Do ativismo a Nouvelle Vague: Saiba quem foi Jean Seberg

A vida da atriz é retratada no longa Seberg Contra Todos

06/03/2020 19h44

Por Alexandre Dias

Seberg Contra Todos chegou aos cinemas na última quinta-feira (06) e conta a história de uma grande personalidade: Jean Seberg. A atriz norte-americana - vivida por Kristen Stewart - foi uma figura central no cinema, mas também é conhecida pela sua história relacionada aos direitos civis. Explicamos para você mais sobre ela:

Carreira no cinema

Nascida em 13 de novembro de 1938, na cidade de Marshalltown, que fica no estado de Iowa (EUA), Seberg começou a sua carreira no cinema cedo, pouco tempo antes de completar 18 anos. O filme em questão era Saint Joan, de Otto Preminger. Ela repetiu a parceria com o cineasta em 1958 em, Bonjour Tristesse

Porém, o grande projeto da sua vida foi lançado em 1960: Acossado. O longa de Jean-Luc Godard é um dos maiores marcos da Sétima Arte, pois inaugurou a Nouvelle Vague. O movimento francês de cinema tinha o objetivo de reverter a estrutura tradicional dessa mídia que vinha sendo abordada. 

Seberg também é conhecida por Lilith. O filme de Robert Rossen conta com outros dois atores de renome, Warren Beatty (o Clyde de Bonnie E Clyde - Uma Rajada De Balas) e Peter Fonda (Sem Destino).

Ativismo

Os anos 1960 marcaram a carreira de Seberg também pelo seu ativismo político. Ela se envolveu com membros do grupo Panteras Negras, organização que lutava pelos direitos da população negra nos Estados Unidos fundada por Huey Newton e Bobby Seale.

A atriz sofreu uma campanha de difamação por conta da sua associação com o grupo. Os seus feitos tornaram a causa da sua morte - um suicídio de overdose - um tanto duvidosa. Ela faleceu aos 40 anos em 1979. 

Em Seberg Contra Todos um dos pontos centrais da trama é o romance com o membro dos Panteras Negras Hakim Jamal (Anthony Mackie) e como as consequências disso envolveram o FBI na jogada.

Veja o trailer do filme: 

Veja também: História de Marielle Franco vai virar série de José Padilha


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus