cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Disney proíbe fumo nos filmes

    Por Da Redação
    26/07/2007

    A Disney tornou-se nesta quarta-feira (18) o primeiro grande estúdio de Hollywood a proibir quaisquer referências ao fumo, dizendo que não vai permitir esse tipo de imagem em seus filmes voltados para a família e quer desencorajar essa prática nas produções distribuídas por seus selos Touchstone e Miramax.

    O executivo-chefe da Disney, Robert A. Iger, disse que o estúdio irá colocar anúncios antitabagistas nos DVDs de todos os filmes futuros que mostrem pessoas fumando.

    Pesquisas divulgadas pela Fundação Legado Americano (ALF), uma organização beneficente criada depois de um litígio histórico entre a indústria do tabaco e a Procuradoria-Geral dos EUA, mostram que 90% dos filmes contêm cenas de fumo e as crianças expostas ao cigarro nos filmes têm uma probabilidade até três vezes maior de começar a fumar.

    O fumo é apresentado em três quartos dos filmes nas categorias G (livre), PG (recomendado para crianças com reservas) e PG-13 (recomendado para crianças de 13 anos ou mais), e em 90% dos filmes da categoria R (adultos), demonstraram os estudos.

    Cheryl Healton, médico e presidente da ALF, parabenizou a Disney pelo gesto.