Documentário sobre Joy Division estará em festival brasileiro
Para os espectadores fãs da banda inglesa pós-punk Joy Division que conseguiram assistir ao longa-metragem Control, exibido com ingressos esgotados em alguns festivais brasileiros, a boa notícia é que o documentário Joy Division também será exibido em salas brasileiras.
Inédita no circuito nacional, a produção é assinada por Grant Gee e foi lançada internacionalmente em 2006, antes do sucesso de Control - que, no último fim de semana, ganhou um prêmio especial pelo roteiro no Bafta, principal premiação do cinema inglês -, e será exibida no É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários. Em sua 13ª edição, o evento é considerado a principal vitrine do gênero na América Latina.
Se Control, estréia na direção de Anton Corbijn, é baseado no livro Touching From a Distance, de Deborah Curtis, esposa de Ian Curtis - vocalista da banda que cometeu suicídio aos 23 anos, pontuando o fim do grupo -, Joy Division parte da visão da belga Annik Honoré, amante de Ian. Baseado em entrevistas feitas com pessoas que conviveram no ambiente da banda, o documentário também mostra como o grupo se reinventou para continuar produzindo música, o que faz até hoje com o New Order.
O Festival É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários será realizado de 26 de março a 6 de abril, em São Paulo e no Rio de Janeiro, e de 7 a 13 de abril, em Brasília.