cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Diretor iraniano de O Círculo é detido em sua residência

    Por Da Redação
    02/03/2010

    Nesta terça-feira (2/3), o site da oposição iraniana Kaleme.org divulgou que o diretor de cinema, Jafar Panahi, foi detido pelas forças de segurança do Irã. Panahi foi preso, durante a noite, em sua residência, junto da esposa, Mahnaz Mohamadi, a filha do casal e mais 15 convidados que estavam no local. O imóvel foi inteiro revistado e alguns pertences do cineasta foram apreendidos, relatou o site.

    A oposição defende que as polêmicas eleições de 12 de junho de 2009 foram manipuladas para garantir a reeleição do então presidente, Mahmoud Ahmadinejad. Panahi expressou publicamente seu apoio ao líder da oposição Mirhossein Mousavi.

    Muitos defensores da oposição têm sido detidos, após as eleições. Apesar da maioria ser solta, mais de 80 pessoas continuam presas com sentenças previstas para até 15 anos e duas pessoas foram julgadas e executadas.

    Em fevereiro deste ano, os organizadores do Festival de Cinema de Berlim anunciaram que o diretor foi impedido de comparacer ao evento pelas autoridades do Irã.

    A informação não foi comentada nem anunciada pelas autoridades iranianas, muito menos pela imprensa estatal.

    Jafar Panahi dirigiu o longa-metragem O Círculo, vencedor do Leão de Ouro em Veneza, em 2000, que mostra a trajetória de três mulheres com desejos e anseios diferentes, mas igualmente vítimas de cotidianas formas de repressão.