cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Diretora de Os Eternos retrata nômades no premiado Nomadland

    Frances McDormand estrela o vencedor do Leão de Ouro
    Por Alexandre Dias
    19/09/2020

    A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas adiou a cerimônia do Oscar para 25 de abril de 2021, mas não significa que a corrida para as indicações não entrou nas discussões. Nomadland é o principal exemplo disso. 

    O longa nem foi lançado, mas deu o que falar nos importantes festivais de cinema em que foi exibido. Saiba mais sobre o filme:

    Trama 

    A história é focada em Fern, uma nômade - pessoa sem moradia fixa - que explora os Estados Unidos após uma crise econômica no estado de Nevada. É a melhor definição do road movie, ou seja, nos filmes centralizados em uma viagem do personagem - ou personagens - retratado, como Na Natureza Selvagem, por exemplo. 

    Elenco

    A protagonista é interpretada pela veterana Frances McDormand, atriz vencedora de duas estatuetas de Melhor Atriz do Oscar, por Três Anúncios Para Um Crime e Fargo - Uma Comédia De Erros.

    O elenco também conta com David Strathairn, de Godzilla 2 - O Rei Dos Monstros, e nômades da vida real, como Linda May, Swankie e Bob Wells.

    Direção e roteiro

    A direção do projeto é de Chloé Zhao, nome conhecido por Os Eternos, vindouro longa da Marvel Studios. Ela também assinou o roteiro do longa.

    O filme adapta o livro de 2017 de Jessica Bruder, que tem o mesmo nome e o subtítulo de Surviving America in the Twenty-First Century (em tradução livre, "Sobrevivendo à América do Século XXI"). 

    Leão de Ouro

    Nomadland foi o vencedor do Leão de Ouro de Melhor Filme no Festival de Veneza; é o maior prêmio do evento, que é um dos principais no mundo do cinema. A competição ocorreu na cidade italiana entre 02 e 12 de setembro. 

    Outros dois festivais importantes que contaram com a presença do longa foram o Festival de Toronto e o Festival Telluride. Além disso, o Festival de Cinema de Nova York também exibirá o filme. 

    Estreia

    O longa ainda não recebeu uma data de lançamento no Brasil, mas chegará às salas de cinema do país em breve. 

    Veja o trailer de Nomadland: