cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Diretores italianos fazem documentário contra globalização

    Por Da Redação
    20/07/2001

    Cerca de trinta cineastas italianos estão filmando nas ruas de Gênova um novo episódio do protesto antiglobalização para montar um documentário coletivo de uma hora, confirmou hoje uma porta-voz da produtora Luna Rossa.

    O documentário, que será transmitido pela RAI (televisão pública italiana) poderá estender-se posteriormente a duas horas de duração para ser exibido nos cinemas, segundo explicou, Angela Azzaro.

    "O objetivo é tentar compreender que está se passando no mundo, o que é esse movimento antiglobalização", explicou Azzaro. "Se nossa presença pode ajudar a evitar que a polícia perca as estribeiras, tanto melhor", afirmou, por sua vez, um dos organizadores do projeto, o diretor Francesco Maselli.

    Maselli, como outros diretores, como Ettore Scola ou Nicolo Ferrari, se encontrava esta sexta-feira nas ruas genovesas desde cedo, filmando a progressiva concentração de jovens e as enormes medidas de segurança das autoridades italianas.

    Indagado sobre a possibilidade de atos de violência por parte dos manifestantes, Maselli reconheceu não ter uma opinião formada. "Esse é outro tema. A violência corre risco de surgir da polícia, não por ordem do Governo e sim porque há 50 anos, na Itália, descobrimos linhas de contradição dentro da polícia, dos serviços de informação".