Doc A Verdade Da Mentira discute política, internet e fake news
Uma das discussões mais importantes da atualidade, principalmente no Brasil, é sobre como a política é abordada nas redes socias. A Verdade Da Mentira, documentário nacional produzido pela Elo Company em parceria com o canal History e o ITE (Instituto de Tecnologia e Equidade), traz esse debate para o público.
A produção registra o monitoramento de Fake News (notícias falsas) nas eleições brasileiras em 2018 e mostra a importância da transparência e ética dentro da democracia. Em uma coletiva de imprensa virtual, a produtora do documentário, Paula Garcia, afirmou:
"A maioria das pessoas não tem o conhecimento se o que é visto nas redes sociais é, de fato, real. Pode não ser. As pessoas recebem as coisas sem questionar. A ideia é que o público assista o filme e isso traga uma reflexão sobre questionar mais o que é recebido nas redes."
Entrevistados
O grupo de entrevistados traz uma série de especialistas que apuram a "desinformação" na internet; ou seja, o trabalho deles vai desde a identificação de Fake News até a análise do comportamento humano em lidar com notícias nas redes sociais.
Alguns nomes no elenco de entrevistados são: o coordenador da Sala da Democracia Amaro Grassi, a psicanalista Fernanda Hamann e o coordenador de linguística da FGV DAPP Lucas Calil. A jornalista que realizou as entrevistas foi Petria Chaves (imagem), apresentadora da CBN.
Chaves também comentou sobre o tom reflexivo do projeto: "Não queríamos ser mais um agente para alimentar a polarização. Não se trata de esquerda e direita. Queríamos sair um pouco disso, não era a pergunta que tínhamos em mente e motivou o documentário. A pergunta era: por que todos nós caímos, muitas vezes de maneira emocional, nessas cascas de banana que as redes sociais nos mostram?"
Estreia
Com direção de Maria Carolina Telles, A Verdade Da Mentira já está disponível no NOW e no dia 26 de outubro também chega às plataformas Vivo Play e Looke. No dia 08 de novembro, a produção também poderá ser conferida pelos assinantes do canal History.
Confira o trailer do documentário: