Documentários para ver e entender a temática LGBTQ+

Saiba onde assistir as produções com temáticas LGBTQ+

27/06/2020 17h18

Por Thamires Viana

No meio cinematográfico, as produções com essa temática LGBTQ+ vêm ganhando cada vez mais visibilidade. Os projetos têm auxiliado na quebra de estereótipos sobre a comunidade e aumentado a conscientização sobre o movimento.

Separamos 10 documentários essenciais que você precisa assistir sobre o assunto nos serviços de streaming:

1 - Revelação

Cena do documentário Revelação


O documentário traz depoimentos e entrevistas com nomes influentes da arte e do pensamento transgêneros que analisam os impactos de Hollywood na comunidade trans. 

Disponível na Netflix

2 - Atrás da Estante

Cena do documentário Atrás da Estante

Durante décadas, um casal judeu gerenciou a Circus of Books, uma livraria e sex shop gay de Los Angeles. Neste documentário, a filha do casal conta essa curiosa história.

Disponível na Netflix

3 - Secreto e Proibido

Cena de Secreto e Proibido

O documentário segue a história de Terry Donahue e Pat Henschel, duas senhoras idosas que iniciaram a história de um amor secreto em tempos difíceis. Mas sair do armário mesmo depois de tantos anos também tem seus próprios desafios. 

Disponível na Netflix

4 - A Morte e Vida de Marsha P. Johnson

Cena de A Vida e Morte de Marsha Thompson

O documentário aborda os acontecimentos e o legado político deixado pela ativista trans Marsha P. Johnson, pioneira na luta pelos direitos da comunidade LGBT nos EUA e um dos nomes mais importantes da Rebelião de Stonewall. 

Disponível na Netflix

5 - Minhas Famílias

Cena do documentário Minhas Famílias

Casado e com filhos nos EUA, um cineasta gay documenta as dificuldades e o processo de aceitação de sua homossexualidade por sua tradicional família chinesa.

Disponível na Netflix

6 - Laerte-se

Cena de documentário Laerte-se

A cartunista Laerte nos convida a conhecer seu mundo e reflete sobre a longa trajetória de sua autoaceitação como mulher na sociedade brasileira.

Disponível na Netflix

7 - Wig

Cena do documentário Wig

Wig mostra a origem de Wigstock, o festival histórico que marca o fim de verão para a comunidade gay de Nova York, enquanto explora como as maneiras pelas quais entendemos o queer, arte e identidade de hoje.

Disponível na HBOGo

8 - Fora do Armário

Cena do documentário Fora do Armário

A produção nacional trata dos desafios do processo de aceitação de homossexuais ou transgêneros, e como famílias abordam a revelação do segredo do filho, da filha, da irmã ou do pai.

Disponível na HBOGo

9 - Crianças Transgênero

Cena do documentário Crianças Transgêneros

O documentário brasileiro acompanha a história de quatro crianças transgênero que escolheram passar pelo processo de transição ainda na infância e os desafios encontrados pelas famílias.

Disponível no Globoplay

10 - Forbidden Games

Cena do documentário Forbidden Games



O emocionante documentário acompanha a trágica história de vida de Justin Fashanu, o primeiro e único jogador de futebol a se assumir abertamente homossexual.

Disponível na Netflix 

Veja também:

Conteúdos LGBTQ+ que você precisa conhecer no streaming

Clássicos filmes LGBTQ+ para conhecer

Top 6: Filmes LGBTQ+ para ver no Mês do Orgulho

A importância de heroínas para inspiração e empoderamento feminino


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus