cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Diretor haitiano lançará filme sobre Marx

    Por Da Redação
    08/05/2007

    Um dos mais importantes intelectuais da história da economia terá sua vida retratada nas telas dos cinemas. Karl Marx, filósofo alemão e criador de conceitos influentes como o marxismo, será o personagem central do novo projeto do haitiano Raoul Peck (Lumumba).

    O filme focará na juventude do pensador, mais precisamente no período de seus 12 até os 30 anos. Nesse período, entre 1830 e 1848, Marx foi expulso de Bruxelas, participou de debates históricos e publicou o Manifesto Comunista, em companhia de seu amigo Friedrich Engels.

    Segundo o diretor, seu lado pessoal será bastante retratado no longa-metragem, não só pela amizade que cultivou ao lado de Engels, mas também pelo envolvimento com a aristocrata Jenny Von Westphalen, que se tornou sua esposa em 1843. Anos mais tarde, a mulher se envolveria em um relacionamento próximo com Engels, provocando uma crise entre os velhos companheiros.

    O longa custará em torno de US$ 20 milhões e será todo rodado na língua inglesa, apesar das filmagens acontecerem entre Alemanha, Bélgica, França e Luxemburgo, países que não tem o inglês como idioma principal.

    O objetivo do filme, segundo o produtor Jacques Bidou (Capitães de Abril), é atingir um público amplo e ser lançado ainda no final deste ano.