uma mortal. Para evitar inserir parte dessa complexa história na animação, a Disney colocou Alcmena como mãe adotiva de Hércules aqui na Terra. 

    Por Hércules ser um semideus, Zeus tinha o objetivo de tornar seu filho em um completo imortal. Para isso, pediu que o deus mensageiro Hermes levasse o bebê para ser amamentado por Hera, deusa grega que representava a divindade do casamento, era protetora das mulheres e dos nascimentos.

    Diferente da história do filme, Hera passou anos nutrindo ódio mortal de Hércules devido à traição de Zeus e chegou a enviar serpentes para matá-lo enquanto ele dormia. Entretanto, o jovem acabou estrangulando os animais e mostrando sua grande força à família. 

    Vale lembrar ainda que na mitologia, Hércules caiu em uma das armadilhas de Hera que acarretou na morte de seus filhos e de sua primeira esposa. Por isso, ele procurou o Oráculo e como punição teve de servir por 12 anos a Euristeu, rei de Tirinto e de Micenas, cumprindo 12 tarefas que ficaram conhecidos como "Os 12 Trabalhos de Hércules".

    Hércules | Marvel

    HérculesReprodução

    Hércules, da Marvel, apareceu pela primeira vez em 1945 na revista Young Allies, mas essa aparição trazia muitos elementos da mitologia grega, algo que a Marvel Comics mudou nas demais aparições do personagem nos quadrinhos. 

    O primeiro confronto oficial com Thor aconteceu 20 anos depois, em outubro de 1965, na HQ Journey Into Mystery Annual Vol. 1, que trazia o Deus do Trovão se encontrando com Hércules depois que é engolido por um portal e indo parar no Olimpo.

    Nas demais histórias, a origem do personagem permanece bastante apegada à mitologia, com ele sendo filho de Zeus com uma mortal. Entretanto, a parte humana de Hércules decide permanecer na Terra e é ela que se torna um dos heróis da Marvel, já tendo lutado até mesmo ao lado dos Vingadores.

    Thor: Amor e Trovão marcou como a primeira aparição de Hércules no Universo Cinematográfico da Marvel. Na cena em questão, ele é convocado por Zeus, seu pai, depois que o mesmo aparece ferido devido a um embate com o grupo de Thor. Sua aparição deixou claro que o semideus irá atrás de Thor em um possível futuro filme da Marvel. 

    Vamos aguardar!

    Veja também: