cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Do Que As Mulheres Gostam completa 21 anos sem saber exatamente o que elas querem

    Longa estrelado por Mel Gibson e Helen Hunt é um clássico da comédia, mas é inevitável não sacar o seu machismo
    Por Thamires Viana
    08/03/2021 - Atualizado há 7 meses

    Há 21 anos chegava aos cinemas brasileiros a comédia Do Que As Mulheres Gostam, estrelada por Mel Gibson e Helen Hunt e comandada por Nancy Meyers. O filme agradou o público e a crítica e rendeu a Gibson uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator de Comédia ou Musical em 2000. 

    Com um humor comum à época, o longa apresenta Nick Marshall, um empresário de sucesso que tem um machismo enraizado em suas várias ações. Porém, após um acidente ele passa a ouvir os pensamentos de todas as mulheres ao seu redor.

    Nesse Dia Internacional da Mulher relembre os detalhes e a abordagem de Do Que As Mulheres Gostam:

    Trama

    Cena de Do Que As Mulheres GostamReprodução

    A história acompanha Nick Marshall, personagem de Gibson, um empresário de sucesso que tem como principal característica um machismo enraizado. Ele acredita ser o grande 'deus' das mulheres que o cercam, mas tudo vira do avesso quando ele sofre um acidente doméstico. De uma forma quase mágica, Marshall cria a capacidade de ouvir os pensamentos de todas as mulheres e saber exatamente o que elas estão sentindo. Usando esse seu novo poder, ele tenta tirar vantagens e derrubar sua nova chefe Darcy (Helen Hunt), mas as coisas acabam tomando um novo rumo para ele. 

    Será que esse filme seria lançado atualmente?

    Cena de Do Que As Mulheres GostamReprodução

    Em 2000, era comum que o humor mais atrelado às piadas machistas e cercadas de conotação sexual fossem trazidas às telas. Não que isso tenha mudado tanto, mas certamente se lançado hoje, Do Que As Mulheres Gostam seria visto como um filme problemático nesse discurso. 

    Embora opte por um tom menos escrachado e com uma abordagem que cria uma espécie de "correção" aos pensamentos machistas do personagem central, as piadas contam com um humor duvidoso e estereótipos em relação às mulheres. Enquanto Marshall ouve todos os pensamentos femininos ao seu redor, a grande maioria deles é focada em como as mulheres o acham bonito, sexy, poderoso, desejado... E só isso!

    A forma como as personagens femininas são inseridas no longa também é uma problemática. A maioria delas parece precisar de Marshall para resolver seus próprios conflitos e até mesmo Darcy, uma empresária de sucesso, é explorada no filme como o interesse amoroso do protagonista, deixando de lado grande parte da sua jornada e ambição como uma mulher de negócios.

    É claro que em se tratando de décadas, o discurso mudou, mas ainda assim são detalhes que não passam despercebidos aos olhos mais atentos. 

    O remake invertido

    Cena de Do Que Os Homens GostamReprodução

    Em 2018, Taraji P. Henson estrelou o remake Do Que os Homens Gostam, filme que trouxe um olhar moderno e mais assertivo que o primeiro. Aqui a premissa é a mesma: Ali Davis é uma agente esportiva que acaba sendo demitida de seu atual emprego e, após consultar uma cartomante, desenvolve a capacidade de ouvir os pensamentos dos homens.

    O ponto do filme é que embora use o humor clichê em algumas cenas, ele moderniza as personagens centrais e as colocam em um universo de muito mais igualdade do que seu antecessor. Neste, as mulheres não almejam apenas uma noite com um galã que sabe o que elas querem. Muito pelo contrário, Do Que os Homens Gostam foca bem mais no sucesso profissional e nas ambições pessoais que as mulheres querem, principalmente aqueles que vão além de relacionamentos e sexo.

    Produção

    Do Que As Mulheres Gostam tem roteiro assinado por Josh Goldsmith e Cathy Yuspa e direção comandada por Nancy Meyers. O elenco ainda traz nomes como Marisa Tomei, Alan Alda, Ashley Johnson e Judy Greer. Atualmente, o filme está disponível no catálogo do Amazon Prime Video.

    Já o remake Do Que os Homens Gostam foi escrito por Tina Gordon, Peter Huyck e Alex Gregory e a direção foi assinada por Adam Shankman. No elenco conta com Kristen Ledlow, Josh Brener, Kellan Lutz e Paul Brian Johnson. A comédia pode ser vista no Telecine Play.

    Conteúdo Relacionado